quarta-feira, 23 de agosto de 2017

ANIMAÇÕES DA "DUPLA CRIAÇÃO" NA PROGRAMAÇÃO DO MARANHÃO NA TELA 2017

As animações “A pequena história da lenda de Ana Jansen” e “Balaiada, a guerra do Maranhão”, produzidas pela Dupla Criação, integram a programação do 10º Maranhão na Tela. O evento iniciou dia 16 e encerra sábado (26), no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Centro Histórico de São Luís. Os curtas animados serão exibidos nesta quarta-feira (23), a partir das 18h, no Teatro Alcione Nazareth.
Nos últimos anos, a Dupla Criação tem investido na produção de animações, como é o caso de “A Ponte” e “Upaon-Açu, Saint Louis e São Luís”, este dois produzidos em parceria com a Guarnicê Produções; e  “Joca e a Estrela”, baseada no conto “A Estrelinha Aparecida” de Lenita Estrela de Sá; “A pequena história da lenda de Ana Jansen” e “Balaiada”, com o  patrocínio da Alcoa.
Para Nádia Nicácio, produtora das animações, foi fundamental o patrocínio da Alcoa para a realização dos curtas, dado a dificuldade de realizar produções desse gênero, no Maranhão. “A relação com a Alcoa, nesse processo foi sempre muito colaborativa. Nós apresentamos o projeto e ele foi avaliado pela equipe responsável pela política cultural da empresa, que aprovou a ideia e acompanhou todo o desenvolvimento. Cabe destacar que esse foi o primeiro projeto aprovado pela Alcoa nessa área”. 

No mercado de publicidade há 17 anos, a Dupla Criação começou a incluir animações em sua cartela de serviços há cinco, e vem buscando se firmar nesta área, produzindo animações dos mais diversos gêneros.
 Maranhão na Tela
 O Maranhão na Tela é um evento que tem, ano a ano, firmado sua importância no calendário cultural do Maranhão, incentivando a produção cinematográfica local e exibindo, através de uma programação diversificada, o que de mais interessante é produzido no Brasil, hoje. Além disso, promove a profissionalização da área, por meio de oficinas, workshops, bate papos e encontros com realizadores.
Veja a seguir os horários e locais de exibição das animações.
Dia: 23.08, 19h30 | Local: Teatro Alcione Nazareth | Classificação: 14 anos
A pequena história da lenda de Ana Jansen
2016, ANI, 5’30’’​
Sinopse: A lenda da carruagem encantada de Ana Jansen é uma das mais populares de São Luís. Ana Jansen, mulher rica, poderosa e, segundo alguns, muito malvada com seus escravos, teria sido condenada a pagar seus pecados vagando eternamente pelas ruas da cidade numa carruagem puxada por cavalos que expelem fogo pelos pescoços decapitados. A carruagem sai do cemitério do Gavião, em noites de quinta para sexta-feira, conduzindo Ana Jansen, que oferece uma vela acesa aos infelizes que encontra pela frente.  
Dia: 23.08, 18h | Local: Teatro Alcione Nazareth | Classificação: 16 anos
Balaiada
2016, Animação, 9’
​Sinopse: No dia 13 de dezembro, no então povoado Vila da Manga, interior do Maranhão, Raimundo Gomes Jutahy, um vaqueiro incapaz de aceitar a injustiça cometida contra seu irmão e seu povo, mobilizou alguns companheiros e bateu de frente contra o poder instituído à época. Dera início a um dos maiores movimentos populares pela liberdade no Estado, a Balaiada.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...