terça-feira, 13 de junho de 2017

Vem aí o II EnQuadrinhos!


A imagem pode conter: texto

Bem-vindo ao II EnQuadrinhos!


A Comissão Organizadora do 2º EnQuadrinhos – Encontro de Quadrinhos de Brasília informa que já estão abertas as inscrições para apresentação de pôsteres científicos e artísticos.
A imagem pode conter: texto
Pesquisadores da pós-graduação, estudantes de graduação e artistas têm até o dia 16 de Junho de 2017 para enviar seu resumo de pôster a ser apresentado em comunicação no evento. O tema desta segunda edição é “Histórias Brasileiras em Quadrinhos” e a curadoria dos pôsteres será dividida em quatro grandes eixos temáticos – Quadrinhos e Indústria, Quadrinhos e Arte, Quadrinhos e Ciência e Quadrinhos e Cultura. O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras, vir acompanhado de três palavras-chave e a indicação do eixo temático em que está inserida.
A imagem pode conter: texto
O evento acontece na capital federal nos dias 03 e 04 de Setembro de 2017 e propõe reunir pesquisadores que tenham como objeto de estudo temáticas relacionadas às HQs, assim como profissionais atuantes na área. Nesta segunda edição, o Encontro passa a integrar o calendário de eventos ligados à 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico e a 7ª Bienal de Tipografia Latino-Americana, mudança esta que permite maior visibilidade e amplia a sua área de ação para além do âmbito acadêmico.
A imagem pode conter: texto
O 2º EnQuadrinhos ocorrerá em dois dias, no Teatro da Caixa Cultural Brasília. No primeiro, serão realizadas oficinas, feira de HQs, fanzines e lançamentos de livros – entre eles, os anais das duas edições do encontro. Já o segundo dia terá a manhã inteiramente dedicada à exposição dos pôsteres aprovados, apresentados por seus respectivos autores, e palestras no período da tarde. Os palestrantes desta edição ainda terão seus nomes confirmados, mas a seleção da Comissão Organizadora trará nomes de grande relevância para a consolidação das HQs no Brasil.
A imagem pode conter: texto
O encontro é idealizado pelo GIBI – Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos, vinculado à linha de pesquisa em Imagem, Som e Escrita do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.
Participe!

A imagem pode conter: texto
Informações a respeito de inscrição, detalhes dos eixos temáticos, normas para formatação do pôster e demais informações podem ser encontradas no blog enquadrinhosblog.wordpress.com, pelo e-mail enquadrinhos@gmail.com ou pela página no Facebook www.facebook.com/enquadrinhos.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do 2º EnQuadrinhos – Encontro de Quadrinhos de BrasíliaPresidente da Comissão Organizadora – Profª Drª Selma Regina Nunes Oliveiraenquadrinhosblog.wordpress.com/
http://www.facebook.com/enquadrinhos
enquadrinhos@gmail.com
A imagem pode conter: texto

Jô Oliveira é o homenageado do 2º EnQuadrinhos


jo-oliveira-face300dpi
O primeiro palestrante confirmado no nosso encontro é também o homenageado desta edição! O II EnQuadrinhos homenageará Jô Oliveira, ilustrador, quadrinista e jornalista pernambucano radicado em Brasília.
Jô Oliveira iniciou sua produção ainda nos anos 1970, na Europa, quando teve seus trabalhos publicados na França , Alemanha, Espanha, Itália, Grécia e Dinamarca. Sua arte, cuja mistura de quadrinhos com a xilogravura da literatura de cordel produz impacto visual inconfundível, chegou a importantes publicações como a italiana Alter Linus, a argentina Crisis e, no Brasil, figuraram primeiro na Versus e Balão.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Dentre suas incursões pelas HQs, destaca-se ainda “Hans Staden – um aventureiro no novo mundo”, publicada de modo seriado na revista italiana Corto Maltese (1989) e compilada em um só volume no Brasil pela Conrad (2005). Ilustrador prolífico, Jô produziu dezenas de capas, selos postais e livros infanto-juvenis, sempre inspirados na tradição popular e no imaginário nordestino brasileiro. Em 2004, recebeu o prêmio de Grande Mestre dos Quadrinhos pelo troféu HQMix.
Jô Oliveira fala ao público do EnQuadrinhos na tarde do dia 04 de setembro, no Teatro da Caixa Cultural Brasília.
A imagem pode conter: texto

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...