sexta-feira, 19 de maio de 2017

“Política nos Quadrinhos” é o tema de Maio, no Espaço HQ


A edição de maio do projeto Espaço HQ apresentará o bate-papo “Política nos Quadrinhos”. Os quadrinistas Henrique Magalhães, William Medeiros, Américo Filho e Gustavo Seabra irão conversar sobre a relação dos seus trabalhos com a política e como enxergam a temática na produção nacional e internacional de histórias em quadrinhos, charges, entre outros gêneros. A programação tem a tradicional feira de quadrinhos e o encontro acontece no sábado (20), das 15h às 18h, na Gibiteca Henfil do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

As HQs têm uma relação íntima com a política mundial, seja nas charges que outrora estampavam praticamente todos os periódicos, seja nas produções de graphic novels de jornalismo em quadrinhos ou nas tirinhas, que têm sido muito utilizadas, principalmente hoje em dia na internet para declarar posicionamentos políticos e pensar a atualidade. Daí a relevância do tema.

O Projeto – Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ vem realizando regularmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro de 2014 com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto. Desde então, novas edições aconteceram regularmente, passando a fazer parte da agenda permanente da Funesc. A ideia é reunir interessados no tema para um momento de interação, além de convidá-los a frequentar as atividades de HQ da Funesc, que tem fornecido espaço para a divulgação e comercialização do trabalho autoral de quadrinistas locais.

Feira de Quadrinhos – Nove mesas disponíveis para vender ou trocar quadrinhos autorais, exemplares da própria coleção e outros itens relacionados, como ilustrações, estatuetas, camisas, adesivos; dando-se preferência à venda de HQs próprias. Não é necessário pagar nenhuma taxa e para se inscrever basta enviar um e-mail para funesc.quadrinhos@gmail.com, informando o material que pretende levar à feira.

Henrique Magalhães – Henrique Magalhães nasceu em 1957 em João Pessoa. É Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris. Ensina no curso Comunicação em Mídias Digitais e no Mestrado em Comunicação da UFPB. Criou a editora Marca de Fantasia, que publica álbuns, revistas e livros. É autor de livros sobre fanzines e histórias em quadrinhos e criou a personagem de tirinhas “Maria” há 42 anos, que surgiu no bojo da cultura alternativa e de resistência em um contexto político de exceção. Em 1990, ele fundou a Gibiteca Henfil no Espaço Cultural.

William Medeiros – É paraibano de Campina Grande e radicado em João Pessoa, desde os anos 1980 atuando no humor e no design gráfico. Aos 15 anos de idade, começou a publicar caricaturas no jornal Diário da Borborema. Formado em Desenho Industrial, foi diretor de criação da Rede Paraíba de Comunicação e de 1997 a 2014 ilustrou todas as capas da revista Brasília em Dia, chegando à marca de mais de 800 capas ilustradas. Atua como ilustrador e designer gráfico no mercado editorial e publicitário de vários estados do Brasil. Foi premiado em diversos salões de humor, entre eles o Salão de Humor de Piracicaba, onde em 2013 foi selecionado para estar entre os homenageados da 40ª edição. No mesmo ano lançou Traços de Trinta, seu primeiro livro que resume sua trajetória de atuação como cartunista.

Américo Filho –  Com um trabalho diverso, Américo é formato em Artes Visuais pela UFPB e participa dos grupos de graffiti “Acervo 03”, de ilustração “DIA” e de humor na internet “Humor Aquoso”, trazendo em cada um destes uma vertente do seu trabalho. Com sua caricatura “O voo da patativa” foi um dos vencedores da última edição do Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, realizado há quatro anos pela Funesc e sua exposição “Espera” esteve à mostra na Galeria Archidy Picado até o dia 9 de maio. Ilustrou para a editora Patmos as histórias em quadrinhos sobre Horácio de Almeida, Anayde Beiriz e João Pessoa.

Gustavo Seabra – Músico e ilustrador, Gustavo é graduado em Música pela UFPB e se relaciona com o mundo da ilustração e do design desde a infância e trabalha como freelancer na área desde 2011. Atualmente produz ilustrações que discutem questões estéticas, poemas e na página “Humor Aquoso” traz ilustrações e quadrinhos de conteúdo humorístico às vezes.

Serviço: Espaço HQ – edição de maio

20/05 (Sábado)

15h às 18h: Feira de Quadrinhos

16h às 18h: Bate-papo “Política nos quadrinhos” – convidados: Henrique Magalhães, William Medeiros, Américo Filho e Gustavo Seabr

Local: Gibiteca Henfil (Espaço Cultural José Lins do Rego)

Sobre o Press Release – Fonte: ZineBrasil Via EMT

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...