terça-feira, 9 de maio de 2017

Multiversidade ( Multiverso DC )


Por Angel - GEEK IN ACTION
Grant Morrison demorou 5 anos pra lançar essa revista, é a’’ bíblia’’ do Multiverso DC. Mostra como cada Terra é diferente. Morrison praticamente reconstruiu o Multiverso após crise infinita. O nome, “Multiversidade”, tem um sentido,  abordar a grande herança da DC, essas múltiplas realidades alternativas, essa diversidade de ideias e conceitos vindos do passado. É composto por nove edições especiais, sendo as primeiras seis dedicadas a diferentes realidades alternativas e as duas finais amarrando uma conclusão.
Arte ficou sob a responsabilidade do brasileiro Ivan Reis, com um ótimo traço, para melhorar o resultado final da edição, acompanhada pela arte-final do também brasileiro Joe Prado e as cores de Nei Ruffino. A arte fica com esse aspecto moderno, mas com um pé no estilo clássico das antigas HQs da DC.
As Terras envolvidas ou mencionadas são:

Terra-0:

A terra 0 também conhecida como NOVA TERRA, é o alicerce da estrutura Multiversal. Ela sobreviveu a diversos ataques, intervenções e reconstruções, até chegar a sua forma atual. Na terra 0, os maiores super heróis jovens estão no auge dos seus poderes e conquistas.

Nota: As versões Novos 52 e as versões clássicas do Superman escaparam da morte do universo pré-Flashpoint. Porém nenhum dos dois é o verdadeiro Superman. Na verdade, cada um deles é um pedaço do Superman verdadeiro, visto que os dois foram criados quando o Manhattan dividiu a linha temporal da DC em dois caminhos. Os dois Superman e as duas Lois acabaram se unificando em Rebirth, criando uma versão restaurada e unificada com as memórias das duas versões. Isso deve ser atualizado em Multiversidade 2, que Morisson planeja para daqui alguns anos.

Terra-1:

Aqui nossos heróis , a Trindade e os Titãs estão apenas começando seus atos heroicos. Não são os veteranos que conhecemos. Suas historias ainda são como folhas em branco, ainda esperando a ser preenchidas.

Terra-2:

Os três heróis mais poderosos e amados do mundo, Mulher Maravilha, Superman e Batman, se sacrificaram em uma batalha para salvar o mundo. Muitas pessoas perderam a esperança de que mundo sobreviveria sem eles, eis que Jay Garrick, Alan Scott, Kendra Saunders, Thomas Wayne, Val Zod , viram isso como um chamado. O que fez surgir uma nova leva de heróis que se determinaram a honrar o legado da trindade.

Terra-3:

É a terro do Sindicato do Crime, como visto em Vilania Eterna; mundo onde Ultraman, Superwoman, Coruja, Anel Energético, Relâmpago , Mestre dos Oceanos, Atomica, Grid e Morte Nuclear dominavam essa terra. Que não durou muito quando o Anti-Monitor chegou para destruí-los.

Terra-4:

Esse mundo é inspirado no universo de Watchmen, que por usa vez já foi inspirado em heróis regulares do universo DC. Nela heróis sem poderes, impulsionados pela tecnologia Besouro Azul, pelo perigo da noite Sombra da Noite, pelo patriotismo do Pacificador, e pela violência do Questão, eles lutavam contra os vilões por serem determinados. Tudo mudou quando Allen Adam entrou em contato com um elemento instável conhecido como U-235, que o alterou para sempre, Adam ganhou poderes quânticos capazes de mudar o tecido da realidade, se tornando o primeiro super ser deste mundo. O recém criado Capitão Átomo, juntando os principais heróis e formando a Pax Americana, um grupo que visa manter a paz na terra.

Terra-5:

Conhecida como mundo do trovão, é o lar da família Marvel. Onde apenas esses heróis são a esperança desta terra.

Terra-6:

Aqui seria como é como se fosse a Liga da Justiça  criada por Stan Lee;  aqui Superman é um policial cósmico renegado de Kripton, Mulher Maravilha é uma heroína poderosíssima, que recebeu seus poderes de um artefato inca, Lanterna Verde é um ser cujo os poderes são provenientes da Árvore Yggdrasil. Essas diferenças gritantes tornam está terra única.

Terra-7:

Análogos dos super-heróis da Marvel.

Terra-8:

Também povoada por análogos dos heróis da Marvel, chamada aqui de Major Comics. É como se fosse a versão Ultimate dos personagens da Terra-7.

Terra-10:

Quando a nave espacial de Kal-el caiu na Checoslováquia, cientistas nazistas fizeram rapidamente engenharia reversa da tecnologia Kriptoniana para garantir a vitória da Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.O conturbado Kal-el cresceu nesse mundo conturbado, e agora é conhecido como Overman, cresceu para liderar um grupo composto por heróis do Reich para defender os ideias Nazista, conhecidos como Novos Reichmen. Mas um grupo de homens e mulheres liderados pelo Tio Sam, chamados de Combatentes da Liberdade se opõem ao Novos Reichmen.

Terra-11:

De onde vem a Aquawoman. Terra onde a Liga da Justiça é formada por mulheres; diz que nesse mundo as Amazonas de Themiscyra nunca se esconderam, e ao invés disso compartilharam seus conhecimentos com o mundo, influenciando o curso da historia.

Terra-12:

Nesta terra o sucessor do Batman, Terry McGinnis, é o Batman do Futuro,  um rapaz de personalidade forte que foi moldada nas ruas de Neo-Gotham. Sob a orientação do idoso Bruce Wayne, Terry se juntou a um novo Lanterna Verde, Superman, Gavião Guerreiro, Aquagirl, Grande Barba e Micro para formar a Liga da Justiça do Amanhã. Baseado no mundo do Batman do Futuro.

Terra-13:

Quando o planeta Kamelot definhava, Etrigan se tornou o protetor deste mundo. Conhecido como o Superdemonio , ele defende esta terra de Merlin. Unindo-se a Hellblazer, Annataz, Garoto-Bruxo, Monstro do Pantano,  Destino, Retalho, Desafiador, Feiticeira se tornaram a Liga da Justiça Sombria da terra 13. Das 52 terras do Multiverso DC, a terra 13 é a única eu orbita  num estado perpetuo de crepúsculo magico. Esse é o mundo onde o sobrenatural e o oculto é real. O véu da feitiçaria é tão espesso que você respira magia, fazendo seus sentidos formigarem com o aroma de bruxaria.

Terra-15:

É mundo diferente de qualquer outro, esse mundo vivia em uma era utópica, onde os crimes foram extintos, e os diversos cidadãos do planeta terra tinham poderes, e não precisavam mais atuar como heróis, então surgiu o SuperBoy-Prime e destruiu bilhões de vida existentes. O único artefato remanescente desse mundo perfeito é um fragmento poderosíssimo do Graal Cósmico, seu paradeiro no Multiverso é desconhecido.

Terra-16:

Ameaças foram eliminadas há muito tempo pelos antigos heróis, e a próxima geração de super-humanos acaba sendo mais super-celebridades do que super-heróis; os heróis dessa Liga da Justiça são: Menta uma telepata, Kyler Rayner, Wally West, Connor Hawke, Ray Palmer, Damien Wayne/Batman e Superman/Chris Kent.

Terra-17:

Aqui o botão Nuclear foi apertado em 1963, e nada mais foi igual desde então. Cinquenta anos depois do Holocausto Nuclear. O Capitão  Adam Strange e seus Cavaleiros Atomicos da Justiça lideram um esforço para preservar o que restou de Novamérika. Eles correm contra o tempo para conseguir o Graal Cósmico, para proteger a terra do temível Darkseid.

Terra-18:

O velho oeste não é o mesmo aqui, com a chegada dos super-humanos a terra 18 se transformou em um tipo diferente de fronteira. Liderados por Saganowana também conhecido como Superchefe, o grupo conhecido como Cavalaria da Justiça, é composto por Bat-Lash, Madame 44, Arco-Forte, El Diablo, Cinnamon, Os Gemeos do Gatilho, Cabelo de Fogo, Tomahawkman, Johnny Trovoada e Pow Pow Smith. Juntos eles juraram proteger o mundo do Senhor do Tempo que congelou  a tecnologia e cultura, no final do  século XIX, para criar  tudo que os humanos tomam como normal no século XXI, internet por telegrafo, e as viagens aéreas.

Terra-19:

A terra 19 pode parecer  que fica um século atrás dos outros mundos do Multiverso, mas isso não significa que os humanos são ultrapassados. Muito pelo contrario, eles estão focados no progresso, e com isso são ajudados pela chegada dos super-humanos, Homem Morcego,  Homem Veloz, Mulher Maravilha e Homem Encolhido. Se existe uma terra que está pronta para desafios incomuns e difíceis, esta terra é a terra 19. Baseado nas historias Batman: 1889 e Mulher Maravilha: Amazônia.

Terra-20:

Protegida por uma Sociedade da Justiça bem diferente da que conhecemos;  em um mundo pulp, Doc Destino, Homem Imortal, Poderoso Átomo, Lanterna Verde Abin Sur, Lady Falcão Negro entre outros juraram proteger esse mundo de ameaças estranhas e poderosas.

Terra-21:

O presidente Kennedy não foi assassinado. Ao invés disso, seu otimismo contagiante levou sua nação a abraçar o futuro. E então a Liga da Justiça da América (baseada na versão DC: A Nova Fronteira), foi formada para proteger o mundo e seus ideais, com Mulher Maravilha como líder, Lanterna Verde, Flash, O Marciano, e cientistas agora estão na vanguarda e no progresso e da exploração da terra 21.

Terra-22:

Está é a terra do ‘’Reino do Amanhã’’ (clique para saber mais). Na terra 22 a nova geração de heróis foram longe demais, eles colocaram seus códigos morais de lado e começaram a usar seus poderes de maneira letal para eliminar os mal feitores. Superman já tinha se aposentado, vivendo na fortaleza da solidão, tudo mundo quando Magog e seu Batalhão da Justiça em um ataque hostil levou a destruição do Kansas. A tragédia chocou Superman que voltou a ativa e reuniu a Sociedade da justiça da América para se mostrarem um exemplo positivo para esta nova geração.

Terra-23:

Onde vive o presidente Superman, habitada por contrapartes de raça negra dos heróis tradicionais. Quando Jorel e Lara do condenado planeta Kripton, enviaram seu filho Kalel para a Terra 23, eles não imaginariam que ele se tornaria o maior super herói da terra, e um dos maiores lideres políticos do mundo, secretamente disfarçado como o presidente Calvin Ellis, Kalel ajuda a manter a paz do mundo como Superman. A Liga da Justiça desta terra é composta por Superman, Núbia , a Mulher Maravilha desta terra, Guardião, Vixen, Batman, Lanterna Verde, Raio Negro e Senhor Milagre.

Terra-26:

Um mundo habitado por seres de desenhos animados, provável lar do Capitão Cenoura, entre outros heróis animais.

Terra-29:

O planeta quadrado Arret domina o Bizarroverso um continuum avariado,onde as leis da física  foram danificadas. Superman Bizarro comanda a Liga da Injustiça Inamérica  em aventuras sem sentido, inexplicáveis e fúteis.

Terra-30:

A presença do Superman e de suas extraordinárias habilidades, levaram a união soviética a se tornar a maior potencia do mundo. No entanto os Estados Unidos, não ficaram de braço Cruzados, os lideres americanos se esforçaram para colocar seu país em pé de igualdade, Lex Luthor se mostrou pronto para isso.  Ele através de sua inteligência criou Bizarro, uma versão  clone do Superman, justamente com o Lanterna Verde, criando verdadeira super-armas.
Luthor juntamente com o Batman, se tornaram um problema para a União Soviética. Mas isso já faz parte do passado, após décadas de conflitos, Superman é dado como morto, e o mundo se desenvolve sob a liderança de Lex Luthor. Essa terra é da historia Superman: Entre a Foice e o Martelo ( clique para conferir a resenha).

Terra-31:

Este mundo é praticamente um planeta água, os oceanos se estendem até aonde os olhos podem ver, o tempo é medido pela posição do Sol e das estrelas. Tudo na vida acontece na água e acima dela, essa é a terra 31. Os cidadãos dessa terra não conseguiram evitar os descontrole da poluição industrial. Com isso o aquecimento global levou a terra mega tsunamis que separaram a terra. Os Super Herois deste mundo fazem de tudo para manter a paz na terra e acabar com a pirataria, são eles Capitão Asas de Couro, Robin Lamina Ruiva e a tripulação do Raposa Vermelha, navegam pelos sete mares.

Terra-32:

Onde tudo é possível, Bruce Wayne já era o Batman quando foi escolhido para ser um Lanterna Verde se tornando o Morcego Verde, que se uniu a outros super seres, Supermaciano, Aquaflash, Gavião-Maravilha e Flecha Negra.

Terra-33:

Ex-Terra-Primordial. O “mundo real” do leitor, sem seres super poderosos; onde não existe super heróis, magia e etc. Apenas a imaginação dos leitores ao lerem a ultra Comics.

Terra 34:

Este é o mundo de Astrocity, um grupo de super-cidadãos se destaca em Cosmoville: A Brigada da Luz, composto pelo seu líder Salvador, Herculina, Radical, Companheiro, Formula-1,  Homem Fantasma, Mestre Palhaço, Gracinha e Ferrão.

Terra-35:

O Supremo é um orgulhoso integrante, dos Superamericanos, ao lado dos heróis, Policial das Estrelas, Homem-Mércurio, Senhorita X, Majestade Rainha de Vênus, Olimpiano e Coruja. A terra 35 é uma terra análoga aos personagens criados por Rob Liefeld para Awesome Comics, e que teve uma notável fase escrita por Alan Moore, em que sua época na revista Supreme introduziu a ideia de espaço-conceito.

Terra-36:

Mundo natal do Flash Red Racer, um personagem nerd que é um grande leitor de histórias em quadrinhos e que demonstra ser um grande conhecedor do universo da DC.  O principal herói deste mundo era Optiman, um visitante de outro planeta, mesmo com os seus poderes e habilidades avançadas, ele não sobreviveu a ameaça Multiversal conhecida como Superapocalipse. Satisfeito por sua vitória a criatura super poderosa , foi para outro universo, assim o que restou da Justiça 9 composta por, Velocista vermelho, Lanterna, Cavaleiro de ferro, Mulher Guerreira, Cyberion, Tritão, Pássaro da Noite e Arco.

Terra-37 :

Heróis como Léo Futuro, Caçador 2015, e os Rangers Espaciais guiam caminho para a colonização interestelar humana.

Terra-39:

Esta terra não pode contar com a Tropa dos Lanternas Verdes, para ameaças externas, com isto a ONU criou os Agentes da P.R.O.D.I.G.I.O, que utilizaram os projetos do brilhante Feliz Davinci, Ciclo-Armadura, Circuito Acelerador, Câmara Fantasma, Asa de Luz, Cripto-traje:uma variante de estonteantes trajes e armas. Utilizando as tecnologias de DaVinci, que concedem habilidades como Invulnerabilidade, super velocidade, habilidade psíquica e Aerea, os heróis são conhecidos como Ciclotron, Doutor Nemo, Corvus, Acelerator e Psi-Man.

Terra-40:

A maligna terra 40 vibra em harmonia com a terra-20, sua homologa mais pacifica. São os vilões que reinam na terra-40, que se uniram para formar a Sociedade dos Supercriminosos, composta pelo imortal e sociopata Vandal Savage, o macabro Doc Fausto, a letal e impiedosa Lady Shiva, o brutal Arrasa Quarteirão, e o aterrorizante Conde Sinestro.

Terra-41:

lar do Dino-Cop. Essa é um análogo da editora Image que é alvo da crítica de Morrison na edição. Nela os heróis são Esquadrão Nimrod, o Espancador Noturno, o Escorpião, e Sepulcro. Esta terra é bastante sombria e violenta.

Terra-42:

Esta terra é duplicata , é composta por versões de heróis que conhecemos em versões diminutivas. Mini-Superman, Mini Batman e Mini Maravilha brincam neste mundo de admiração e imaginação.

Terra-43:

Composta por heróis transformados em vampiros, no qual existe a Liga Sangrenta que perdeu todos os traços de humanidade. Eles procuram outros universos para saciarem sua fome por sangue, uma das maiores ameaças do Multiverso.

Terra-44:

Nesta terra um cientista solitário e bipolar Dr.Will Tornado, criou super heróis a partir do zero, baseado em historias que ele lia quando criança. O resultado foi a Liga de Metal, composta por heróis robóticos. Cada herói é criado a partir de um mineral diferente. Superman é feito de ouro, Batman feito de ferro, Mulher Maravilha feita de platina, enquanto Flash feito de mercúrio.

Terra-45:

Tenha cuidado com o que deseja. Durante uma viajem ao Tibet, o trio de amigos, Clark Kent, Jimmy Olsen e Lois Lane desenvolveram uma maquina que poderia trazer á vida, qualquer coisa que o usuário imaginar. O problema que para conseguir o financiamento para o projeto, a única maneira era aceitarem a proposta da Overcorp uma gananciosa corporação que usou a maquina para criar a entidade Superapocalipse que causou estragos no Multiverso. Matando Optiman da terra-23, e matou o Superman da terra-42. Felizmente a entidade foi destruída pelo Superman da Terra-0 e o Superman da terra 23.

Terra-47:

Nesta terra o flower Power dos anos 60 não acabou e vive para sempre. Aqui o grupo de heróis são o Sindicato do Amor do Mundonírico, composto por Sunshine Superman, Estrela Cadente, Lanterna Magica, e a astuta Velouquinha.

Terra-48:

Esta terra é a o lar de super-seres diversos. Também conhecida como a terra dos batedores-uma raça de superseres criados para serem usados como protetores definitivos do Multiverso DC. A evolução acelerada deste lugar resultou em superarvores,super-cães,super-ratos, superbactérias, superarmas, supercomidas e por ai vai. Toda historia aqui é um crossover épico, cada evento é o evento. A família real do mundo Guerra, inclui Lady Quark, Lord Quark, Liana, Irmãos-Olhos, Macaco Antártico, Cão Perigo, Kid Perverso e bilhões de outros.

Terra-50:

Um evento trágico nesta terra mudou tudo, o presidente Lex Luthor publica e pessoalmente executou o herói Flash. Superman atormentado pela morte do seu amigo, tomou uma ação violenta e usou sua visão de calor para matar Lex Luthor.
Esse incidente levou o Homem de Aço a concluir que a única maneira de proteger o mundo dos super vilões é eliminando-os usando meios violentos, se necessário. Ele reformulou a Liga da Justiça como Lordes da Justiça. Apenas Batman recusa os métodos dos Lordes, e abandona o grupo agindo da sua maneira. Esta terra é baseada na terra apresentada na animação Liga da Justiça- A série animada, episodio ‘’Um mundo melhor parte 1 e 2.’’

Terra-51:

Um mundo frágil praticamente selvagem, um evento conhecido como’’ Grande Desastre’’, transformou o planeta completamente em um cemitério, restando poucos humanos sobreviventes. Um deles foi Kamadi, conhecido como O Ultimo Menino da Terra. Kamadi vive uma aventura de exploração ao lado de do Príncipe Tuffan dos Homens Tigres, um dos muitos animais humanoides inteligentes criados por maquinações de Darkseid. A terra 51, é chamada como Terra Kirby, porque foi criada para abrigar as criações do mestre Jack Kirby.
As 7 terras 14, 24, 25, 27, 28, 46 e 49, foram deixadas para serem exploradas no futuro.
Confira o mapa do Multiverso DC. Clique aqui para ver em maior resolução.
Grant Morrison, Reis e Prado mostram, de cara, a técnica narrativa utilizada na série: 8 painéis e um plano geral como fundo, uma vez que o Multiverso é construído sobre vibrações ( assim como é dito na Teoria das cordas ou Teoria M, chamada pelos físicos teóricos), e que cada terra ocupa o mesmo espaço. O autor apresenta o conceito da vida segundo os Monitores e logo em seguida mostra Nix Uotan, que ainda vive no mesmo apartamento mostrado na “Crise Final” e que o apartamento está cheio de gibis do Batman que nos leva a conclusão que ele não está vivendo em uma terra que exista super-heróis. Diante disso, a conclusão lógica que ele esteja na Terra-33 que representa o nosso mundo. Também vemos Nix observando um fórum de quadrinhos que comentam sobre essa suposta edição amaldiçoada da DC Comics.
Morrison inicia seu trabalho clássico de metalinguagem, em que estamos lendo um quadrinho, em que um personagem está lendo a mesma história e assim infinitamente que o leva citar o one-shots, a Ultra Comics que é a suposta história amaldiçoada que irá levar tudo ao esquecimento. Também temos a quebra da quarta parede quando o narrador dialoga conosco nos mandando parar de ler, um aviso!
Na historia somos apresentado ‘"Á Casa dos Heróis’’. Ela é o satélite do monitor da Crise das Infinitas Terras. Como vimos no mapa do Multiverso ela está no centro da Pedra da Eternidade e sua dualidade. Temos a apresentação do Capitão. Um fato importante sobre esse, é que ele  se lembra do que aconteceu em relação a Crise Final. Enquanto o presidente Superman estava envolvido no evento, o herói que conhecemos em “Action Comics” parece não ser o mesmo personagem que encontramos naquela época, devido a ele dizer que não teve nenhum outro encontro com tantos heróis antes e o Capitão Cenoura acaba dizendo que se confundiu.
Um personagem que é visto pela última vez desde a  conclusão de Crise Final,  é Uotan  o último remanescente da raça de entidades cósmicas conhecida como Monitores, que até a saga em questão eram seres designados, cada qual, a observar a vida em cada um dos 52 universos que compõem o Multiverso. No final da história de 2009, Uotan escolheu reassumir a forma de seu avatar humano, e viver na Terra Primordial, que no Multiverso DC é o correspondente ao nosso mundo, um mundo sem super-heróis ou qualquer ser com poderes super-humanos.
Uotan recebe um pedido de socorro da Terra-7, que chega até ele sob a forma de uma história em quadrinhos, que, segundo Morrison, será um dos pontos de ligações e um meio de comunicação entre os universos que serão apresentados em cada uma das edições relativamente independentes que irão compor  Multiversidade.

A  "Marvel’’ também entra na parada:

Aqui acontece um dos maiores indícios de um crossover, só que não é oficial, que aconteceu entre a Marvel e DC feito por Grant Morrison e Jonathan Hickman. Major Comics é a Marvel nas histórias da DC e Os Novos Retaliadores são os Novos Vingadores. Quem leu os Novos Vingadores da  Marvel sabe que uma terra DC entrou em colisão com o universo 616 e acabou perecendo na luta e ambas as histórias falam sobre aventuras Multiversais e enfraquecimento das barreiras da realidade.
Os Retaliadores (os ‘’Vingadores’’da terra 7) , supõem que os integrantes da Última Thule são vilões que trabalham para Havok já que vieram de outro mundo, o herói Cruzado Americano (Capitão América) menciona que Hyperius (um análogo do Hyperion da Marvel, que é o próprio análogo do Superman) desapareceu.
Cruzado Americano (Capitão América), Homem-Máquina (Homem de Ferro), Doutor David Bibble também conhecido como Behemoth (uma clara homenagem ao Hulk, na qual ele tem a cor que deveria ser a cor original do personagem, o azul. Também seu rosto é uma clara homenagem a Jack Kirby e é até irônico ele ser um personagem que perde os controles emocionais, já que o autor era conhecido por seus ataques de fúria), e os personagens sem nome que parecem representar de certa forma a Vespa, Capitão Marvel, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e Mulher-Aranha. Uma clara alusão aos Vingadores de Jonathan Hickman.
Aqui o Corredor Vermelho nos dá mais algumas referências a Major Comics, ou seja, Marvel Comics que o personagem é fã e está familiarizado. Temos a Família Futuro (Quarteto Fantástico), O Inseto (Homem-Aranha), o G-Men (X-Men) e o Audacioso (Demolidor).
Nessa obra não existe nenhuma prova de que o Dr. Manhattan interferiu no Multiverso. Tecnicamente, o Multiverso sempre existiu e cada Terra evoluiu a partir de Flashpoint, mas nenhum indício foi dado de que o Manhattan agiu em outras Terras. Watchmen nunca foi mapeado como uma Terra do Multiverso DC para evitar que os personagens de Watchmen se relacionassem com os demais personagens do Universo DC. Agora com o Rebirth isso foi abolido, então futuramente talvez tenhamos uma resposta sobre isso.
Algumas Terras acabaram não entrando em Multiversidade, como o de Liga da Justiça: Deuses e Monstros (clique para conferir a crítica), o mundo de InjusticeDC Comics Bombshells e muitos outros. Principalmente universos da época do selo Elseworlds e o próprio DCEU. A resposta mais prática pra esse tipo de questão é que esses universos não fazem parte do Multiverso oficial ainda, e talvez nunca se relacionem com as principais histórias em quadrinhos. Grant Morrison pretende fazer Multiversidade 2 para lançar sabe lá quando, e muito provavelmente teremos 7 novas terras adicionadas, porque estas não foram mapeadas ainda, então existe a oportunidade de alguns universos serem acrescentados no futuro.
Morrison desenvolveu algumas terras mais do que outras, normal pela quantidade absurda de historias que esses mundos oferecem. A Terra 23 e a Terra 7  são as melhores apresentadas e o palco central das tramas. Existem muitos mundos deixados para futuros roteiristas desenvolverem melhor. O mais interessante dessa obra é que abre caminho para a Liga da Justiça mais poderosa de todo o universo DC, trazendo membros poderosos de outras terras que irão ser liderados pelo Superman da Terra 23. Em breve vocês irão poder se deliciar com essa belezura, já que a editora Panini pretende trazer o encadernado dela.
Espero que tenham gostado!

Um comentário:

Geraldo disse...

Belo e informativo post, excelente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...