sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

É O QUE??!! The Walking Dead é eleita a pior série de 2016 por jornalistas americanos??!!

Resultado de imagem para The Walking Dead 2016
A Variety, uma das revistas de entretenimento mais respeitadas dos Estados Unidos, publicou esta semana a sua lista em que elege “o pior da TV de 2016”, que engloba séries, entrevistas e programas em geral. Em se tratando de séries, The Walking Dead ficou com a pior colocação, em segundo lugar na lista.
Em sua crítica, a revista destacou a violência gratuita de Negan no episódio de estreia da 7ª temporada em lugar de narrativas ou desenvolvimento de personagens decentes, além da repetição de tramas.
Escolha uma temporada, qualquer uma. Estamos presos em um ciclo narrativo idêntico à Westworld. Enquanto o cartunesco Negan segue brincando cruelmente com suas vítimas, a série brinca com o telespectador, que merece coisa melhor.
Veja o ranking da Variety, com os piores de 2016 da TV:

TEMPO DE ARTE: Escrevendo Roteiros

Projeto Visualizando Citações na programação da Caravela - Conversas Literárias 2016

Amanhã irão rolar na Ribeira, duas atividades dentro da Caravela - Conversas Literárias, no Nalva Café, a partir das 17:30hs:

Mesa-redonda: Diálogos entre literatura e quadrinhos (com a participação de Milena Azevedo, Ana Lu e Bethânia Lima) + Sessão de autógrafos com as autoras presentes.

Detalhe, desde ontem Milena Azevedo está vendendo os títulos da MBP por lá, com direito a promoção casadinha.

Pra quem ainda não conhece, o Visualizando Citações - vol.2 só tem desenhista tarimbado, entre eles:

Shiko, Lelis, Flávio Luiz, Ichirou, Alexandre Nagado, Geraldo Borges, Leander Moura, AnaLu Medeiros, Vini, Victor Negreiro, Veríssimo e Brum (capa).

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Projeto em quadrinhos denuncia o machismo do dia a dia na internet

O nome é divertido e a aparência é fofa, mas não se engane: Guta Garatuja não está para brincadeira. Ou melhor, está o suficiente para falar de machismo com alguma leveza e bom humor. Sem frescura nos traços e nos diálogos, as tirinhas da personagem ilustram de forma didática situações em que adesigualdade de gênero se manifesta no dia a dia.
Dos assédios no Carnaval à discriminação no trabalho, passando pela maternidade e pela divisão de tarefas domésticas, são muitos os temas que entram no radar da bonequinha – e que, em pouco menos de um ano, lhe renderam milhares de seguidores e até inimigos na internet.
Guta nasceu em outubro de 2015 pelas mãos da administradora Kaká Aguiar, 30 anos. Na época, a paulistana saiu frustrada de uma discussão sobre assédio com um amigo, cuja posição era machista e pouco aberta ao debate. Foi a partir daí que, em uma espécie de desabafo criativo, começou a desenhar e inventou sua personagem:
– Quando vi, eu já tinha sete tirinhas feitas e toda a minha raiva tinha passado – conta.

A primeira tirinha da Guta Garatuja. (Imagem: Reprodução)

Pátria Armada: Visões de Guerra

Coletânea "Pátria Armada: Visões de Guerra", que reúne cerca de 40 histórias feitas por grandes quadrinhistas e roteiristas do país. Conseguimos até mesmo as valiosas contribuições de nomes como Marco Antônio Alves (o Hermes, de "Hermes e Renato"), que faz sua iniciação no mundo dos quadrinhos; Felipe Folgosi (ator de emissoras como Globo, Record e SBT) , Liz Vamp e seu pai, Zé do Caixão.

A votação para o 33º prêmio Angelo Agostini já está rolando!

A votação do 33º prêmio Angelo Agostini está aberta a qualquer pessoa. Podem votar quadrinista (profissional ou amador), estudioso, colecionador, aficionado pelo quadrinho nacional, leitores de gibis em geral e qualquer pessoa interessada. Clique aqui para acessar e preencher o formulário de votação.

Via EMT

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

É O QUE??!! Ativistas protestaram e Mulher Maravilha deixará de ser embaixadora da ONU??!!

Personagem foi destituída de seu cargo simbólico na luta pelos direitos femininos e igualdade de gênero

Lançamento da campanha, em outubro, contou com as presenças de Lynda Carter, que interpretou a personagem na TV americana durante a década de 70, e Gal Gadot, que deu vida à heroína nas telonas neste ano (foto: Dimitrios Kambouris/Gerry Images North America/AFP)
Dois meses após ser anunciada pela ONU como embaixadora símbolo da campanha anual pelos direitos das meninas e mulheres no mundo, a Mulher Maravilha vai perder o cargo.
A escolha foi feita inspirada nos poderes da personagem e na imagem de mulher forte, independente e guerreira. No entanto, várias ativistas da causa feminista consideraram a escolha equivocada, porque, na visão delas, a heroína seria hiper sexualizada nos quadrinhos, TV e cinema.
Imagem relacionada
"Embora os criadores possam ter pretendido criar uma mulher guerreira e independente, a realidade é que a personagem é uma mulher branca, de proporções impossíveis num maiô", dizia a petição online assinada por 45 mil pessoas.

COMO FOI: A 6ª FLIQ - FEIRA DE LIVROS E QUADRINHOS DE NATAL


A 6ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) aconteceu de 10 a 13 de novembro na Cidade da Criança, e reuniu escritores, ilustradores e quadrinistas, além de diversos artistas para celebrar o mundo da leitura, dos quadrinhos e das artes em geral. Veja os grandes momentos dessa grande festa já tradicional em Natal.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Histórias em quadrinhos da África são destaque em exposição no Sesc de Uberlândia

A produção de histórias em quadrinhos é uma forma de arte que acaba contribuindo para a cultura de uma nação. E foi na África que a pesquisadora de cultura africana Violeta Sophie e o pesquisador de histórias em quadrinhos e cinema de Ação Francisco de Assis buscaram inspiração para um novo trabalho.
Resultado de imagem para Histórias em quadrinhos da África são destaque em exposição no Sesc de Uberlândia
A exposição “África Quadrinhos” fica em cartaz até 13 de dezembro (Foto: Divulgação)
A exposição “África Quadrinhos” é o resultado parcial de uma investigação sobre a produção contemporânea das famosas HQs no continente. Para isso, foram selecionados trabalhos de oito autores africanos de seis diferentes países.
Segundo Sophie e Assis, esse recorte mostra a grande diversidade gráfica e temática da produção de HQs no continente. Os trabalhos, que estão expostos no Sesc de Uberlândia, que abre inclusive nos finais de semana.
Os artista contemplados são: Benjamin Kouadio e Koffi Roger Nguessan (Costa do Marfim), Didier Kassaï (República Centro-africana), Fati Kabuika e Serge Diantantu (República Democrática do Congo), Jussie Nsana (Congo), Massiré Tounkara (Mali) e Nabaloum Boureima (Burkina Faso).
Os idealizadores esperam realizar outras exposições e, se possível, uma publicação com a continuidade do trabalho de pesquisa.
Serviço
A exposição “África Quadrinhos” fica em cartaz até 13 de dezembro na galeria do Sesc Uberlândia (rua Benjamim Constant 844), de segunda a sexta-feira das 8h às 21h e sábados e domingos das 8 às 14h. Entrada franca. Mais informações: 3304-1215.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

É O QUE??? COMO SERIAM OS SUPER-HERÓIS SE FOSSEM NORDESTINOS?!!


Comic Con Experience estreia no Nordeste em 2017

template_social_ccxp
Primeira edição fora de São Paulo do maior evento de cultura pop da América Latina desembarca no Recife, de 13 a 16 de abril de 2017
A Comic Con Experience (www.ccxp.com.br), maior evento de cultura pop da América Latina, realizado desde 2014 na capital paulista, anuncia sua primeira edição fora de São Paulo. Chamado de CCXP Tour Nordeste, o evento chega a Pernambuco entre os dias 13 e 16 de abril de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco. Organizado pelo mesmo grupo (Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Piziitoys), em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, vai levar aos nordestinos as mesmas experiências da sua edição paulistana.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Pesquisar quadrinhos: uma tarefa ingrata e desanimadora

Por Sérgio Codespoti -  - UHQ
Costumo reclamar com meus amigos do Universo HQ sobre a falta de material biográfico correto e fontes erradas, não apenas em português, mas em inglês, francês etc.
Existem centenas de livros sobre quadrinhos, em várias línguas, mas muitos deles incluem erros de datas e nomes, ou repetem informações já caducas, que há anos foram atualizadas, ou se limitam a materiais de referência de apenas uma origem (por exemplo, autores estadunidenses) e acabam sendo cúmplices na omissão dos outros.
São poucas as obras precisas e criteriosas que se pode consultar sem ter que confirmar as informações com outras fontes.
Esse problema sempre existiu e já era aparente para mim, mas essa dificuldade se cristalizou durante mais de uma década produzindo artigos para o Universo HQ. A situação se agrava quando preciso noticiar algo mais penoso, como o óbito de algum artista ou escritor.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Indiazinha Tainá vai virar desenho em 2017

Resultado de imagem para Indiazinha Tainá vai virar desenho em 2017
O canal infantil Nickelodeon em parceria com a produtora Sincrocine prepara para o segundo semestre de 2017 o lançamento do desenho animado "Tainá, A Protetora da Floresta".
A animação é uma adaptação da trilogia de sucesso nos cinemas é destinada para crianças de 3 a 6 anos. A primeira temporada  terá 26 episódios com 11 minutos cada e mostrará como a corajosa indiazinha Tainá lidera seus amigos animais na Floresta Amazônica.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...