terça-feira, 20 de setembro de 2016

Natal recebe mostra de animação francesa neste final de semana

Uma Torre Eiffel, carrinhos de algodão doce/pipoca, flores e um telão quase ao ar livre. Descrevendo assim até pode parecer que estaremos, de fato, na França durante este final de semana, mas na verdade é apenas uma pequena parte do país que desembarca na capital potiguar dentro da I Mostra de Animação Francesa programada para atrair cinéfilos de todas as idades ao Praia Shopping neste sábado e domingo.


Realizado pela Aliança Francesa em parceria com o Cineclube Natal e Praia Shopping, sob a curadoria da roteirista e produtora cultural Milena Azevedo, a Mostra vai trazer um recorte de 14 animações francesas produzidas a partir de 1998, sempre com duas sessões por dia. Tudo gratuito.
Muito embora não seja realizado no Moviecom, rede de cinemas que opera no Praia Shopping, os filmes serão exibidos em uma sala de cinema montada especialmente para a Mostra, na área de convivência do Shopping (em frente às lojas Americanas).
A maioria dos filmes possuem entre 2 e 10 minutos, com exceção de “L’enfant Au Grelot”, de Jacques-Rémy Girerd, único média metragem da Mostra, com 26 minutos de duração nos quais um carteiro encontra um bebê quase abandonado no meio de uma floresta, que possui no pescoço um curioso chocalho, maior segredo para desvendar o passado misterioso da criança.
Atualmente a França é a maior produtora europeia de filmes de animação, e a terceira no mundo. Não por acaso todas as produções selecionadas para a Mostra são inéditas em Natal. Diariamente os filmes serão exibidos em apenas duas sessões, a primeira às 17h e a segunda às 18h30.
De acordo com Milena Azevedo, curadora da Mostra, a inspiração surgiu a partir de um evento organizado anualmente pela Associação Francesa du Cinéma d’Animation (AFCA), o  "Fête du Cinéma d’Animation", que acontece todo mês de outubro na França e em vários lugares do mundo, como uma forma de popularizar e democratizar o acesso do público aos filmes franceses de animação.
“Eu assisti muitos filmes mesmo que a Aliança me apresentou em uma plataforma específica de animação francesa, e tive o cuidado de selecionar todos  e assim saiu a seleção que está sim muito bacana e diversa. Com filmes que vão do drama até a comédia, mas muitos de forma poética. Acho que vai ser uma ótima oportunidade para conferir um bom recorte da produção francesa”, assegura.
MAIS DE 34 ANIMAÇÕES INÉDITAS SERÃO EXIBIDAS NA ALIANÇA FRANCESA EM OUTUBRO
A I Mostra de Animação Francesa será também um termômetro para o Mês da Animação Francesa que a Aliança Francesa de Natal vai promover entre 1 e 31 de outubro com mais de 34 animações, todas exibidas gratuitamente ao público na própria sede da instituição, em Petrópolis.
Segundo Severine Etchenique, diretora da Aliança Francesa Natal, a capital potiguar vai receber filmes da conceituada Escola de Animação Francesa Gobelins, e ainda obras selecionadas para edições distintas de um dos mais tradicionais festivais de animação da França, o Festival de Annecy.
"Ainda estamos definindo os horários, mas toda as sessões serão gratuitas", comenta, observando a fidelidade do cinéfilo potiguar com o cinema francês. "Nós, e toda a rede de Aliança Francesa do Brasil, organizamos o Festival Varilux e sabemos que existe uma demanda muito grande do público brasileiro - e potiguar - para os filmes de lá", conclui Severine.
PROGRAME-SE
I MOSTRA DE ANIMAÇÃO FRANCESA
Onde? Praia Shopping (em frente às lojas Americanas)
Quando? Sábado (24) e Domingo (25)
Que horas? Todos os dias duas sessões | 17h e 18h30
*Entrada gratuita
Quais animações serão exibidas?
BLIND SPOT (2014)
Duração: 3m
CAPTAIN 3D (2014)
Duração: 3m
PREMIER AUTOMNE (2013)
Duração: 10m
A LA FRANÇAISE (2012)
Duração: 7m
5 MÈTRES 80 (2013)
Duração: 5m
LE BALLET (2012)
Duração: 4m
FLOATING IN MY MIND (2013)
Duração: 3m
3 PETITS POINTS (2010)
Duração: 3m
LE ROYAUME
Duração: 4m
BURNING SAFARI (2005)
Duração: 2m
NEBULA (2013)
Duração: 3m
LA MOUFLE (2014)
Duração: 8m

L’ENFANT AU GRELOT (1998)
Duração: 26m


Via NOVO JORNAL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...