terça-feira, 23 de agosto de 2016

Tiras livres: um novo gênero dos quadrinhos

Por Henrique Magalhães -Marca de Fantasia
Tiras livres: um novo gênero dos quadrinhosPaulo Ramos
Série Quiosque, 32
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2014. 80p. R$20,00.
ISBN 978-85-67732-08-4

2a ed. digital. 2016, 82p. R$5,00.
ISBN 978-85-67732-59-6
Há alguns anos, em sua trajetória acadêmica como professor e pesquisador, Paulo Ramos vem se dedicando a investigar os quadrinhos com um olhar perspicaz sobre sua linguagem e transformações. Um de seus temas prediletos é o formato tira, expressão dos quadrinhos que vai muito além de uma circunstância espacial para constituir-se em novos gêneros. 
Na apresentação desta obra o autor afirma que há uma mudança significativa nas tiras brasileiras: “Parte delas deixou de lado a herança do humor e passou a tatear outras temáticas. Visualmente, elas começaram a apresentar experimentações gráficas. Era algo novo, diferente, que ganhou força e repercussão a partir de meados da primeira década deste século.”
A esse fenômeno, que tem na obra de Laerte sua força expressiva máxima, Paulo passou a denominar tiras livres. O estudo que ora se apresenta é o aprofundamento de suas pesquisas com esse tipo de quadrinhos, que já havia merecido enfoque em seu livro Faces do Humor – Uma Aproximação entre Piadas e Tiras, de 2011 e em várias pesquisas e comunicações em congressos nacionais e internacionais de Linguística, Literatura e Comunicação. 


Com este livro, Paulo Ramos espera ter alcançado seu objetivo, “demonstrar a existência de um novo gênero dos quadrinhos, a tira livre. Um gênero que traz uma marca bem brasileira em seu DNA e que ainda carecia de uma detalhada análise própria.” 
A primeira edição de Tiras livres saiu em 2014 pela Marca de Fantasia; agora lança-se a segunda edição no formato digital, com as facilidades de leitura proporcionadas pelo meio e com a reprodução das tiras em cores, o que permite a apreciação mais precisa dessa fascinante expressão dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...