sexta-feira, 29 de julho de 2016

Exposição de filatelia sobre os Jogos Olímpicos é destaque no Praia Shopping em Natal

Quando a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, o Penny Black, em 1940, mal sabia que dentro de poucos anos esse singelo objeto se tornaria um primoroso item colecionável no mundo inteiro.

Em 2016, a filatelia (estudo e coleção de selos e materiais relacionados) está completando 160 anos, e o Praia Shopping aproveita a data para trazer uma exposição filatélica com a temática “Jogos Olímpicos”, saudando também a primeira vez em que o evento será realizado no Brasil.

Tomando como base a coleção do Sr. Ricardo Roland Rocha, a exposição trará selos, Blocos comemorativos e Envelopes FDCs (primeiro dia de circulação), mostrando várias modalidades dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em diversos países, ao longo dos anos.

Além disso, no dia 02 de agosto, às 14:30hs, haverá a solenidade de “Lançamento da Emissão Postal Nossos Selos Rio 2016 - Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, com a presença do Diretor Regional dos Correios, o Sr. Francisco Canindé dos Santos; da esportista olímpica Maguinólia Figueiredo, primeira norte-rio-grandense a participar de uma Olimpíada; da nadadora paralímpica Joana Neves, que participará das Paralimpíadas Rio 2016, e do Coordenador do Comitê Paralímpico Nacional, Dr. Roberto Vital.

A exposição seguirá até o dia 10 de agosto, com distribuição de editais, informações sobre filatelia e vendas dos selos nacionais e demais produtos dos Correios com a temática “Rio 2016”.

Selos Postais no Brasil - O Brasil foi o segundo país do mundo a adotar os selos postais, seguindo o exemplo da Inglaterra. O primeiro selo brasileiro, que ficou conhecido como “Olho-de- Boi”, por causa de seu formato e desenho, foi emitido em 1º de agosto de 1843, impresso pela Casa da Moeda do Brasil, com os valores de 30,60 e 90 réis. Mais do que o caráter comercial, os selos revelam os traços socioculturais do povo brasileiro, destacando características marcantes da história, do meio ambiente, dos esportes e da arte e despertando a paixão em seus colecionadores.

Emissões Especiais Rio 2016 - A filatelia é uma tradição no maior evento esportivo do mundo e tem um papel fundamental para a memória dos jogos. A série comemorativa “Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016” destacou 28 modalidades olímpicas e 3 paralímpicas, das 65 modalidades que abrilhantarão as arenas esportivas na cidade do Rio de Janeiro em 2016. A nova série de selos “Nossos Selos Rio 2016 – Jogos Olímpicos e Paralímpicos” destaca 16 artes selecionadas no concurso cultural de selos postais promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.  Centenas de brasileiros enviaram desenhos com o tema “o que mais te inspira no espírito olímpico e paralímpico”. Uma banca julgadora escolheu 14 artes e outras duas foram selecionadas por votação popular. Os desenhos vencedores, feitos por adultos e crianças, mostram os valores do esporte e as mensagens que norteiam a realização das competições. Os selos e outros produtos licenciados com as marcas oficiais dos Jogos Rio 2016 podem ser adquiridos na Agência dos Correios do Praia Shopping.
Exibindo Flyer-Lançamento_PS06016.jpg

Via release encaminhado por Milena Azevedo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...