quinta-feira, 9 de junho de 2016

TONICO E PETROLINO: QUADRINHOS INSTITUCIONAIS DA PETROBRÁS


Capa da revista "Tinoco e Petrolino".
Por Natania Nogueira - Brasil: História e Ensino
Outra raridade veio parar em minhas mãos: uma HQ institucional produzida pela Petrobrás em 1967. A revista fala da exploração de petróleo no Brasil e tem como personagem de destaque Petrolino, que por muitos anos foi o garoto propaganda da Petrobrás.

Esta revista, em especial não possui numeração (pelo menos eu não encontrei). Ela cumpre sua função institucional, mas possuí uma vertente educativa. Recomendo inclusive para professores de geografia, pois há um bom material a ser trabalhado ali com alunos da educação básica. Quadrinhos institucionais não iguais a quadrinhos educativos, embora muitos possam até ter essa função.

Miolo da revista mostra como é realizada a exploração do Petróleo.

Uma HQ institucional tem por finalidade promover a empresa que representa. Eventualmente, mas não necessariamente, ela se torna informativa e educativa como estratégia para atrair leitores. A HQ institucional pode usar de recursos como passatempos e jogos para atrair o público infantil. Em Tonico e Petrolino, por exemplo, temos cruzadinhas, quebra-cabeças, etc. 

Muito bem estruturada, a revista, ao que me parece, é a piloto da série que passou a ser distribuída no ano seguinte pela empresa. Começa contanto a história de Tinoco, um menino estudioso que ganhou um concurso que tinha como prêmio uma viagem pelo Brasil pra conhecer mais sobre a produção de petróleo. Seu guia, claro, era Petrolino. O roteiro era do jornalista Vânio Coelho e os desenhos de Wilson Pinto. Sobre os autores consegui reunir alguns dados biográficos. Confesso que não os conhecia.

A revista era para as crianças, mas o recado dado na contracapa certamente era para os pais.
Vânio Coelho é natural de Tubarão (SC), mas viveu durante 30 anos no Rio de Janeiro. Começou no jornalismo aos 27 anos, dirigindo o jornal O LIDER, voltado para o público jovem. Passou pelas revistas Manchete, Fatos & Fotos, Enciclopédia Bloch e o Correio da Manhã dentre outras. Entre os anos de 1970 e 1973 lecionou Relações Públicas na UFRJ e na UFF. Trabalhou no durante 24 anos no sistema Petrobrás, tendo montado sistemas de comunicação em suas subsidiárias.

Wilson Pinto de Jesus (1938 a 2014) era desenhista e animador e foi o criador do Petrolino, um personagem criado para representar a Petrobrás e que protagonizava pequenas animações que eram exibidas nas escolas.

Nas décadas de 1960 e 1970, era comum escolas de educação básica terem sessões de curtas de animação com finalidade educativa ensinado, por exemplo, a como escovar os dentes ou pequenos filmes de propaganda promovendo ações do governo. As animações eram projetados em super 8. No caso das animações do Petrolino, assim como os quadrinhos, eram uma forma de fortalecer o ideal nacionalista presente no o slogan "o petróleo é nosso".

A data exata da criação do personagem "Petrolino" não consegui ainda determinar (estou trabalhando nisso), mas encontrei referências a ela em 1962, em propagandas da empresa em postos de gasolina. Em 1965 Petrolino estampava escuderias da Petrobrás.


A revista era distribuída gratuitamente em postos de gasolina, ensinando tudo sobre o petróleo durante a Ditadura Militar. Era produzido e patrocinado pelo Serviço de Relações Públicas da Petrobrás. "Tonico e Petrolino” era impresso em cores na Rio Gráfica e Editora. O gibi #01 da dupla foi lançado em 1968 e é considerado uma raridade entre colecionadores.

Fontes consultadas:

CALAZANS, Flávio de Alcântara. MIDIOLOGIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO. FUNDUNESP. Disponível em: , acesso em: 08 de junho de 2016.

Wilson Pinto, R. I. P. Disponível em: <http://zip.net/bvtmVd>, acesso em: 08 de junho de 2016.

Quem foi Petrolino? Disponível em: <http://zip.net/bgtmmC>, acesso em: 07 de junho de 2016.

COELHO, Vânio. Vento sul - Velho vento vagabundo - 50 anos de jornalismo. Disponível em: <http://zip.net/bgtmmD>, acesso em: 08 de junho de 2016.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...