segunda-feira, 9 de maio de 2016

QG: Imaginação fértil para histórias em Quadrinhos em São Gonçalo

Grupo de Quadrinistas de São Gonçalo cria o Quadrinhos Gonçalenses, o QG
Grupo de Quadrinistas de São Gonçalo cria o Quadrinhos Gonçalenses, o QG Foto: Fábio Guimarães / Extra

Um pedaço de papel e um lápis bastam para quem tem a imaginação fértil como a de Eberton Ferreira, Ruan Victor, Jorge Antonio e Jadson Alves. Moradores de São Gonçalo, eles têm uma paixão em comum: as histórias em quadrinhos. Para unir o útil ao agradável, criaram o Quadrinhos Gonçalenses (o QG, como é conhecido), um coletivo de artistas da cidade. O grupo foi criado no ano passado e tem cerca de 15 integrantes, que gostam de escrever sobre os mais variados temas.
— Criei um grupo no Facebook para conhecer, ter contato com quadrinistas do estado do Rio, e acabei conhecendo alguns de São Gonçalo. Começamos a nos encontrar e, então, decidimos fazer o QG — lembra Eberton Ferreira, de 37 anos, que completa: — A gente achava que estava sozinho na cidade. Ficamos felizes quando nos encontramos e começamos a compartilhar nossos trabalhos.
Eberton Ferreira, de 37 anos criou o grupo no Facebook
Eberton Ferreira, de 37 anos criou o grupo no Facebook Foto: Fábio Guimarães / Extra
Do Rio à Amazônia
Ruan Victor, de 25 anos, gosta de escrever histórias que se passam em vários lugares do país, como o próprio Rio de Janeiro, a Amazônia...
— Acredito que essa seja uma forma de valorizar nossa cultura, mostrar outras cidades para os leitores. Gosto de sair um pouco do estilo super-herói de Nova Iorque, como estamos acostumados a ver nos quadrinhos. Tenho uma HQ chamada “Bombeiro Mascarado”, em que o personagem passa pela Praça da Bandeira, por exemplo, um lugar importante da região central do Rio — conta ele.
Ruan Victor, de 25 anos, faz parte do grupo
Ruan Victor, de 25 anos, faz parte do grupo Foto: Fábio Guimarães / Extra
Outro estilo feito por um dos integrantes do coletivo é o mangá, a história em quadrinhos japonesa.
— Gosto muito de desenhar mangá, são figuras com muitos traços, detalhes... E as histórias são sempre fictícias, que se passam em lugares imaginários. Fico feliz em ver que o gênero tem crescido muito no Brasil. Hoje, inclusive, já existem eventos específicos para quadrinhos em mangá — comenta Jadson Alves, de 30.
Jadson Alves, de 30 anos, mostra um de seus trabalhos
Jadson Alves, de 30 anos, mostra um de seus trabalhos Foto: Fábio Guimarães / Extra
Jorge Antonio, de 36 anos, afirma que São Gonçalo tem muitos artistas, mas que, infelizmente, não há espaço para eles mostrarem suas obras:
— Somos vários quadrinistas, poetas, atores... Gente de muitos segmentos. E, na maioria das vezes, temos que procurar eventos em outros lugares porque aqui no município não temos muitas opções.
Jorge Antônio, de 36 anos, afirma que São Gonçalo tem muitos artistas
Jorge Antônio, de 36 anos, afirma que São Gonçalo tem muitos artistas Foto: Fábio Guimarães / Extra
São Gonçalo como inspiração
Fãs de HQs desde a infância, os amigos esperam que o coletivo cresça e sonham poder contar a história de São Gonçalo através dos quadrinhos.
— Cada um tem seu projeto individual, mas há um em comum, ainda em estudo, em que pretendemos produzir revistas em quadrinhos com contos relacionados à história da cidade. Temos a intenção de levar, gratuitamente, às escolas públicas do município — diz, empolgado, Eberton: — Despertar o interesse de nossos jovens é a maior prioridade, e esperamos conseguir fazer isso em breve. Quem quiser nos ajudar a tirar essa ideia do papel e embarcar na aventura será muito bem-vindo. Esperamos um final feliz para esta história.
Quem quiser conhecer mais o trabalho dos quadrinistas de São Gonçalo e a história do coletivo pode acessar o site www.quadrinhosgoncalenses.blogspot.com.br.

Via EXTRA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...