quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Entre Nerds & Otakus: Quadrinhos em Limoeiro

O Dia do Quadrinho Nacional será comemorado no dia 13 de fevereiro na Fafidam, em Limoeiro do Norte



No sábado após o Carnaval, Limoeiro do Norte recebe evento em comemoração do Dia do Quadrinho Nacional com convidados e programação voltada para a área
No dia 13 de fevereiro será comemorado o Dia do Quadrinho Nacional na cidade de Limoeiro do Norte. Fãs, profissionais e apreciadores da arte sequencial poderão aproveitar a programação gratuita de workshops, minicurso e oficina sobre o mercado de trabalho, inclusive independente, fanzine, revistas, animação, desenho, hip hop e cosplay.

A celebração foi criada em 1984 pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo. Anualmente, a entidade organiza o evento e faz a entrega do Prêmio Ângelo Agostini, prestigiando os profissionais brasileiros. A data (30 de janeiro) ganhou variações e, em Limoeiro do Norte, será dia 13 de fevereiro.
Este é a quarta comemoração da data na cidade e a intenção dos organizadores é reunir quadrinistas de todo o Vale do Jaguaribe, além de desenhistas de diversos estilos, roteiristas, coloristas, arte-finalistas, animadores, leitores, colecionadores, fanzineiros, cosplayers e artistas de diversas áreas.
Atividades
Além dos workshops, oficina e minicurso, o evento conta com uma programação lúdica que inclui desfile com representações de personagens, concurso de cosplay e oficinas de fantasias.
Paralelamente, haverá apresentações de hip hop, exposição de ilustrações e trabalhos em quadrinhos, banca de revistas e lançamentos de obras de autores de Limoeiro.

Convidados
O evento contará com quatro convidados, entre eles, os quadrinistas JJ Marreiro e Daniel Brandão, já bem conhecidos no cenário de quadrinhos de Fortaleza, os dois montaram o estúdio Graph It com Geraldo Borges. Marreiro já desenhou para publicações de diversas editoras brasileiras e internacionais e ilustrou diversas revistas, jornais e sites nacionais.
Daniel Brandão foi o primeiro quadrinista brasileiro a estudar na Joe Kubert School. Já trabalhou para grandes editoras internacionais e atualmente é proprietário e professor do Estúdio Daniel Brandão de Quadrinhos e Artes Gráficas. Também foi um dos convidados a participar do livro em homenagem aos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa.
Os outros dois convidados são Ron Adrian e Talvanes Moura. O primeiro é um artista de quadrinhos limoeirense que também possui trabalhos publicados pelas editoras DC Comics, Marvel, Avatar Press, dentre outras. Talvanes é coordenador do projeto Carnaubeira de Flores, pintor, animador e músico.

Programação
Manhã - Oficina com Talvanes Moura: Animação.
14h - Workshop com JJ Marreiro: Fanzines, revistas independentes e autopublicação
15h - Workshop com Daniel Brandão: Trabalhando com Quadrinhos
16h - Minicurso por Ron Adrian: Liberdade Criativa na Arte Sequencial
17h - Encerramento
Mais informações
Dia do Quadrinho Nacional - Limoeiro e o Vale dos Quadrinhos
13 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam). Entrada gratuita.

Via  Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...