sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Fanzine paranaense “Maidan” é destaque no festival de Angoulême

maidan
Por Renato Lebeau - IHQ
O tradicional Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême, que está na sua 43ª edição e é a grande referência do pulsante mercado europeu de quadrinhos, tem 5 títulos brasileiros concorrendo na categoria “Prix de la BD alternative 2016” (Prêmio de HQ Alternativa 2016). O paranaense Maidan, ao lado do Café Especial, Espresso Futebol, Maria Magazine e O Tiraço, representam o Brasil entre 29 revistas alternativas de várias partes do mundo, como França, Itália, Estados Unidos, Portugal e Taiwan.
Os vencedores serão anunciados em 30 de janeiro, e o clima é de bastante otimismo, afinal, Philippe Morin, coordenador do Prêmio e editor do PLG (considerado o melhor fanzine francês de quadrinhos), já apontou o Brasil como um celeiro importante desse tipo de publicação.
Maidan significa “praça” em ucraniano e a ilustração da capa faz referência direta à Praça da Independência de Kiev, na Ucrânia, homenagem a uma das várias etnias que formam o povo paranaense, presente em grande número em Ponta Grossa, cidade sede do Clube de Humor e Quadrinhos Barão de Itararé, responsável pelo trabalho.

“Apesar da referência, a nossa praça não tem nacionalidade nem idioma – é antes um espaço imaginário onde se manifesta a diversidade cultural. Resolvemos não ficar parados vendo as máfias, políticos corruptos, terroristas e mineradoras poluidoras se transnacionalizarem, enquanto que nós, autores, nos resignamos a distribuir fotocópias de nosso zine nos cafés de universidades locais”, diz o editor da publicação, jornalista Ben-Hur Demeneck, sobre a inscrição no prêmio internacional.
“Maidan” tem 24 páginas e reúne cartunistas e caricaturistas como Pietro Luigi (O Banhero Selvagem), Pryscila Vieira, Dinho Lascoski, Erickson Cruz, Juscelino Neco, Robson Sádico Roque Soponholz. No entanto, segundo Demeneck, havia a intenção de discutir ideias a partir de textos e, por esse motivo, jornalistas, publicitários e estudantes também colaboraram, entre eles, Camila Esteves, Elias Lascoski, Ismael de Freitas e Marcelo Mara.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...