segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

BETROSPECTIVA 2015

Os fatos que marcaram o NOSSO ano...hehehehhe!

É isso aí, pessoal, mas um ano se inicia e antes da gente fazer aquela famosa e interminável listinha de coisas que vamos nos comprometer em (NÃO) fazer, vamos enumerar as coisas legais que rolaram por aqui, por ali e por acolá no ano de 2015. Ah... e o ponto negativo, também!

1º - Indo a lugares nunca antes navegados:
Participamos de vários fóruns, seminários e cursos de aperfeiçoamento sobre Museologia Social e Pontos de Memória. Mais informação e bagagem na garupa. O Museu Nísia Floresta foi um excelente laboratório e parceiro nesta etapa.
2º - Expandindo os horizontes:

Produzimos em parceria com a SOS Mídia três programas pilotos para uma série televisiva sobre quadrinhos e a cultura geek local. O resultado foi bem satisfatório. Esperamos que o projeto frutifique neste ano. Confiram a chamada de abertura de um dos programas AQUI.

3º - Produzindo sem parar:
Criamos dois gingles e mais um roteiro para um programa infantil, além de ilustrações para um curta animado do Carcará. A nossa parte foi feita a contendo, falta a equipe de animação finalizar o produto.

4º - Educar, sempre é preciso:
Foram diversas palestras e oficinas realizadas em várias localidades do Estado, com destaque para o trabalho realizado junto ao Programa Semente Cidadã em Natal (veja AQUI) e a nossa participação em três mostras de cinema promovidas pela RPTV (Campo Grande, Caicó e Currais Novos). Também demos uma passadinha pela FLIQ (agora em novo endereço), onde produzimos está matéria AQUI.

5º - Cuscuz e quadrinhos:
Tivemos o grato prazer de conhecer uma galera irada que curte e consume quadrinhos aqui em Natal. Refiro-me a geração Cuscuz HQ e que de brinde ainda demos um singelo apoio na 2ª edição do evento.

6º - Presentes e mais presentes:

Além dos brindes "cuscuzais", recebemos dois lançamentos quentinhos diretamente do forno dos nossos amigos Joaquim Monteiro e Mig, com suas obras, O PUIAIÊS II e THRASH, respectivamente.

7º - Sim, a gente ainda desenha:
O forte do ano foi mesmo a experiência no campo das artes visuais e do áudio visual, mas mesmo assim nós produzimos dois volumes (roteiros) da saga Os Notáveis e fechamos os argumentos do Tomo I da série. Estamos ainda a procura de um (ou vários) desenhistas para compor a equipe criativa do título. Quem sabe a descoberta não role neste ano...

E sim, é claro, desenhamos um pouquinho também. Com destaque para a criação de Niara e a Turma do Quilombo, série que teve uma HQ produzida para servir como material didático junto a uma escola da Comunidade Quilombola Negros do Riacho, localizada em Currais Novos. As Betrônicas (minhas crônicas), também estrearam, ainda que timidamente, ao lado de nosso acervo de tirinhas que em breve estará todo condensado no blog POTYRINHAS, criado em agosto.
Conheça o Blog AQUI e a Fanpage AQUI.
8º - Pesquisas em expansão e evidência:
Algo bem legal e que eu curti muito produzir, foi a pesquisa sobre a representação indígenas nas HQs brasileiras. O trabalho ainda não está concluído, mas já resultou numa mostra itinerante que deve rodar o estado potiguar nos próximos meses (anos?). Revejam o vídeo sobre a mostra AQUI.

9º - E viva a República:
EXPO MITOS E HERÓIS
Em 2016 a RQ vai completar 10 anos de criação, mas as comemorações já começaram no ano passado com a divulgação da série POR ONDE ANDA... Onde enfocamos um breve registro sobre os participantes do coletivo. Devido a agenda profissional acabamos dando um tempo na série que assim que der voltará a ser retomada e concluída. Ainda visando o registro das atividades da República dos Quadrinhos ao longo de sua primeira década, disponibilizamos dois espaços virtuais (ambos em atualização), uma sobre a exposição MITOS E HERÓIS, agora permanente e outro com todo o acervo de publicações da nossa editora (confira AQUI).
Outra coisa bem legal é que fomos indicados PELA 3ª vez a participar do TOP BLOG, as últimas participações foram em 2011 e 2012, fase do BUUM republicano e dos picos altíssimos de nossa audiência (entre 5 e 7 mil acessos dia). Lembrarem da gente em 2015 já foi um baita elogio.

10º - A sacanagem do POSTER SHOP:
Mas nem tudo foram flores. A H-DA do ano foi sem dúvida o saque virtual das imagens e webcomics da RQ que foram pirateadas por um site pilantra gringo. Nós repudiamos tal atitude, alertamos os demais artistas e notificamos a safadeza AQUI.

Bem gente, foi por aí o nosso 2015 e ficamos na torcida que vocês estejam junto conosco ao longo de todo 2016, curtindo as nossas novidades, erros e acertos, valeu?

Um beijo no coração de todos e vamos que vamos!

Att,

Beto

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...