sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Turma do Pererê: 55 Anos

Pererê, Galileu, Tininim, Geraldinho, Alan, Moacir, Pedro Vieira e toda a turma da Mata do Fundão estão completando 55 anos de vida editorial neste dia 1º de outubro.
Os personagens criados pelo cartunista Ziraldo, que estrearam nos gibis em 1960, na extinta editoraO Cruzeiro, conquistaram leitores de todas as idades com histórias bem brasileiras, mostrando virtudes e problemas sociais do País, além das raças, culturas e figuras do folclore tupiniquim, não deixando de lado as paixões nacionais, como o futebol e o samba.
Pererê # 1 foi a primeira revista em quadrinhos genuinamente brasileira totalmente colorida e durou até abril de 1964, quando a ditadura militar se instaurou no Brasil e, segundo Ziraldo, o editor do gibi passou a apoiar o novo regime.
Quando o título retornou em 1975, já pela Editora  Abril e como Turma do Pererê, o sucesso não foi repetido. Pela mesma editora, a revista retornou em 1985, numa série de almanaques em formatinho – nesse mesmo ano, a Primor lançou uma coletânea em capa dura, numa edição única.
No início da década de 1990, novamente pela Abril, os personagens voltaram para uma breve passagem pelas bancas.
Somente em 2006, a Salamandra trouxe de volta a turma na série Todo Pererê, que pretendia republicar todas as HQs em 22 volumes de luxo. Mas, depois de apenas três edições, a coleção deixou de ser publicada. No ano seguinte, a Globo lançou três coletâneas temáticas, que em 2010 foram reunidas em uma caixa especial que celebrava os 50 anos do Pererê.
Livros de prosa, cartilhas educativas, seriado live-action, jogos para celulares e comerciais de TV têm mantido os personagens ainda vivos, nos últimos anos.
Mas até o próximo dia 29 de novembro, na Caixa Cultural de Salvador/BA, os fãs poderão ver todos eles mais de perto, ao visitar a exposição Pererê do Brasil, que apresenta ambientes que simulam a Mata do Fundão, além de painéis com todas as 43 capas ampliadas do gibi Pererê e muitas outras outras atrações. 
Fonte: UHQ.  
Via EMT

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...