terça-feira, 29 de setembro de 2015

Palestras fortalecem capacidade de interpretação das crianças do Programa Semente Cidadã


Divulgação Semdes
A Coordenação Pedagógica do Programa Semente Cidadã (Prosemc) operacionalizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN), iniciou um novo estágio de atividades educativas direcionadas as crianças e adolescentes do Prosemc. A medida implantada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) tem o objetivo de ampliar a capacidade de interpretação e de conhecimento dos alunos, que deve ser alcançada por meio de palestras que incentivem a capacidade do pensar e do agir consciente.


Dentro dessa ótica foi realizada a primeira palestra abordando o assunto: “O que está no gibi?”. O tema foi discutido pelo arte educador Beto Potyguara, que trabalhou as informações alertando o público sobre a presença de mensagens subliminares e ideológicas nas histórias em quadrinhos, bem como, apontando os estereótipos pejorativos e preconceituosos. “O objetivo dessa ação é o de despertar o senso crítico dos estudantes por meio da leitura de imagens, e demonstrar que até mesmo na hora de se comprar ou indicar uma simples revista de histórias em quadrinhos, temos que ter critérios e cuidados bem específicos”, explicou o palestrante.

Antes de iniciar a primeira palestra, as crianças e adolescentes do Programa Semente Cidadã tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa informal, onde o educador conseguiu avaliar o nível de conhecimento do grupo, de modo a utilizar as técnicas pedagógicas capazes de alcançar de maneira mais efetiva o público participante do encontro. 

Segundo o Coordenador Geral do Prosemc, Alexandre Melo, o trabalho faz parte de um conjunto de ações que serão promovidas por meio da parceria firmada entre o Programa Semente Cidadã e a Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural (RPTV), pertencente a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN. “A integração e a união entre instituições e a sociedade é o fator primordial para se construir o processo de segurança preventiva, e é isso que estamos fazendo no Semente Cidadã”, disse.

O processo de aprendizagem e de fortalecimento interpretativo vai ser levado para as 160 criança e adolescentes que atualmente são atendidas pelas ações de cidadania, educação e esporte trabalhadas pela equipe de guardas municipais que atuam na operacionalização do Prosemc. O Semente Cidadã foi criado pela Prefeitura do Natal em 2009, funciona na zona Norte da capital e é referência para outras práticas socioeducativas focadas na segurança preventiva.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...