Entre 2014 e 2015, quadrinistas brasileiros produziram 1.689.312 páginas de HQ, reunidas em 117 álbuns, 248 revistas, publicadas por 71 editoras com tiragens que, somadas, chegam a aproximados 92 milhões de exemplares – ou seja, quase uma para cada dois brasileiros. Foram consumidas 42.098.114 pranchas de desenho, surpreendentemente o mesmo número de litros de nanquim e um total de 389 milhões de horas em frente ao computador, sendo que 82% dos autores utilizam Photoshop pirata. Um em cada 312 brasileiros ousa considerar-se quadrinista, de forma que o mercado representa a renda básica de 43 mil famílias no país, incluindo, indiretamente, as dos traficantes dos quadrinistas.

Este é o mercado de quadrinhos no Brasil. Ou não, pois todos os números foram inventados. Antes que a gente caia em mais uma discussão de “existe mercado de quadrinhos no Brasil?” e alguém citar “olha o Maurício de Sousa” para os grilos, a gente quer saber outra coisa: o que se fez de BOM, de LEGAL, de FODA no quadrinho brasileiro nesse ano?
Essa é a proposta d’O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015 : uma antologia com as melhores histórias em quadrinhos nacionais (ou trechos das) que fez a gente dizer “Putz, nosso quadrinho tá cada vez mais DO CARALHO.”
(Sim, igual ao Best American Comics dos gringos. A isso damos o nome chique de: antropofagia.)
Antologia anual serve como retrato, ponto de referência da produção, registro, documento de uma época. Estamos aí para facilitar o trampo dos acadêmicos que resolvem estudar o assunto. É ambicioso? É, claro que é. Pretendemos que essa seja a primeira de muitas.
Então. Queremos juntar todas as HQs brasileiras produzidas entre 30 de junho de 2014 e 30 de Junho de 2015. Ou seja: quadrinhos feitos por brasileiros ou gringos habitando este território, publicados em língua portuguesa, seja em livro, revista, papel higiênico ou em pixels, à venda ou à disponibilidade para o público em geral no Brasil no período, vale repetir, entre 30 de junho de 2014 e 30 de Junho de 2015.
E aí? Você produziu e publicou algumas história em quadrinhos no Brasil entre 30 de junho de 2014 e 30 de Junho de 2015? Queremos conhecer. Mande seu PDF para http://goo.gl/forms/Op5bTYG7L2
Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015 vai ser nossa oportunidade de dizer sem rodeios, a quem quiser ouvir, onde está o melhor dos quadrinhos brasileiros de 2015. A partir daí, o mundo é nosso.
Érico Assis, Clarice Reichstul e Rafael Coutinho – Editores
****
O QUE É A ANTOLOGIA “O FABULOSO QUADRINHO BRASILEIRO  DE 2015”?
É a primeira edição de uma antologia anual reunindo as melhores histórias em quadrinhos feitas por artistas brasileiros ou residentes no Brasil. Oxalá venham muitas depois dessa!
QUEM SE HABILITA?
Os autores devem ser brasileiros ou estrangeiros residentes no país. Trabalhos publicados entre 30 de Junho de 2014 e 30 de Junho de 2015 serão contemplados nessa edição de 2015. Histórias em quadrinhos curtas, graphic novels (trechos delas), tiras, cartuns, charges e mini-comics serão considerados, sejam publicados por editoras grandes, editoras independentes, pelos próprios artistas, fanzines, livros, revistas, sites, blogs, tumblrs e o diabo a quatro, contanto que publicados entre as datas da janela escolhida.
COMO FUNCIONA?
Os editores da antologia são responsáveis por coletar, ler e selecionar trabalhos publicados por autores brasileiros ou residentes no país durante o ano. O editor convidado, Érico Assis, será o responsável por escolher entre os semi-finalistas selecionados quais os trabalhos que entrarão efetivamente na antologia. Os responsáveis pelos trabalhos selecionados serão contactados particularmente entre os dias 10 e 20 de Agosto de 2015 para acertar questões de cessão de direitos, autorizações e afins. Se tudo der certo, a antologia será lançada no FIQ BH, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de Novembro de 2015.
As inscrições podem ser feitas  via Google Forms no link: http://goo.gl/forms/Op5bTYG7L2
Ajude-nos a fazer essa mensagem chegar no maior número de pessoas envolvidas com quadrinhos possível, passe ela adiante para aquele seu amigo cavernoso que faz quadrinhos mas não tem facebook nem email, queremos ser o mais abrangente possível em nossa seleção!
****
REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES  PARA “O FABULOSO QUADRINHO BRASILEIRO  DE 2015″
  1. O prazo de inscrições começa no dia 15 de Maio de 2015 e encerra-se no dia 05 de Julho de 2015;
  2. Podem inscrever-se quadrinistas brasileiros e estrangeiros residentes no país;
  3. A inscrição pode ser feita por um dos autores, editores ou por alguém autorizado pelos mesmos;
  4. A ficha de inscrição pode ser acessada no link http://goo.gl/forms/Op5bTYG7L2 ;
  5. Não aceitaremos inscrições por correio ou entrega pessoal, apenas pelo formulário eletrônico;
  6. Links para arquivos digitais devem ser válidos por todo o período de inscrição e seleção;
  7. Uma biografia curta dos autores, de 1200 caracteres no máximo, deve acompanhar a inscrição dos trabalhos;
  8. Serão aceitos quadrinhos publicados, seja impresso ou digital, entre 30 de Junho de 2014 e 30 de Junho de 2015;
  9. Por impresso entendemos livros, fanzines, revistas, jornais, periódicos e afins editados por editoras estabelecidas, editoras independentes ou autores independentes, não importa o tamanho;
  10.  Não serão aceitos trabalhos inéditos;
  11. Caso você tenha muitos trabalhos que queira inscrever e por um acaso eles estão todos em seu blog (por exemplo), não precisa inscrever um a um, faça apenas uma inscrição indicando o endereço eletrônico do seu blog ou página na internet;
  12. Não serão aceitos trabalhos publicados antes de 30 de Junho de 2014;
  13. Não existe limite de trabalhos inscritos por autor ou editora – tendo dito isso, todo mundo sabe que nem tudo o que fazemos é GENIAL, portanto não inscreva aquela HQ meia boca que você fez de má vontade e sabe que está mal feita, ajuda a turma aqui!;
  14. Depois de enviado, o autor não poderá fazer qualquer tipo de acréscimo ou revisão ao material já entregue.
  15. Os selecionados serão comunicados por email privado entre os dias 10 e 20 de Agosto de 2015;
  16. O pagamento pela participação será  na forma de 3 cópias do livro editado. Cópias adicionais podem ser compradas pelos autores para revenda particular pelos pelo preço de custo do livro vendido às livrarias;
  17. A decisão sobre a participação do trabalho submetido é única e exclusiva do editor da antologia, o fato de se inscrever a obra não quer dizer que ela será publicada.