segunda-feira, 2 de março de 2015

POR ONDE ANDA: IGOR Z. CERQUEIRA???

REPÚBLICA DOS QUADRINHOS 10 ANOS - PARTE 01
POR ONDE ANDAM OS PROCLAMADORES DA REPÚBLICA?
Por Beto Potyguara e o Igor Z. Cerqueira.
Dando início a série "Por onde andam os proclamadores da República?"apresentamos ao nosso respeitável público o brasiliense Igor Z. Cerqueira.

O Igor participou da primeira formação da República dos Quadrinhos, aquela que surgiu dentro do blog de tiras "TIRANDO UMA!"- falaremos mais sobre isso noutro momento. Na época dividia a sua vida entre três paixões: cinema, a música e os quadrinhos - não que isso tenha mudado com o passar do tempo. O traço pouco convencional e o teor de suas tirinhas foram o que me inspiraram a convidá-lo a integrar a recém-criada-intrépida-trupe da RQ - ainda no auge do Orkut.
Ele contribuiu inicialemente com a série "Klaus & Nicolaus" (acima) e depois com os títulos "Camarda Raimundo" e "Abelardo, o abestado"(abaixo).
Fizemos uma pequena listinha com as suas produções junto ao coletivo e em seguida um resumo do que o artista do traço e do sopro (esqueci de mencionar que ele é flautista?) vem fazendo desde então. Confira:

  • Participação no TIRANDO UMA - blog de tiras extinto da RQ (2009 - 2011)
  • Participação no blog da República dos Quadrinhos - com tirinhas (2011 -2012)
  • Participação na Mostra de Tiras "O que não está no gibi, está por aqui" (2009)
  • Participação nas duas edições do AGOSTO PRA TUDO (2011-2012)
  • Contribuição nas webcomics: SOQ - Só Quadrinhos # 3, # 6 e Almanaque RQ
  • Webcomic solo: IGORcentrismo.
E agora com a palavra o próprio Igor Z. Cerqueira:

Como vocês sabem - e se não sabem passaram a saber -, minha formação básica é em cinema. 
De 2009 para cá, me formei em roteiro para cinema e TV na Vancouver Film School, do Canadá, e no curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília (com habilitação em Audiovisual). 
- Nesse meio tempo, tenho atuado principalmente como roteirista: escrevi roteiros para um par de filmes de curta-metragem, vários vídeos institucionais e um ou outro produto para TV. 
Cheguei a trabalhar no departamento de conteúdo de uma produtora aqui de Brasília, a Cine Group, mas me tornei freelancer logo no início de 2014 para conseguir tocar alguns projetos pessoais. No momento, estou desenvolvendo um roteiro para um filme de longa-metragem e dois outros para curtas documentários. 
Onde está o Wally-Igor?
-Além disso, continuo fazendo bicos como gaitista aqui e ali. Minha banda – a Paranoá Blues Band – continua na ativa e foi tocar em um festival de gaitistas brasilienses em novembro (2014), o “Gaitistas do Cerrado” (abaixo). 
Também toquei com uma banda cover de Elvis Presley no “Brasília Moto Capital” (um encontro de motociclistas razoavelmente) e me apresentei com eles outra vez no início de outubro, no “Recife Moto Week”. 
Continuo escrevendo e rascunhando quadrinhos, mas ainda não tive condições de produzir trabalhos de maior fôlego neste ano que passou. Os projetos continuam na gaveta, esperando uma boa oportunidade para serem colocados em prática.

Confiram o IGOR e sua gaita em ação:



E aqui o seu blog e sua página no facebook.

Valeu, grande IGOR! Espero que você (o Igor) tenha curtido a pequena homenagem-lembrança.
E pra vocês que estão nos visitando fica o convite para acompanhar toda a série de matérias comemorativas da RQ. 
Até a próxima segunda!

Att,

Beto.

Acompanhe toda a série clicando AQUI!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...