sábado, 14 de março de 2015

Aplicativo é loja virtual de quadrinhos nacionais

Por: Francisco Costa - DM
Desde o Dia do Quadrinho Nacional, 30 de janeiro, um aplicativo inovador ganhou os smartphones e tablets que utilizam sistema operacional iOS. Trata-se do Comix Trip, uma loja que oferece HQs nacionais digitais para leitura, que, em breve, também irá para Androids.

Segundo um dos criadores do app, o editor, quadrinista e dono da Qualidade em Quadrinhos Editora, Alexandre Timmers Montandon, 47 anos, o objetivo do Comix Trip é divulgar e comercializar as histórias, criando uma alternativa para um dos principais problemas dos quadrinhos nacionais: a distribuição.
Alexandre revela que o embrião dessa ideia surgiu em 2014. “Na época, fizemos nosso primeiro aplicativo, em parceria com a Business Intelligence, para um convênio entre Sebrae e ABNT (esse aplicativo está disponível na Apple Store e Google Play). Uma coleção gratuita de revistas em quadrinhos sobre normas para ser lida em tablets e smartphones. A resposta foi tão positiva que nos motivou a ir além”, explica.
Com o pé direito
Conforme o editor, o lançamento já teve um boa adesão. “Além do Brasil, já tivemos downloads na Alemanha, Portugal e Índia.” Mas, apesar do entusiasmo, o quadrinista é racional. “Claro que ainda é um mercado em formação, e ainda é preciso criar o hábito da leitura digital no País, mas essa é uma tendência natural em todo o mundo, e aqui não será diferente.”
Como vantagens da mídia digital, Alexandre destaca a acessibilidade, a praticidade de ler e levar para onde quiser, a economia e o conforto. “No Brasil, já se estima que existam mais de 5 milhões de tablets no mercado, no mundo já são mais de 100 milhões. Esse público está sempre em busca de novidades e bons conteúdos. Os quadrinhos nacionais evoluíram muito nesses últimos cinco anos, e muitos lançamentos de qualidade aconteceram, principalmente entre os independentes, que nem sempre conseguem fazer sua obra chegar ao grande público. Entendo que aí exista um potencial imenso de formar novos leitores.”
Novos produtos
A equipe por trás do aplicativo trabalha atualmente no Conselho Editorial, formado por autores e jornalistas, que irão ajudar a dar uma cara ao aplicativo, selecionando produtos que mantenham um padrão de qualidade para os leitores. “Esse mesmo Conselho nos ajuda, indicando as novidades nesse mercado. E também estaremos nos principais eventos de quadrinhos esse ano, acompanhando a evolução dos autores. Nosso objetivo é apresentar histórias que atinjam os mais diversos públicos, oferecendo uma grande variedade de assuntos e temas”, garantiu Alexandre.
Sobre o quadrinista independente, o empresário afirma que este é sempre bem-vindo. Quem quiser pode entrar em contato e enviar uma amostra do trabalho pelo hq@comixtrip.com.br e enviar uma amostra do seu trabalho. O material será avalidado pelo Conselho Editorial.
“A partir daí, participar é muito simples e fácil, é como colocar sua obra em uma livraria, mas, ao invés de deixar os livros impressos, ele deixará conosco o arquivo digital. Não existe exclusividade nem tempo de permanência. Pense no Comix Trip como uma livraria, simples assim.”
Futuro
O idealizador do projeto afirma que eles já estão em contato com algumas editoras para aumentar o acervo da “livraria”. Ele destaca que quanto mais obras puderem oferecer, maior será o público leitor.
“O Comix Trip é uma iniciativa pioneira no Brasil, que está começando agora com todo o entusiasmo e adrenalina a mil. Ao longo do ano, iremos trabalhar forte para promover melhorias constantes no app. Para isso, os feedbacks dos leitores serão sempre bem-vindos. Nossa meta é oferecer quadrinhos nacionais em formato digital a preços acessíveis ao grande público, formando uma nova geração de leitores dessa arte no Brasil”, concluiu.
Materiais Dica de leituradisponíveis
No momento do lançamento, estavam disponíveis 48 obras. A meta é que se chegue a 100 até abril, sempre mantendo um padrão de qualidade nos produtos ofertados. Segundo o empresário, o Comix Trip é uma livraria digital preocupada em fazer o público conhecer toda a beleza e produção do melhor dos quadrinhos nacionais.
Entre os autores disponíveis estão: André Diniz (Morro da Favela, Duas Luas), Flavio Luiz (Aú, o Capoeirista, O Cabra), Aloisio Castro (Carcará), Carlos Ruas (Um Sábado Qualquer), Gilmar (Caroço no Angú, De Quatro, Mistifório), Will e Daniel Esteves (O Louco, A Caixa e O Homem), Felipe Cagno (3, 2, 1 Fast Comics, Lost Kids), André Caliman (Revolta, Um Rock Para Caçador), Gabriel Jardim (Café), Bira Dantas (Bira Zine), Brão Barbosa (Feliz Aniversário, Minha Amada), Rico (Aí o Pau Quebra!), Marília Bruno (Cara, Eu Sou Legal), Lucas Lima (Nicolau), Eric Peleias (Eu, Super), Gian Danton e Ricardo Manhaes (Turma da Tribo), Amorim (Rua Paraíso), Omar Viñole (Coelho Nero), Thiago Spyked (Editora Crás), Paulo Santos e André Farias (Draconian), Giorgio Cappelli (Rastreadores da Taça Perdida), entre tantos outros…

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...