quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

COMO FOI: o 9º MUTAÇÃO

9º Mutação - Cartaz


A nona edição do Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop foi um sucesso, agradando tanto ao público quanto aos convidados. O evento, coordenado pela Quadrante Sul Comics de Alex Doeppre e Denilson Reis desde 2012, ocorreu nos dias 15 e 16 de novembro de 2014, na Casa do Pensamento, dentro da área infantojuvenil da 60ª feira do Livro de Porto Alegre/RS.
O evento é uma pequena convenção de artistas e fãs da cultura pop, onde os coordenadores procuram abrir espaço tanto para os artistas mais conhecidos do grande público, como também dar visibilidade aos artistas undergrounds que produzem seus quadrinhos independentes e seus fanzines. Claro que não são esquecidos os fã-clubes.
A mesa TelaHQ – voltada para séries de cinema e TV, que tem relação com os quadrinhos, apresentou: Planeta dos Macacos, Star Wars, Doctor Who e Mochileiro das Galáxias, com palestras de membros dos fã-clubes destas séries e com pesquisadores como Gilson Cunha, que é uma verdadeira enciclopédia de séries clássicas do século passado.
Henry Jaepelt, Denilson Reis & Law Tissot
Henry Jaepelt, Denilson Reis & Law Tissot
Falando em século passado, a mesa Fanzineiros do Século passado abriu espaço para a Ugra Press, onde Douglas Utescher, ao lado de Law Tissot e Henry Jaepelt, apresentaram a série de álbuns de quadrinhos “Maldito Seja”. A mesa contou ainda com Marcos Freitas, falando da Atomic Editora, que estava lançando junto com a Quadrante Sul Comics o álbum “Sombras Especial”, de Júlio Shimamoto; Gazy Andraus, que fez a mediação e vários fanzineiros que foram chamados ao palco para falarem de seus trabalhos.
Batman teve um destaque especial em virtude de seu aniversário de 75 anos. Além de uma mostra organizada por Fabiano Holtz, a mesa dos 75 Anos do Batman colocou no palco vários fãs do personagem e contou ainda com a ilustre presença do jornalista Goida. Outra mesa que se consolida é Quadrinhos e Educação. Este ano o tema foi as transposições da literatura para os quadrinhos com Bruno Salerno, Carlos Ferreira e Marcelo Tomazi.
Vitor Cafaggi, Wellington Srbek, Denilson Reis, Daniel HDR & Gervásio Santana
Vitor Cafaggi, Wellington Srbek, Denilson Reis, Daniel HDR & Gervásio Santana
Os convidados especiais do evento estiveram no segundo dia: Vitor Cafaggi veio para falar de sua carreira e do projeto Turma da Mônica, onde ilustrou a graphic novel “Laços”. Outro projeto multi premiado que esteve presente foi a Coleção Moebius, onde o editor e quadrinhista Welligton Srbek marcou presença. O debate com Cafaggi e Srbek foi mediado pelo desenhista Daniel HDR, que atualmente trabalha para a DC Comics. Vitor elogiou a coordenação ao convidar HDR para mediar, pois o bate-papo foi mais descontraído e com perguntas mais interessantes, pois vinham de um artista como ele.
O público que compareceu em bom número pode, além das palestras, visitar as exposições dos fã-clubes com muito material sobre Star Wars, Doctor Who, Harry Potter e The Walking Dead. Tivemos ainda uma feita com publicações da Ugra Press, Quadrante Sul Comics, Atomic Editora e fanzines diversos.
Outro momento que alegrou o público foi a visita de cosplays e a sessão de autógrafos com Cafaggi, Srbek e Daniel HDR, além da Hora Mutação, onde o público pode produzir uma ilustração para o fanzine Mosaico, a ser produzido na sequência.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...