sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Brokers 1

Por Henrique Magalhães - Marca de Fantasia
Brokers 1
Breno Ranyere
Série Repertório, 20.
Paraíba, Marca de Fantasia, 2014, 84p. 14x20cm. R$20,00.
ISBN 978-85-67732-20-6.
Brokers, álbum de estreia do paraibano Breno Ranyere, ocupa um lugar especial na Marca de Fantasia. A editora não tem uma linha editorial infanto-juvenil, contudo o trabalho de Breno, apesar de se tratar de uma aventura que mistura elementos de mangá com super-herói, pode agradar a qualquer público, mesmo os habituados ao conceito mais underground da Marca de Fantasia.
A HQ criada e desenhada por Breno fecha-se nesta primeira edição, mas como é próprio aos mangás, pode ter desdobramentos e sequências, que dependem apenas do empenho do autor em produzi-los. A história conta o protagonismo do personagem Eric, que esconde um segredo de sua família. Por anos ele foi capaz de manipular o elemento terra a sua vontade sem que ninguém soubesse. Porém, após ser atacado por caçadores que planejam roubar seu poder, o garoto é forçado a escolher entre ficar e lutar ou abandonar aqueles que ama.
A aventura de Eric e os encargos que seus poderes lhe trazem não fogem às convenções do gênero, mas realça-se o domínio de Breno na construção de um roteiro fluido e uma arte que cumpre com eficiência seu papel de causar impacto e interesse no leitor. Por outro lado, a produção de Brokers é fruto de uma longa fase de amadurecimento do autor, que lida com sua obra desde os primeiros anos da adolescência:

“Meu interesse por contar histórias veio desde criança, observando as grandes criações que artistas de todos os cantos produziam para televisão, cinema e quadrinhos. Ao crescer um pouco mais e desenvolver uma habilidade com o desenho, comecei a criar minhas próprias histórias na esperança de ser capaz de inspirar outros assim como fui inspirado”. O feito de Breno, portanto, vai além dos quadrinhos, centra-se na capacidade de expressão, tão fundamental para a afirmação da autoralidade.

Breno Ranyere nasceu na Paraíba em 1992. Em 2009 desenvolveu a ideia de “Brokers” e criou um blog para postar seus capítulos, junto com seus trabalhos de ilustração. Em 2012 lançou uma versão atualizada da série no blog que viria a se tornar sua encarnação oficial. Formado em 2014 no curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB, é especializado em produção de ilustrações, quadrinhos e edição de imagem. Seu projeto de formatura foi uma análise de sua jornada como criador artístico. Seus trabalhos incluem ilustrações para livros educativos e produção de animações para uma série infantil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...