quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Exposição no Museu Théo Brandão exibe contos populares em mangá


Histórias em quadrinhos são adaptadas ao folclore brasileiro. ‘As 50 histórias que minha avó contava’ tem entrada gratuita.
Museu Théo Brandão de Antropologia e Foclore (MTB) trouxe, a partir do úlçtimo dia 12, uma exposição diferente para o público visitante. ‘As 50 histórias que minha avó contava’ são narrativas e contos sobre lendas folclóricas e criaturas extraordinárias que fazem parte do imaginário popular brasileiro, feitas em um formato adaptado de mangá.
De acordo com a idealizadora da exposição, a estudante de design Mariana Petrovana, as obras recontam as histórias que sua avó lhe apresentou na infância em um formato de ‘mangá brasileiro’. “Como um produto derivado, esses quadrinhos sofrem hibridização. Ele não é um mangá  japonês, com todos os códigos visuais e culturais. Esse estilo híbrido faz uso das técnicas de desenho, narrativa e alguns elementos metalinguísticos para enriquecimento da história”, explica.
Os quadrinhos trarão 50 histórias, entre elas “A mulher da capa preta”, “As caboclinhas”, “Fogo corredor”, “Dona Fulorzinha” e “São Longuinho”, todas contadas por uma avó, assim como sugere o título da exposição. Quando criança, Petrovana passava longos períodos em companhia da avó materna, em um sítio, localizado em União dos Palmares. A artista nunca esqueceu essas histórias e, agora, resolveu recontá­-las de um jeito bem particular, com a ajuda da também artista Janaína Freitas.
O trabalho é um dos selecionados por meio do edital de exposições temporárias do museu para o ano de 2014 e estará em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2015.
Serviço
Exposição ‘As 50 histórias que minha avó contava’
Onde: Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), Av. da Paz – Centro, Maceió
Quando: 12 de dezembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015
Horários: terça a sexta, das 9h às 17h e sábados, das 14h às 17h.
Entrada gratuita
Fonte: Zine Brasil - Via EMT

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...