quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Gibicon reúne no MuMa mestres internacionais

A Gibicon 2, Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba – abre oficialmente nesta quinta-feira (04) às 20 horas, no MuMa – Portão Cultural, com 13 exposições e a entrega do 1º Prêmio Claudio Seto de Quadrinhos, para o cartunista Solda, que também dá nome a uma das exposições. A Jump Jazz fará nesta noite um pocket show somente para convidados.

Esta edição da Gibicon terá 33 mesas de debates, 16 palestras, 37 oficinas e a exposição ‘Entre 4 Linhas’, aberta em junho, no Centro Cultural Sesi – Casa Heitor Stockler de França.
A programação tem ainda avaliação de portfólios, Arena dos Artistas (que mostra o passo a passo das várias etapas de criação dos quadrinhos), Cena HQ (montagem ‘teatral’ de dois quadrinhos, 'Revolta', de Andre Caliman, e 'Turma da Mônica – Laços'), Duelo HQ (cada quadrinista terá 10 minutos para desenvolver o tema votado pelo público), HQGol, o campeonato de futebol entre os quadrinistas (incluindo mulheres), sessões de autógrafos (necessário retirar senha uma hora antes), Feira de Quadrinhos, pockets shows e cosplay.
Todas as atividades são gratuitas. Apenas para as oficinas a inscrição vale um gibi em bom estado ou novo.
Exposições
As obras ocupam três salas do MuMa e poderão ser vistas até o dia 28 de setembro. Além da exposição em homenagem a obra de Solda, poderão ser vistos os trabalhos do inglês David Lloyd (V de Vingança), do coreano Kim Jung Gi, 13 telas de Renato Guedes, o universo sombrio de Salvador Sanz, a nova roupagem para os clássicos de Maurício de Souza, o acervo da Gibiteca, Cidade Sorriso dos Mortos Vivos, Breve História do Mangá no Brasil, Revolta (de André Caliman), Comics, ‘O Gralha’ e ‘O que aconteceu com a seleção brasileira’.
Estes artistas também participarão de oficinas, palestras e debates nos quatro dias do evento.
Kim e Lloyd
Quadrinista e ilustrador, o sul coreano Kim Jung Gi virá pela primeira vez ao Brasil, e vem como convidado da Gibicon. O trabalho dele é considerado excepcional e é resultado da memória fotográfica que tem. Ele visualiza o desenho antes de fazer as marcas.
Na Gibicon, ele fará performance nos dias 5, 6 e 7. O público poderá vê-lo trabalhar ao vivo no grande painel montado em uma das salas de exposições. Antes, ele fará um tour pela cidade, para reconhecer a paisagem e sobre estas imagens ele criará a obra.
Outro artista que está sendo muito esperado é o inglês David Lloyd (acima), autor do cultuado V de Vingança. Nas manifestações que aconteceram no Brasil no ano passado, a máscara criada por ele para o personagem Guy Fawkes se tornou símbolo das manifestações.
Entre os estrangeiros estão também os argentinos Salvador Sanz e Eduardo Risso, e o francês Jean David Morvan.
Prêmio
Nesta edição da Gibicon será instituído o Prêmio Claudio Seto de Quadrinhos. “O Prêmio é mais um passo na estruturação do evento e sempre será uma dupla homenagem. Ao Claudio Seto, que continua como um dos maiores artistas brasileiros, e ao nosso homenageado do ano, desta vez o grande Solda”, diz o coordenador da Gibicon, Fabrízio Andriani.
Outro feito para a Gibicon é ter a participação de artistas importantes no cenário nacional e internacional. “Tanto Lloyd como Kim aceitaram imediatamente o convite para participar da Gibicom. Isto foi uma honra e o reconhecimento pela seriedade com que fazemos o evento”, afirmou Andriani.
Infantil
A Gibicon pensou também nas crianças. Para elas haverá a Gibikids, contação de histórias, espetáculo e recreação infantil.
Os quadrinhos nesta edição se unem ao grafite. Um grupo de grafiteiros de Curitiba irá grafitar os muros laterais e a escadaria externa do MuMa durante os dias do evento.
Haverá Mostra de Filmes com as exibições de Amadores do Futebol, Dossiê Rebordosa, Morgue Story – Sangue Baiacu e Quadrinhos, e Tesouros do Pato Donald, que está completando 80 anos.
No parque atrás do Portão Cultural estará montada a feira Gastronômica Gibicon e dentro do espaço o Comics Café.
Pato Donald na Gibicon
A Editora Abril divulgará com exclusividade na Gibicon as edições especiais dos 80 anos do Pato Donald. O editor da Abril, Paulo Maffia, apresentará em primeira mão capas, páginas e datas de lançamentos das edições comemorativas. Maffia fará palestra nesta quinta-feira (04), às 10h, no auditório Antonio Carlos Kraide – MuMa. A entrada é gratuita.
Debates
O Gibicon promove debates que incluem quadrinhos na educação e financiamento coletivo. Uma das mesas terá as participações de Kim Jung Gi e Jean David Morvan, parceria internacional entre Coréia do Sul e França.
As mesas e debates da Gibicon 2 – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba abordarão os assuntos mais variados. Serão 33 mesas que acontecerão no Cine Guarani, Teatro Antônio Carlos Kraide e Sala de Leitura Wilson Bueno, todos no MuMa – Portão Cultural.

Serão apresentados os seguintes temas:

Dia 4
- Eventos de quadrinhos na Europa
- Quadrinhos e inclusão social
- Tiras
- Roteiro HQ
- Mangá curitibano

Dia 5
- Mulheres e quadrinhos
- Chargistas/ cartunistas curitibanos
- Planeta dos macacos
- Filmes baseados em HQ
- Financiamento coletivo
- Brasileiros na Europa
- Fórum Nacional de Eventos de Quadrinhos
- Caricatura
- Futebol & Quadrinhos
- Quadrinhos hermanos

Dia 6
- Quadrinhas
- Colorização nos quadrinhos
- Quadrinhos do mundo
- Web Comics
- Desenhando Mangá
- Quadrinho autoral: meios de publicação
- Breaking into comics
- Grapfic MSP
- Brasil Mangá Awards
- Adaptações literárias
- Invasão brasileira

Dia 7
- Editores
- Kim Jung Gi e Jean David Morvan
- Quadrinhos curitibanos
- O Gralha
- Escola de desenho
- Gibitecas de Curitiba
- Quadrinhos e educação

A Gibicon 2 é uma realização Znort, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. Pareria com Sesi, Grupo Educacional Opet e Secretaria Municipal de Educação. Colaboração Devir Livraria, Comix Book Shop, Consulado Geral do Japão. Itiban Comics Shop. Apoio cultural Aces Weekly, Panini, JBC, DogZilla, Club Comic, Quadrinhofolia, Vigor Mortis, Jokers, Núcleo, Pre.Press, Proxinoscopio, Comics Café, Quintal do Monge. Apoio Rochelle Corporate Hotel, CurtaCuritiba, Instituto Municipal Curitiba Turismo, Curitiba Convention Bureau, Serra Verde Express, Econtexto.com, Tecnicópias, Caderno Listrado, Celin UFPR, Tributo Santo, Inepar, Tuicial, A Indústria Digital, Sanepar, Octopus, Efenove. Apoio gastronômico Jacobina, Schwarzwald, Bistrô Passeio, Missê Mariá, Picanha Brava, Coffee Shop Brooklyn, Cantina do Délio. Promoção Gazeta do Povo, Mundo Livre FM e RPCTV.
A programação atualizada e detalhada está em www.gibicon.com.br

Gibicon 2 / Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba
De 4 a 7 de setembro
Entrada gratuita
www.gibicon.com.br

MuMa – Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430
Em frente ao terminal do Portão
(41) 3329-2801

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...