segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Por quê usar histórias em quadrinhos em sala de aula?

 
Por Debora Santos - Mundo da Educação Inclusiva
As HQ (historias em quadrinhos) têm conquistado um grande espaço dentro da escola, usados como um instrumento de ensino podem ser importantes ferramentas pedagógicas para estimular a leitura e trabalhar em sala de aula.
Os quadrinhos também podem ser utilizados de forma interdisciplinar com português, artes, historias, enfim pode servir para tudo. Os alunos podem trabalhar em duplas, aqueles que não sabem desenhar podem escrever a narrativa e o outro desenha.
 Nos quadrinhos tudo pode ser resolvido em poucos traços, contando que esses traços consigam representar os elementos da narrativa que possa ajudar a promover a prática da leitura e além disso, ser um importante instrumento  no processo da alfabetização.
O professor pode ajudar o aluno a estruturar a historia e os personagens, desenvolver diferentes desenhos, com criação de argumentos e roteiros de historias, e pode pedir que os alunos criem suas próprias histórias em quadrinhos.
Aprender com quadrinhos tem haver com a prática de desenho e observação, mostrar para o aluno que a narrativa tem que ser de fácil assimilação e compreensão, e com isso o aluno poderá se interessar em associar a fala do personagem, conhecendo cada vez mais as características dele e se identificando com a história. Essa relação de fala e escrita é importante no processo de alfabetização.
Utilizando HQs de linguagem simples e de fácil compreensão é possível chamar a atenção dos alunos, que em geral não oferecem resistência a seu uso, uma vez que são relacionados a uma forma de entretenimento e lazer. Os quadrinhos quando são produzidos em sala de aula, como recurso para complementar o ensino de determinado conteúdo fazem do aprendizado significativo, ou seja, os alunos levarão essa experiência por toda a vida.
Pode se esperar que uma criança que tenha vivido uma alfabetização de forma espontânea e divertida, esteja mais motivada a explorar os conteúdos adquiridos do que outras atividades que lhe tenham sido impostas de maneira desagradável. As HQs podem estimular o prazer pela leitura.
Esta é uma ótima estratégia para o professor que deseja diversificar a sua aula, nada mais gratificante para um educador do que poder ver em seus alunos o fruto de seu trabalho, de poder olhar para cada rostinho e perceber nele a alegria de aprender a ler e escrever, e ter a certeza de que esse aprendizado acontece com prazer.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...