sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Café com Quadrinhos em Natal

 
A cultura pop se mantém sempre jovem. Os seus admiradores é que envelhecem e/ou se renovam em ciclos. O tempo está bom em Natal para quem aprecia quadrinhos e demais desdobramentos entre mangás e animes (quadrinhos e desenhos japoneses), games, action figures (bonecos), e acessórios diversos. Neste fim de semana, a 2ª edição da HQ Zone, no Praia Shopping, será um momento de encontro com exposições, palestras, oficinas e lançamentos. Fora dos eventos, também há uma  movimentada rede de informações e comércio – sempre disposta a receber iniciados e iniciantes.
Café, música ao vivo e muitas publicações na Comic Coffe Shop

A Comic Coffee Shop, em Lagoa Nova, é uma loja que foca nos quadrinhos, mas também abre espaço para adereços pop, DVDs, CDs, livros... e até um cafezinho com música ao vivo. “A ideia surgiu num bar, um papo de amigos bêbados”, brinca Paulo Emílio, que comanda a casa com os sócios Davi Rêgo e Caio Lemos.  Foram dois anos comprando quadrinhos, até surgir a oportunidade de abrir a loja, em abril deste ano. O acervo, segundo Paulo, vem de colecionadores e sebos, além de novidades da área. “Temos um preço abaixo do mercado. Não vendemos só para colecionadores, queremos que todos conheçam a loja”, diz.

A diversidade é a alma do negócio quando assunto é quadrinhos. Na Comic Coffee há desde livros ilustrados para crianças até material erótico (bem guardado, é claro). “O que mais tem saída são os quadrinhos de capa dura, encadernados especiais, reedições de clássicos, e séries badaladas”, comenta. São títulos como DC de Luxe, Sandman, X-Men, Preacher, Os Supremos, Superman, Walking Dead (que veio dos quadrinhos), entre outros.

Há também alguns quadrinhos estrangeiros (europeus e americanos), mangás japoneses, e toda uma série dedicada a adaptações de clássicos da literatura brasileira para os quadrinhos, com Machado de Assis, Lima Barreto, etc. A produção potiguar está representada por nomes como Brum, Analu Medeiros e Milena Azevedo. Os proprietários criaram um pequeno espaço com livros de ciências humanas, com títulos que vão de Gilberto Freyre a Eric Hobsbawn. “O Davi é sociólogo e eu sou geógrafo. Por que não vender nossos livros também?”, diverte-se Paulo.

Para além das revistas, a Comic também conta com um pequeno acervo de action figures, bonés, bottons, pendrives e capas de celular personalizados, e camisetas. O menu na Comic ainda é básico: tem sanduíches frios, pão de queijo, batata frita, e cafés expresso e cappuccinos. “Estamos trabalhando para incrementar o cardápio em breve. Queremos trabalhar com pratos comuns e veganos”, diz. A loja também se movimenta com uma programação musical às sextas-feiras. “Só recebemos artistas com trabalhos autorais. Nestas noites criamos um  cardápio especial”, conta. Já tocaram por lá artistas como Simona Talma, Andróide Sem Par e o rockabilly Big Daddy. A programação voltará no próximo dia 08 de agosto. 

Mercado Anime é extensão da loja virtual
O Mercado Anime faz a alegria dos colecionadores de material pop nipônico e ocidental há cinco anos. No início, apenas na Internet; só em junho deste ano foi aberta uma loja física, em plena área residencial do conjunto Cidade Satélite. “O grosso do nosso comércio ainda é online, mas abrimos um espaço físico para poder participar melhor dos festivais do gênero e ter uma referência a mais para a clientela”, explica o proprietário Will Maia. A loja estará com um estande montado na próxima edição do Yujo Fest, dias 16 e 17 de agosto, no hotel Praiamar Natal, em Ponta Negra.

O material do Mercado Anime é vasto, com peças importadas do Japão e Estados Unidos, além de nacionais. Atrai desde colecionadores nostálgicos a adolescentes sedentos por novidades. “Temos desde crianças de seis anos de idade até quarentões”, diz Will. Há controles antigos de vídeo games, card games, posteres e figuras de ação variadas. O que mais vende são os Pokémons. Tudo relativo a eles sai bastante, entre cartas, quebra-cabeça 3D, gameboys, miniaturas, pokebolas, bichos de pelúcia, etc. Will destaca uma enciclopédia “apenas” com os primeiros 151 pokémons conhecidos. Depois vieram mais.

Uma das peças mais raras – e caras – é o Oozaru, personagem do anime Dragon Ball Z. “Só existem mil exemplares no mundo inteiro”, ressalta Will. Há também ‘action figures’ de clássicos como Alien e Exterminador do Futuro, e novidades como Assassin’s Creed e God War, e os macaquinhos do clássico Donkey Kong, da Nintendo. Os bottons, bonés e camisetas levam estampas de Star Wars, Atari, Dragon Ball, Harry Potter, Simpsons, Walking Dead, Big Bang Theory, entre outros. A loja realiza de 10 a 20 transações online por dia.


Loja K-Ótica é o atual QG das HQs
A loja K-Ótica completará um ano em agosto, instalada na livraria Nobel – que há tempos abriu espaço para culturas HQ e otaku (aficionados por mangás,  animes e games). A loja viu point para apreciadores de quadrinhos novos e clássicos, um espaço onde se pode discutir as novidades sobre Homem-Aranha ou opinar sobre os personagens que foram (ou serão) adaptados para o cinema. “Temos clientes dos 11 aos 50 anos de idade. Não só gente madura está entre os colecionadores, há uma molecada grande também. Temos de professores a estudantes, a circulação de informações é grande”, afirma o proprietário Marcos Guerra.
A K-Ótica também trabalha com troca e revenda de revistas, conta com acervo próprio de Marcos Guerra, além das novidades das distribuidoras. As edições capa-dura e graphic novels são as mais procuradas. Os mangás – originais do Japão - também saem bastante. A loja é ainda um espaço de reuniões e produções da editora K-Ótica. Guerra e Leander Moura lançaram neste ano a novela gráfica “O evangelho segundo o sangue”, um thriller gótico passado na Natal de 1810. O próximo lançamento será “A cura”, no dia 07 de agosto, na HQ Zone. A loja tem material exclusivo de artistas de Belém a São Paulo. É um meio que produz e também lê a si próprio.

Bat zona no Praia Shopping
A 2ª edição da HQ Zone, de 01 a 10 de agosto, no Praia Shopping, é um mergulho na 9ª arte, com assuntos para todos os gostos. Já nesta sexta abre a exposição “Batman – 75 Anos”, com direito a desenhos, sketches ao vivo (17h30) e bate-papo com o colecionador e fã Dickson Tavares (19h15). No sábado haverá palestra sobre os 42 anos da clássica revista MAD no Brasil, com Raphael Fernandes, às 18h30, que em seguida venderá HQs e distribuirá autográfos. No domingo, o destaque será a oficina de tirinhas ministrada por Brum, das 17 às 19h. No dia 05, ele lançará a HQ “Brummmmmm! 2 – Prapai”, às 19h.

Serviço

Comic Coffee Shop.
Av. Miguel Castro, 1376, Lagoa Nova (lateral da Drogaria Globo).
Tel.: 3345-0390.

K-Ótica.
Livraria Nobel Salgado Filho.
Tel.: 8888-5256.

Mercado Anime.
Rua Eng. Joaquim Cardoso, 500, Pitimbu,
Cidade Satélite. Contatos pelo Facebook.

2ª HQ Zone.
De 1º a 10 de agosto, no Praia Shopping.
Acesso gratuito.

Via TN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...