sábado, 30 de agosto de 2014

Artes Visuais: Minhas Crias I

Deslocar uma coisa de seu lugar usual é um modo de transformar o sentido usual desta coisa e do novo lugar para o qual ela foi deslocada, como vimos no readymade. Crie uma imagem onde um deslocamento físico ponha em jogo um deslocamento de significado ou função.*
The Bojo

Imagem 1
Considerações sobre a obra:

A Escolha:
A leitura é sem dúvida alguma a maior fonte de acesso ao conhecimento e a cultura, e mesmo numa época de grande crescimento do domínio digital, as publicações impressas dificilmente serão extintas. Portanto, foi essa a nossa motivação para a escolha da função do objeto, além de conceder o “status de arte decorativa” a um clássico hábito do brasileiro: converter seu WC em uma “dadaística” sala de leitura. O título da obra por sua vez, foi um trocadilho bem humorado, unindo o popular vocabulário do nordestino (bojo, aparelho, obrar) ao uso convencional de termos e de expressões estrangeiras em nosso cotidiano.
As possibilidades de utilização do “aparelho” em si, como uma arte decorativa e funcional, vão muito além da aplicação exposta (um revisteiro). Ainda com a tampa aberta, pode ser convertido em um vaso para arranjo de flores ou plantas. Com o tampão fechado, por exemplo, pode tornar-se um curioso Puff, um divertido recipiente para bebidas ou gelo, um inusitado centro para a sala de estar ou ainda um desajeitado e delicado descanso para os pés. Tudo dependerá da criatividade de seu proprietário ou usuário momentâneo. Nesse sentido, não há limites para o repertório de significados que podem ser atribuídos ao “The Bojo”.
O Processo de produção:
Após a definição do tema e de como iríamos representá-lo, passamos a segunda etapa que foi a sua execução. Primeiramente, pesquisamos várias imagens na internet que uma vez selecionadas, foram recortadas e tratadas digitalmente, antes de sua junção final. A ferramenta utilizada para a execução desse trabalho foi o Photoshop. Segue-se passo a passo o processo de produção do “The Bojo”:
A escolha do vaso:
AUMENTO PARA VASO SANITÁRIO - 7,5 cm altura - Cuidados e Terapias
Imagem selecionada - Site de origem: Toda Oferta

A escolha do seu conteúdo:
revistas.JPG
Fonte: LAB
A escolha do ambiente (sala de leitura):
decoração de sala de leitura 2 Decoração De Sala De Leitura
Opção 1: Mundo das Tribos
Opção 2:Lopes
Transformação do revisteiro:
Fusão da imagem acima com os ambientes selecionados:
Versão excluída

Versão definitiva

* O trabalho acima é fruto de uma das minhas avaliações produzidas durante a Especialização em Artes Visuais. O tema referia-se ao Bloco "MOVIMENTO".(CB)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...