quinta-feira, 14 de agosto de 2014

2013 – O Ano do Quadrinho Independente

2013 - imagem 1
Por Denilson Reis - IHQ
O ano de 2013 parece ter sido o grande momento do Quadrinho Independente Brasileiro, e, eventos como o FIQ, comprovaram isso. Chegou até minhas mãos uma série de publicações – muitas delas já divulgadas aqui no ImpulsoHQ – por meio do intercâmbio que mantendo com vários editores, onde trocamos publicações e fazemos nossos trabalhos chegarem a públicos espalhados pelo Brasil. Para dar uma geral no que andei lendo, destaco algumas publicações a seguir:

Sonhos de Papel é uma compilação do material que Elton Carlos  veicula em seu blog com ação, aventura e fantasia. A publicação é totalmente colorida e pode ser pedida sob encomenda pelo Publique-se.
Sandro Andrade é um desenhista de mão cheia e se vira nas mais diversas linguagens das HQs. Em Salada Crua 1, Sandro mostra mais uma vez sua versatilidade e ainda abre espaço na publicação para feras como Saulo Moraes e Law Tissot.
Ink Blood Comics de Fábio Chibiliski tem apostado na diversidade de publicações, além de já ter retomado a publicação de Chet, publicou o super-herói Ébano e o quadrinho de terror Anubis. Fábio promete mais novidades em breve.
2013 - imagem 2Allan Goldman é um desenhista de mão cheia e com trabalhos para o mercado norte-americano. Mas Goldman também toca seus projetos independentes com o grupo de super-heróis Comando 5. Tive a oportunidade de ler a edição 3 e 4 – esta última totalmente colorida – e recomendo.
Ói! 1 e 2 é uma publicação da Darcel Comics de Rodrigo Costa. A Ói! é um trabalho nos moldes de cooperativa, juntando uma galera que quer produzir quadrinhos e isto é o fato principal do trabalho deste pessoal de Aracajú/SE.
Sérgio Roda ou simplesmente Iéio toca um trabalho muito bacana com o Estúdio Iéio – Escola de Desenho. Além do curso, se aventura pela publicação independente, fazendo quadrinhos de humor de excelente qualidade. Iéio publicou duas revistas recentemente: Graficômetro Ilustrado e Beabá, onde além de seus trabalhos, mostra o trabalho de muita gente boa.
Caminho di Rato 6 é uma publicação de Mateus Moura com trabalhos da mais alta qualidade. Confira os colaboradores: Rosemário Souza, Elmano Silva, Edgar Franco, Gazy Andraus, Shimamoto e muitos outros. A revista ainda vem com duas capas e deve ser lida como duas revistas, sendo uma das partes dedicada aos quadrinhos poético-filosóficos.
2013 - imagem 3Edgard Guimarães é conhecido pelo suas belas edições, em especial o Fanzine QI, que já alcançou mais de 100 números. Após publicar uma série de depoimentos de fanzineiros no QI, Edgard resolveu compilar todos e publicou com o nome Memória do Fanzine Brasileiro. Edgard está de parabéns por esta publicação, que resgata a história de boa parte do fanzinato nacional e de pessoas que ajudaram a construir esta história.
Publicada em formato talão de cheque, Vida de Leiturista comemora os 10 anos de publicação das tiras de mesmo nome produzidas pelo desenhista e cartunista Karlo Campos. Tendo como base experiências pessoais do autor, Karlo mostra como é a vida de um leitor de energia elétrica, de uma forma real, mas bastante humorada, é claro.
Suplicio Diabólico e A Última Dose são publicações de Adilson Lima com um toque bem na linha do fanzine, feitas de forma artesanal e tal. As HQs de Adilson relatam fatos ligados à vida underground e os efeitos de drogas para contar histórias bacanas. As capas são fantásticas!
Depois de Tudo 1 e 2 são publicações de Wagner Michael. As revistas trazem HQs escritas por Wagner, em parceria com desenhistas de ótima qualidade, como Wendell Cavalcanti, Wanderline Freitas, Jefferson Dênis e Elton Thomasi. O texto aborda temas do cotidiano e existenciais da vida das grandes cidades.
2013 - imagem 4Quer Dançar? de Guilherme de Souza é uma publicação bem caprichada. Tem formato comics norte-americano, embora seu conteúdo nada tenha em relação aos super-heróis, com capa colorida e toda em papel couchê. A HQ pode ser vista como um terror escatológico ou uma bem divertida história de amor. O traço de Guilherme tem um estilo cartunesco e ele utiliza bem os tons de cinza na HQ.
Fantasia 1 a 3 é uma série de Marcelo de Oliveira publicada pela UCM Comics. Formato comcis norte-americano, com capa colorida e miolo p&b, as revistas têm 20 páginas. A HQ enfoca o personagem Fantasia, uma entidade meio viva, meio morta, que está entre a realidade e a imaginação. Os desenhos de Marcelo têm uma pegada cartum e com momentos que lembram o mangá.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...