quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO UTILIZA SUPER-HERÓIS EM SALA DE AULA

Por Ricardo Quartim - Chamando Superamigos
Já há algumas décadas os quadrinhos tem sido estudados de forma acadêmica, tendo entre seus precursores Álvaro de Moya com suas obras Shazam! História das Histórias em QuadrinhosMoacy Cirne e seus livros A Explosão Criativa dos Quadrinhos e Para Ler os QuadrinhosIonaldo A. Cavalcanti com sua enciclopédia O Mundo dos Quadrinhos;Diamantino da Silva com seu Quadrinhos para QuadradosAntonio Luiz Cagnin no número 10 da coleção Ensaios com seu estudo Quadrinhos; mais recentemente A Guerra dos Gibis de Gonçalo Júnior,  Roberto Guedes com suas obras Quando Surgem Os Super-Heróis, A saga dos Super-Heróis Brasileiros,  A Era de Bronze dos Super-Heróis e Stan Lee – O Reinventor dos Super-Heróisdentre muitos outros autores.
Super-Heróis e Histórias em Quadrinhos  estão deixando de serem considerados subcultura e passando a integrar o meio acadêmico cada vez com mais frequência.
Em novembro de 2012 capa do gibi do Capitão América em que o herói dá um soco na cara de Hitler, foi utilizada em uma questão do ENEM.
Até mesmo a Editora Saraiva publicou uma matéria muito interessante em seu blog .
Nada mais justo do que os quadrinhos fossem incluídos diretamente nas salas de aulas e em congressos científicos.
Apaixonado por quadrinhos e colecionador o professor Elidiomar Ribeiro da Silva utiliza o universo super-heróico como forma de didática. 
Além da sala de aula ainda conta com três trabalhos apresentados em congressos científicos, segundo ele explorando de alguma forma a ligação entre a Zoologia, o Universo dos Super-Heróise até a cultura pop de um modo geral. 


O primeiro foi apresentado em um congresso interno da UNIRIO  e tinha como tema 50 personagens Marvel e DC inspirados em animais. 
O segundo  no  II Entomorio (Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro)  sobre os personagens Marvel e DC inspirados em insetos 

O mais recente  na Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO sobre o uso de personagens da cultura pop  em aulas de Zoologia.
E  está com um quarto trabalho já aprovado, sobre aracnídeos inspirando personagens Marvel DC.Este último será apresentado durante o Congresso Brasileiro de Zoologia no mês de Fevereiro de 2014.
O currículo de Elidiomar é digno de um Super-Herói! Isso demonstra seu alto nível cultural e prova mais uma vez que  a ideia de que os quadrinhos são coisas de criança ou de pessoas de baixo nível cultural é um grande equívoco. 
Ele é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,Mestrado Doutorado em Ciências Biológicas  pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto do Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências,UNIRIO, onde é responsável pelo Laboratório de Insetos Aquáticos. Especialista emEphemeroptera, atua preponderantemente no estudo das espécies do Estado do Rio de Janeiro, tanto em termos da taxonomia quanto em biologia e biodiversidade.
 Com todo esse conhecimento e carisma conseguido através de suas divertidas aulas, Elidiomar foi eleito  foi eleito o professor preferido do 3° período na universidade aonde ministra aulas. Na foto abaixo ele posa com seus "artrópodes" como costuma dizer.

Escolhido como Paraninfo da sua turma dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO),  o professorElidiomar  acrescentou inúmeras referências dos quadrinhos Marvel e DC no trecho final de seu  discurso.
Vejam:

"Quantas NOITES MAIS DENSAS vocês passaram em claro, estudando para as provas?
Quantos DIAS MAIS CLAROS atravessaram a cidade entre um campus e outro, muitas vezes tendo aulas em tórridas salas com ar condicionado fraco?
Inúmeras vezes algum ente querido os surpreendeu acordados de madrugada preparando relatórios, e quando ele os mandou dormir vocês tiveram que dizer: "EU SOU A NOITE!"
Ainda bem que vocês são os melhores naquilo que fazem, isso acabou sendo um treinamento pra"SALA DO PERIGO" nenhuma botar defeito.
Então... A mim, meus X-MEN!
Avante, VINGADORES!
TITÃS, ataquem!
Cumpram a sua missão. Este é um trabalho difícil, um trabalho para SUPER-HOMENS e super-mulheres.
Mas que pode e deve ser feito, pois qualquer sonho que mereça ser vivido é um sonho pelo qual vale à pena lutar.
RESPONSABILIDADE é grande, mais o PODER de vocês também é. Vocês têm o poder da Ciência.
Por ASGARD.
Por MIDGARD.
Por ATLÂNTIDA.
Por todo o Universo.
Levem luz aos que ficaram na caverna mítica de Platão.
Espalhem a boa nova.
ESMAGUEM os inimigos da natureza.
Salvem o planeta!
Afinal, O MUNDO PRECISA DE HERÓIS.
O mundo precisa de vocês.
PARA O ALTO E AVANTE.
AO INFINITO E ALÉM."

Esta  matéria é meu presente de fim de ano surpresa e homenagem a você Elidiomar um amigo que muito considero e admiro, um exemplo para todos nós. "Ao mestre com carinho."
Com tudo isso Elidiomar é "O Cara"!  Digno de erguer o Mjölnir, martelo Uru do Poderoso Thor!
Veja a seguir alguns  itens(apenas alguns) da super coleção do professor Elidiomar e na sequência assistam um vídeo de um de seus discursos como Paraninfo







É ISSO AÍ GALERA! ATÉ A PRÓXIMA...


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...