sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Feliz Aniversário, Minha Amada

Por Renato Labeau - Impulso HQ
Amor é uma coisa boa. Paixão então, nem se fala! Tudo muito intenso, tudo muito vivo, tudo muito excitante, tudo muito exagerado, tudo fora do senso comum e tudo muito perigoso!
Mas calma, não interprete mal essa introdução, principalmente se você for um romântico inveterado ou se faz loucuras por amor, aliás, para você que segue esse tipo de perfil, não deve deixar de ler “Feliz Aniversário, Minha Amada”, HQ independente de Brão Barbosa.
Tudo em doses exageradas é perigoso, inclusive o amor. E em poucas páginas, Brão consegue também deixar claro que quando o assunto é no coração, o exagero chega a ser doentio. Nas páginas de Feliz Aniversário, o amor chega a ser perverso.

Ok, agora você está se perguntando se a narrativa é um conto de terror com doses de iniquidade? A resposta é não. Na verdade o que você irá ler é uma história de amor platônico e com uma reviravolta no roteiro surpreendente. Logo, não espere ficar tenso, alarmado ou exausto com a leitura. Pelo contrário, o ritmo é lento, a cena é cotidiana e o drama gira em torno de um tema há muito explorado: o velho e imprevisível triângulo amoroso.
Falando em roteiro, esse é o ponto chave dessa HQ. Ponto chave e também o grande destaque. Mesmo a narrativa sendo lenta, Brão consegue prender o seu leitor. Mesmo usando um tema muito explorado, o autor consegue deixar a sua história diferente, aguçando a curiosidade a cada mudança de página. E, é claro, a virada na trama faz sim a HQ sair do lugar comum. Obviamente não iremos falar para não estragar a surpresa.
Muitas histórias já exploraram o triângulo amoroso. Para nós brazucas, creio que o grande expoente seja Capitu. O curioso é que Feliz Aniversário Meu Amor, pelo roteiro, poderia ser uma obra Machadiana (com as devidas separações é claro de estilo e contexto). Ela envolve, tem personagens intrigantes, situações interessantes, flash backs, um final inesperado e ainda deixa espaço para a reflexão e duvida.
Outro ponto que tem que ser ressaltado é o projeto gráfico. Há muito os independentes estão dando um baile nas editoras e Feliz Aniversário é outra prova. Apresentação de capa belíssima, usando de maneira eficientes artifícios de margem, retícula e fontes para deixar o leitor curioso para o seu conteúdo.
As cores internamente muito bem empregadas, contextualizando o período do tempo (salvo uma cena que, em minha opinião, deveria ter sido usada outra composição cromática). Inclusive esse “brincadeira” de usar poucas cores (magenta, bege e um cinza azulado) aplicada à retículas para explorar a profundidade dos cenários, lembra muito a fase independente do trio Mondo Urbano (Rafael Albuquerque, Mateus Santolouco e Eduardo Medeiros). Hoje o trio faz sucesso internacional, o que deixa claro que Brão segue um ótimo caminho.
Se o roteiro e projeto gráfico são o destaques, infelizmente a arte fica um pouco abaixo dos dois. O estilo cartum caricato é muito bem aplicado aos cenários, mas perde-se na caracterização dos personagens. Cantos muitos angulosos nos rostos incomodam e às vezes atrapalham no reconhecimento quando eles são visto de perfil. Alguns quadros tem ângulos muito bem explorados, outros parecem apenas uma repetição espalhada do anterior, o que durante a leitura confunde o leitor.
Brão Barbosa apresenta um trabalho que vale a pena ser conhecido. Edição independente bem acabada e com um preço justo, R$ 12,00. Caso você não tenha em sua região uma loja especializada em quadrinhos, entre em contato diretamente com o autor no e-mailcontato@braobarbosa.com.
Se ainda está em dúvida se vale a pena ter a edição impressa, Brão Barbosa disponibilizou a versão digital da história na íntegra no endereçobraobarbosa.com/felizaniversario. Mas já avisamos que vale a pena ter a edição impressa!
Feliz Aniversário, Minha Amada
Autor: Bão Barbosa
Edição Independente
Colorida
14 x 21 cm
40 páginas
R$ 12,00 (+frete incluso)
Contato: contato@braobarbosa.com ou braobarbosa.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...