quarta-feira, 20 de novembro de 2013

V Seminário de Quadrinhos do Piauí acontece esta semana em Teresina

Evento teve início nesta quarta-feira (20) e segue até sexta-feira (22).
O encontro acontece no Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

A Coordenação do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí, em parceria com o Núcleo de Quadrinhos do Piauí, realiza esta semana o V Seminário de Quadrinhos do Piauí. O evento que teve início nesta quarta-feira (20) e segue até sexta-feira (22) acontece no Instituto Superior de Educação Antonino Freire, Zona Norte de Teresina, com atividades nos turnos da manhã e tarde.

Durante os três dias de evento, haverá uma vasta programação que envolverá oficinas e palestras, todas ministradas por profissionais renomados na área das HQs (História em Quadrinhos) como Waldomiro Vergueiro, professor da Universidade de São Paulo (USP), membro do Conselho Consultivo e colaborador dos periódicos especializados International Journal of Comic Art e Revista Latinoamericana de Estudios de La Historieta; Nobu Chinen, professor de História em Quadrinhos e escritor de livros como Linguagem HQ - Conceitos Básicos; e Bernardo Aurélio, mestrando em História, desenhista e quadrinhista piauiense.
Além das oficinas, que acontecem pela manhã, o Seminário promove um conjunto de discussões envolvendo vários aspectos do universo dos quadrinhos. A abertura oficial aconteceu às 14h30 desta quarta-feira com a palestra 'Estudos pioneiros sobre quadrinhos no Piauí', ministrada por Mário David, Ana Kelma e Bernardo Aurélio.
Programação
Dia 20 (Quarta-feira)

9h às 12h – Oficinas: 'Adaptando literatura para histórias em quadrinhos' com Nobu Chinen; 'O uso da história nos quadrinhos' com Bernardo Aurélio e 'Como usar os quadrinhos na sala de aula' com Waldomiro Vergueiro.
14h30 – Abertura oficial: 'Estudos pioneiros sobre quadrinhos no Piauí', ministrada por Mário David, Ana Kelma e Bernardo Aurélio.
16h – Coffe Break
17h – A pesquisa acadêmica sobre HQ: panorama das jornadas internacionais de quadrinhos – Waldomiro Vergueiro e Nobuyshi Chinen.
18h30 – A cultura afrodescendente nos quadrinhos brasileiros - Nobuyshi Chinen
Dia 21 (Quinta-feira)
9h às 12h – Oficinas
14h30 – Os clássicos do estudo sobre as HQs: uma releitura da obra 'Os Quadrinhos' de Antonio Luiz Cagnin – Mário David, Waldomiro Vergueiro e Nobuyshi Chinen.
16h – Quadrinhos como extensão universitária – Ricardo Jorge, Waldomiro Vergueiro e Sammara Jericó.
17h30 – O papel do narrador nas histórias em quadrinhos – Ricardo Jorge
19h – Quadrinhos e educação: as HQs como ferramentas de suporte no processo de ensino-aprendizagem - Waldomiro Vergueiro, Nobuyshi Chinen Bernardo Aurélio e Laís Romero
Dia 22 (Sexta-feira)
9h às 12h – Oficinas
14h30 – O espaço dos quadrinhos nos jornais impressos – Mário David, Bernardo Aurélio, Marcelo Costa e Nobuyshi Chinen
16h – Comunicação Oral – Cyro Edy
17h – Comunicação Oral – Daniel Cunha
18h – Produzindo e publicando quadrinhos no Brasil: leis de incentivo e financiamento coletivo – Waldomiro Vergueiro, Nobuyshi Chinen, Ramsés Eduardo e Núcleo de Quadrinhos do Piauí
20h - Encerramento


Via G1 PI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...