domingo, 17 de março de 2013

Os heróis da cultura pop e a mitologia moderna


DOCTOR WHO 8mb
Por Milena Azevedo - GHQ
Na antiguidade, heróis saídos da mitologia – com suas aventuras e feitos fantásticos – se tornaram figuras inspiradoras para os seres humanos e nomes como Hércules, Perseus, Jasão e Ulisses conquistaram o imaginário popular. Mas, desde o final do século XIX, a humanidade é inspirada por personagens saídos da cultura popular: heróis da TV, do cinema, dos quadrinhos e da literatura. Capitão Kirk, Indiana Jones, Batman e Harry Potter, entre tantos outros, são adorados por crianças, jovens e adultos e criaram suas próprias mitologias. Os fãs colecionam suas aventuras, compram memorabilia e vestem-se como eles.
Ministrado pelo jornalista especializado em Cultura Pop, Maurício Muniz, o curso analisará o papel do herói da cultura pop, as épocas e contextos em que foram criados e mostrará sua influência sobre as pessoas, a tecnologia e o modo de vida moderno.
03/04 – 1º encontro: Os heróis da literatura
Quem eram os personagens que fascinavam o mundo antes do advento da TV e do Cinema, como Sherlock Holmes, Philleas Fogg, Tom Sawyer, Peter Pan, Zorro, Capitão Nemo e Van Helsing? E quem são os heróis que, mesmo frente à concorrência dos meios de comunicação modernos, tornaram-se fenômenos de popularidade, como James Bond, Frodo e Harry Potter?

10/04 – 2º encontro: Os heróis do cinema
Muitos surgiram originalmente nas telas, como Indiana Jones e Luke Skywalker; outros saíram dos livros, como Harry Potter; alguns foram inspirados por brinquedos, como Transformers e outros vieram ainda dos quadrinhos, como o Homem-Aranha. Analisaremos esses heróis que atraem milhões de pessoas ao cinema e tornaram-se objeto de devoção e amor incondicional
17/04 – 3º encontro: Os heróis dos quadrinhos
Superman, Homem-Aranha, Mulher-Maravilha, Batman, X-Men, Homem de Ferro, Capitão América. Estes são apenas alguns dos heróis surgidos nos quadrinhos que, com o tempo, se tornariam nomes que todos conhecem. É hora de entender quem são esses heróis, a importância de suas identidades secretas e porque são tão admirados por adultos e crianças do mundo todo.
24/04 – 4º encontro: Os heróis da televisão
Para muitos, os heróis da TV são o primeiro contato com o mundo da fantasia e da aventura, seja em desenhos animados ou seriados com atores. Das séries de ficção da década de 1960, como Doctor Who e Jornada nas Estrelas, até os sucessos atuais, como Game of Thrones e The Walking Dead, um painel dos heróis mais importantes da telinha.
O professor:
Maurício Muniz é editor de quadrinhos e livros, tradutor e jornalista especializado em cultura pop. Trabalhou nas revistas Wizard e Sci-Fi News e, atualmente, escreve para a Mundo dos Super-Heróis. Editou títulos como Sandman, Star Wars, Hellblazer, Preacher e Sin City e trouxe ao Brasil séries como A Liga Extraordinária, O Corvo, Astro City, Planetary, Authority, Mundo Fantasma e Fracasso de Público. É coautor do livro Vampiros na Cultura Pop.
 SERVIÇO
Curso: Os heróis da Cultura Pop e a Mitologia Moderna
Professor: Maurício Muniz
Local: Shopping Market Place, Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, Vila Cordeiro, 04583-903, SP, São Paulo, Brasil
Duração de cada encontro: 2 horas
Preço: R$ 272,00 (até 19/03) / R$ 320,00 (a partir de 20/03) em até 6 x no cartão de crédito
Mais informações:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...