quarta-feira, 6 de março de 2013

O "Guia dos Quadrinhos" completa SEIS anos!

Para quem não conhece absolutamente nada sobre as histórias em quadrinhos fica a nossa sugestão de acesso ao GUIA DOS QUADRINHOS que está completando seis anos e é o maior catálogo do gênero no país. Nele você poderá ter acesso a biografias de artistas e personagens, o histórico de publicações no Brasil, selecionar capas sugestivas para um futuro trabalho em sala de aula ou ainda ter acesso a dezenas de monografias sobre a arte sequencial que podem lhe inspirar ainda mais. É um primoroso acervo e em constante atualização.  Segue a matéria sobre o aniversário do site: (BP)

Por Edson Diogo GdQ

Guia dos Quadrinhos completa este mês 6 anos no ar. Graças a colaboração dos seus usuários, o site é hoje o maior banco de dados com informações sobre quadrinhos publicados no Brasil. O Guia também é o único que tem em seu acervo todas as imagens de capas tratadas. Além disso temos mais de 60 monografias sobre quadrinhos que já tiveram mais de 30 mil downloads e 4.972 coleções online que somando todas as revistas já ultrapassam a marca de dois milhões de exemplares.
De 2007 até hoje o Guia dos Quadrinhos conseguiu reunir uma quantidade impressionante de dados. Temos mais de85 mil edições cadastradas,  126.249 histórias, além de perfis de nove mil artistas e profissionais da área e fichas sobre mais de 25.000 personagens. Esses números só existem por causa da contribuição de diversos membros do site que ajudam com mais e mais informações diariamente. São mais de 30 mil usuários que acreditaram nesse projeto e ajudam colocando desde uma simples informação até coleções inteiras. Com esses dados e graças ao sistema do Guia, hoje é possível saber, mesmo que parcialmente, em quantas edições o Batman apareceu no Brasil ou uma lista com a ordem em que as edições originais do Homem-Aranha foram publicadas por aqui.

Também foram resgatadas a mémoria de diversos artistas do início do século passado como Leonidas FreireAryosto DuncanVasco Lima, entre outros. Por isso acho uma grande falta de respeito ao empenho de cada um dos membros do site, quando um blog pega a lista de todos os títulos já cadastrados no Guia sem mencionar uma linha de crédito. Mas para vocês que têm colaborado todos esses anos, saibam que já recebi diversos emails de pessoas dizendo que voltaram a comprar quadrinhos, depois que conheceram o Guia. Essa é a contribuição de cada um de vocês para o mundo dos quadrinhos.
Claro que o site tem seus problemas. Algumas pessoas têm falado que o Guia possui diversos erros de cadastro, apesar de não apontar quais falhas são estas. Sempre que algum erro é identificado, eu ou outros usuários do site corrigimos o problema. Já teve até alguns artistas que pediram correções em suas biografias e todos foram atendidos rapidamente.
Outro problema é o tempo entre o envio das capas e elas serem colocadas no ar. Quando fiz o site, nunca imaginei que fossem enviadas tantas imagens. Além disso, eu costumava tratar todas as capas, por pior que elas estivessem. O que tornava o processo ainda mais lento. Hoje, só trato as capas que estão muito ruins, se forem de um edição muito antiga ou rara, já que com as capas de gibis mais novos, sempre é mais fácil alguém enviar outra em estado melhor.
Apesar do tempo que leva para tratar as imagens, o site já ultrapassou a marca de 28 mil capas. Uma média de 13 capas novas por dia. Há três anos essa média era de 10 capas por dia. Eu sei que tem gente dizendo que tem mais capas, mas pelo menos as do Guia são tratadas e não foram tiradas de outros sites sem o devido crédito.
(Clique para ver as capas antes e depois)
    
Por falar em créditos, sei que muita gente não gostou da marca d’água. Na verdade, eu também não gosto, mas não acho justo tratar milhares de imagens para que outras pessoas usem em seus blogs sem citar as fontes. A marca d’água só existe porque tem gente sem consideração com o trabalho alheio. E é sempre bom para lembrar que a marca não aparece nas capas de quem as enviou.
O que vem por aí
2013 será um grande ano para o Guia dos Quadrinhos. Ainda no primeiro semestre teremos uma grande novidade no site. Melhor dizendo, o site todo será uma grande novidade. E para quem tem perguntado sobre a próxima edição do Mercado de Pulgas, já temos uma data. Será no dia 17 de agosto. O evento este ano será patrocinado pela loja Planeta Gibi e terá apoio cultural da Gal Editora. Em breve darei mais informações, mas já deixe o dia marcado na agenda.
Quero agradecer a todos que contribuiram no Guia e ajudaram a tranformá-lo no site de referencia que ele é hoje. Muito obrigado e parabéns por esses seis anos. E isso foi só o início!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...