quinta-feira, 21 de março de 2013

Heróis dos quadrinhos dão aula de finanças para crianças, com histórias e jogos gratuitos pela internet


A revista "Os Vingadores: salvando o dia" foi lançada pela marca de cartões Visa
Vilões da ficção, que nada! O novo desafio de Homem Aranha, Hulk, Thor, Homem de Ferro e companhia é bem real: os super-heróis dos quadrinhos foram convocados para dar uma lição de finanças pessoais à criançada e, de quebra, ajudar a salvar o bolso de muito adulto.
Em forma de revista em quadrinhos, os conceitos básicos de economia são ensinados em meio à guerra entre heróis e vilões. O exemplar especial “Os Vingadores: salvando o dia” (leia AQUI a revista dos Vingadores) foi criado pela Marvel Comics, a pedido da marca de cartões Visa, e já começou a ser distribuído gratuitamente em escolas, além de estar disponível no site do programa Finanças Práticas (http://www.financaspraticas.com.br/).
— A ideia é apresentar o conceito de educação financeira de uma forma lúdica e atraente para um público que vai desde a criança recém-alfabetizada até adolescentes e adultos — ressalta a gerente de Relações Corporativas da Visa, Sabrina Sciama.
Os super-heróis são a nova estrela do site Finanças Práticas, que já vem fazendo sucesso entre jovens nos últimos meses com um jogo online, também gratuito, em que os conceitos de economia são passados durante uma partida de futebol (acesse AQUI o jogo de futebol).
Autor do livro “Pais inteligentes enriquecem seus filhos”, Gustavo Cerbasi elogia a iniciativa:
— De nada adianta querer ensinar a criança a lidar com dinheiro usando conceitos quadrados ou sermões. É preciso ser atraente. Jogos e quadrinhos são perfeitos.
No bê-a-bá financeiro

Não são apenas os super-heróis que se unem para salvar o orçamento. Outros personagens famosos entre a criançada também dão lição de economia. A Turma da Mônica tem uma edição educativa — distribuída gratuitamente no país pela ONG paulista SOS Consumidor — sobre superendividamento. A revista, entretanto, não tem versão online.
— A história mostra o pai da Magali desesperado por não ter como pagar pelo excesso de consumo da filha. Os personagens aprendem, então, que não é preciso nenhuma fórmula mágica para eliminar os supérfluos. A revista teve um enorme sucesso — conta a presidente da ONG, Marli Sampaio.
O Serasa também usa uma turminha simpática para falar sobre gastos e poupança. No exemplar em quadrinhos “Dinheiro não é brincadeira”, voltado para crianças recém-alfabetizadas e disponível no site http://www.serasaexperian.com.br/gibi/, personagens como Mauricinho e Pedrinho aprendem, ao mesmo tempo em que ensinam, conceitos como dívida e crediário, além de como custam caro seus sonhos de consumo.
O site do Banco Central (www.bcb.gov.br) também tem uma parte exclusiva para crianças e adolescentes, o BC Jovem. Há jogos, curiosidades, dicas e material para pesquisas escolares. Tudo gratuito.
Como ensinar em casa
Cofrinho: a partir dos 4 anos, a criança já pode ganhar suas primeiras moedinhas. É nesse momento que conceitos como caro e barato começam a ser despertados. O ideal é usar um cofrinho colorido como estímulo na hora de ensiná-la a economizar.
Primeira carteira: por volta dos 7 anos, a criança já tem uma noção maior de gastos. Ter uma pequena verba para a compra de doces, lanches ou revistas, por exemplo, pode ser um pontapé para uma organização financeira mais madura.
Mesada: a chegada da pré-adolescência é um bom momento para o início da mesada. Mas apenas com controle, e se a criança já demonstrar responsabilidade na hora de gastar seu próprio dinheiro. Abrir uma caderneta de poupança pode ser um estímulo para planos de médio e longo prazos.
Dia a dia: use a rotina a favor da educação financeira. Ao fazer compras, por exemplo, mostre a criança como se usa o cartão de crédito ou como é fundamental conferir o troco recebido.
Valorização: evite dar presentes caros fora de época. Essa é uma forma de tentar fazer com que a criança seja menos consumista.
Organização: Ter uma planilha de gastos ajuda na organização financeira dos pequenos. Baixe aqui uma versão gratuita e adaptada para crianças, com o tema dos Vingadores.

Via EXTRA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...