sexta-feira, 29 de março de 2013

Exclusivo! Aplicativo de realidade aumentada da Marvel também é compatível com gibis brasileiros da Panini!


Ano passado, quando Avengers vs. X-Men #1 foi publicado nos EUA, foram lançadas várias iniciativas digitais da Marvel. Uma delas foi o aplicativo Marvel AR, que, veja que legal, permite introduzir trechos animados, entrevistas e extras nos gibis por meio de realidade aumentada.
Aqui no Brasil nada foi dito sobre uma versão nacional da iniciativa. Talvez porque a Panini (que tem os direitos de publicação da Casa das Ideias por aqui) não acredite que seria interessante ter conteúdos em inglês para o público brasileiro e, para traduzir, ia precisar de um investimento pesado na criação de um novo aplicativo e na localização dos extras, um dinheiro que provavelmente a editora não tem. Porém, o JUDÃO descobriu que, mesmo assim, o Marvel AR estará disponível nas revistas brasileiras!
Marvel AR funcionando no Android
Tudo porque o aplicativo funciona da seguinte maneira: ele “mapeia” a página que está sendo capturada pelo dispositivo (pode ser um tablet ou smartphone com Android ou iOS) e, se há algum conteúdo relativo ao desenho, substitui a página por uma virtual, já com as animações. Tanto é que o Marvel AR funciona com gibis digitais e até nos previews disponibilizados pela editora. Também não importa muito se existem leves alterações na imagem, ou balões em outra língua.
O primeiro gibi a fazer uso do recurso Marvel AR nos EUA foi justamente Avengers vs. X-Men #1, que trouxe na capa um vídeo com uma rápida retrospectiva do que acontece antes do crossover. Nos últimos dias, a Panini publicou Vingadores vs. X-Men #0 no Brasil, que, no final, traz a arte da capa dessa primeira edição gringa — com algumas alterações. É só você usar seu tablet/smartphone com Marvel AR nessa arte e BOOM, funciona!
Duvida? Bom, nós já testamos. 


Se funciona aí, funcionará na capa de Vingadores vs. X-Men #1 nacional e em toda e qualquer arte compatível com Marvel AR que tivermos nas publicações da Panini daqui pra frente. 
Vale ressaltar que AvX usou bastante os recursos da realidade aumentada nos EUA, e tudo isso será acessível aos brasileiros. Em alguns casos são sketches e o passo a passo da criação dos desenhos, em outros são entrevistas e recapitulações. É um conteúdo tão interessante que, na França, a própria Panini desencanou da barreira da língua e publicou Vingadores vs. X-Men com todas as marcações de realidade aumentada, além de divulgar bastante a iniciativa.
Agora, vai ser engraçado MESMO quando publicarem Superior Spider-Man #1 por aqui. É que a seção de cartas na edição é virtual, acessível via Marvel AR. Você verá nada menos que o roteirista Dan Slott falando das coisas (merdas) que fez.
Caso você queira brincar com os gibis da Panini e descobrir quais conteúdos gringos de realidade aumentada estão acessíveis a partir de agora, você pode baixar aqui a versão para iOS e aqui a de Android
Via Judão

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...