quarta-feira, 6 de março de 2013

Arte Clássica no Corpo Humano

Por Ideia Fixa


“Tudo pode ser usado como uma obra de arte”. A premissa de Marcel Duchamp mudou o rumo das artes, rompendo o limite do suporte. 



Hoje, quase um século depois, Duchamp reflete no trabalho sensível dos artistas Laura Spector e Chadwick Gray, dupla nova-iorquina criadora do “Museu Anatomy”, uma coleção que consiste em fotografias documentais de obras de museus ao redor do mundo, reproduzidas no corpo humano



Com início em 1994, o projeto reúne uma série de fotografias das reproduções das obras de artistas, em sua maioria do século XIX, que são feitas por Spector no corpo de Gray. O artista performático tem quepermanecer imóvel de 8 a 15 horas por obra retratada.





A dupla teve o privilégio de trabalhar com curadores do The Victoria & Albert MuseumThe PradoThe National Gallery (Praga), The National Gallery (Atenas), MuseuMAfricA, The Civica Museum, Berkeley Art Museum,  entre outros.



Nas salas de museu, Laura e Chadwick encontram referências  das obras de artistas variados que serão estudadas em formas e montagens para serem reproduzidas mais tarde .A arte passa por um significativo processo até chegar ao resultado final. Pela efemeridade da intervenção, uma fotografia registra Chadwickportando na pele intervenção artística, por vezes irreconhecível como uma forma humana.



























































As obras da dupla detém imagens impressionantes que combinam antiguidade, história e tecnologia em um contexto contemporâneo, numa bela fusão entre body art e fotografia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...