quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quatro Barras e Portugal farão intercâmbio de trabalhos da Gibiteca

Por AGORA PARANÁ
Histórias em Quadrinhos dos alunos de Quatro Barras serão expostas na cidade de Beja, dentro de um dos festivais mais importantes do país. Gibiteca daqui também vai expor trabalhos portugueses
Um importante intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal foi consolidado no ano passado pela Gibiteca de Quatro Barras e a Bedeteca de Beja, em Portugal. A partir de uma conversa entre seus coordenadores, que lecionam o Curso de Histórias em Quadrinhos, Enéas Ribeiro Corrêa (QB) e Paulo Monteiro (Beja), surgiu a ideia de aproximar as duas culturas, ampliando os horizontes de alunos brasileiros e portugueses.
O projeto intitulado “Gibanda”, uma junção da palavra Gibi com o termo “Banda Desenhada” (como são chamadas as histórias em quadrinhos na Europa) tende a ultrapassar muros maiores do que a distância. Com o intercâmbio, os alunos de Quatro Barras terão seus trabalhos expostos em território português, dentro do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, um dos eventos de maior prestígio do segmento em Portugal. Os alunos de lá também terão reconhecimento de fora, expondo suas histórias em território brasileiro.
O tema abordado será “Lendas de Minha Terra”, retratando mitos e lendas do Brasil e de Portugal nas páginas de HQs. “A proposta é fazermos esse intercâmbio em comemoração ao ano do Brasil em Portugal. Estamos conquistando nosso espaço a cada dia nessa verdadeira jornada dos quadrinhos brasileiros, buscando lançar nossos novos talentos para projetos mais ousados”, conta Enéas.
Os trabalhos ainda serão produzidos nos próximos meses e as datas das exposições já estão definidas: serão no dia 1º de junho em Portugal e no dia 4 de junho em Quatro Barras. A Bedeteca de Beja fica localizada no estado de Baixo Alentejo, e há 20 anos desenvolve o Curso de História em Quadrinhos, bastante similar ao realizado em Quatro Barras desde 2010.  
Notícia em dia de comemoração
A notícia é dada agora, como forma de comemoração ao dia 30 de janeiro, quando é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional. Neste dia, no ano de 1869, Ângelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, com o personagem "Nhô Quim" (1869) e "Zé Caipora" (1883), nas revistas Vida Fluminense, O Malho e Don Quixote.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...