sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Marvel NOW! se aproxima no Brasil: Panini anuncia que irá ACELERAR a cronologia da Casa das Ideias!

Por Judão
Antigamente, uma HQ da Marvel ou da DC demorava ANOS para ser publicada no Brasil, isso quando chegava. Quando me tornei leitor de quadrinhos a situação já era um pouco melhor: por aqui líamos o que a Marvel tinha publicado TRÊS anos antes. Com o passar do tempo, esse gap foi diminuindo e, para quem acompanha hoje a Casa das Ideias, o delay tem cerca de um ano e dois meses.
Ainda assim, o tempo é muito grande, afinal estamos na era da internet. O que é publicado nos Estados Unidos já é notícia no mesmo dia aqui no JUDÃO e em outros sites brasileiros, fora que qualquer leitor de qualquer parte do mundo pode comprar sua revista preferida digitalmente sem nenhuma espera — os únicos requisitos são conhecimentos de inglês, cartão internacional e um certo desapego com o gibi físico.
Por isso, no passado, Panini aproveitou o reboot da DC e resolveu acelerar a publicação do material da editora do Superman no nosso País. Dessa forma o delay, que estava em quase um ano, foi diminuído para oito meses e os brasileiros puderam acompanhar Os Novos 52 já a partir de junho. Isso certamente contribuiu para o sucesso do reboot, publicado quando ainda estava fresco na cabeça dos brasileiros. Para você ter uma ideia, praticamente todas as primeiras edições esgotaram e tiveram novas tiragens.
Com esse sucesso em mente, a Panini está preparando a antecipação da chegada do Marvel NOW!, o relaunch da Casa das Ideias, ao Brasil. Não, não houve nenhum anúncio oficial sobre isso, mas a editora confirmou que, em fevereiro, teremos DOIS gibis dos X-Men publicado no mesmo mês. Não, não será X-Men Extra, mas sim os números #134 (que terá 154 páginas) e #134.1 (sim, aproveitaram a ação que nos EUA foi chamada de Point One para o segundo gibi do mês). Com 230 páginas de histórias mutantes saindo em um mesmo mês, é possível acelerar os arcos em publicação.
De acordo com a própria Panini, o mesmo se repetirá nos próximos meses com as outras publicações da Marvel no Brasil. A espera de um ano e pouco deve ser diminuída em alguns meses em praticamente todas as franquias.
Caso a diferença de datas entre Brasil e EUA fosse mantida, Avengers vs. X-Men apareceria por aqui apenas por volta de julho deste ano, com as primeiras revistas com o selo Marvel NOW! surgindo em nossas bancas em janeiro de 2014. Com essa atitude da Panini, essas datas provavelmente serão antecipadas.
Independente do desejo de vender mais (algo que é sempre saudável), é bom que se diga que essa diminuição de prazos sempre foi um pedido dos leitores. Sendo assim, aqui cabe um “BOUA, PANINI!”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...