sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Preto no Preto, Branco no Branco

Por Impulso HQ

A história em quadrinhos Preto no preto, branco no branco tem como temática o próprio uso da linguagem e propõe a experimentação com estilos e técnicas que variam de acordo com o desenvolvimento do enredo.
O autor Guilherme Silveira parte do figurativo às experiências abstratas, a liberdade criativa é marcada em toda a narrativa e montagens de páginas não convencionais e imagens nervosas, com influências que vão de Guido Crepax a Gazy Andraus.

“Há a tentativa de retomar a HQ como uma narrativa aberta de linguagem subjetiva, que exige efetivamente a participação do leitor e sua experiência, como fazia Laerte em sua fase hermética”, diz Guilherme que vai contra a busca simplista de sentido ou lição de moral, pedindo mais questionamento e reflexão.
A vontade de fazer um produto reflexivo segue a tradição artística dos quadrinhos poético‐filosóficos, como destaca um dos precursores do gênero, Edgar Franco, que assina a apresentação da edição com comentários sobre sua força experimental e autoral: “Cada uma de suas HQs traz desde sempre sua marca autoral e uma estética instigante aliada a fortes intencionalidades poético‐filosóficas. Sua obra se destaca entre dezenas de outras que tem como marca a derivação e a pouca inventividade. O artista não teme ousar e ser ele mesmo, produzindo um quadrinho cheio de visceralidade e força expressiva”.
A estreia de Guilherme Silveira nas histórias em quadrinhos aconteceu em 2007 com um fanzine produzido entre amigos do curso de Ed. Artística da UNESP, campus de Bauru, onde se formou.
A partir daí colaborou com ilustrações e quadrinhos para alguns sites, participou da revista Camiño di Rato, lançou a coletânea Misterorror com dois exemplares ‐ o primeiro lançado em 2009 e o segundo, de 2011, conta com histórias assinadas em conjunto com Matheus Moura ‐ e mantém o blog homônimo, com suas HQs e ilustrações. Atualmente desenvolve sua dissertação de mestrado sobre os primeiros álbuns de Lourenço Mutarelli pelo IBILCE‐Unesp.
Para adquirir a revista, entre em contato pelo e‐mail: guilhermepwcca@hotmail.com.

Branco no Branco, Preto no Preto

Edição independente
Autor: Guilherme Silveira
Capa p/b couché fosco
17 x 23 cm
16 páginas p/b
R$ 6,00

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...