terça-feira, 4 de dezembro de 2012

BUUUM! Quarto Mundo chega ao fim após 5 anos de existência!

Por Quarto Mundo
fui
Centenas de quadrinhos lançados, participação em eventos por todo o Brasil, dezenas de oficinas ministradas; uma verdadeira escola em termos de produção independente de Histórias em Quadrinhos. Com este saldo, o coletivo de quadrinistas Quarto Mundo anuncia seu fim.
Fundado oficialmente durante o Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ 2007, o coletivo fez história ao reunir artistas independentes de todo o País para participar de um festival de renome.
Chamando atenção logo de início, o grupo cresceu a partir de várias propostas. Com uma organização descentralizada, o objetivo era que todos trabalhassem em alguma das atividades que o grupo desempenhava em prol dos seus membros: publicações, distribuição, divulgação, internet, tradução, participação em eventos e outras frentes, em todas as cidades onde membros do coletivo estivessem presentes. A experiência deu frutos muito importantes e promoveu de forma única o trabalho de diversos autores.
Quando o Quarto Mundo surgiu, poucas editoras publicavam artistas brasileiros, o mercado independente era formado por um grupo restrito de autores e a mídia via os autores de quadrinhos como artistas marginais. Hoje, há uma profusão de publicações brasileiras nas livrarias, o mercado independente é formado por uma infinidade de grupos e autores em todos os estados e quadrinistas participam de exposições e aparecem constantemente na mídia como personagens influentes do meio cultural.
Apesar do Quarto Mundo não ter inventado nada, o mérito do grupo está em ter conseguido aglutinar várias forças criativas, inclusive de gerações distintas, em torno de uma ideia de coletivo, participando de um momento chave da história da produção independente nacional.
ImagemEm sua história, o Quarto Mundo participou de dezenas de eventos; ganhou prêmios como HQMix, Ângelo Agostini, Bigorna e DB Artes; incentivou o mercado nacional e serviu de inspiração para muitos. Agora, com a sensação de missão cumprida, é hora dos participantes do grupo seguirem novos caminhos, formarem novas parcerias e buscarem atingir novas metas, ou até mesmo novas estratégias para alcançar as velhas demandas sempre presentes na produção nacional.
Para comemorar essa etapa concluída, o Quarto Mundo vai realizar uma festa na HQMIX Livraria, no dia 15/12/2012. Serão dezenas de revistas a preços imperdíveis, além de sorteios e atividades diversas. Uma ótima chance para quem ainda não conhece os títulos que carregaram o selo do coletivo durante todo esse tempo de atividade.
Serviço:
Festa “Fim do Quarto Mundo”
Data: 15/12/2012, a partir das 18 horas.
Local: HQ MIX Livraria.
R. Tinhorão, 124 – Pacaembu, São Paulo.
(11)3259-1528

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...