quarta-feira, 21 de novembro de 2012

VOCÊ SABIA QUE HOMER SIMPSON PODE SER PLÁGIO DE UM PERSONAGEM SUECO DE 1920?

Por Clayton Godinho
Homer Simpson plagio di Adamson di Oscar Jacobsson - 1
A palavra plágio faz qualquer artista se sentir ofendido ou com muito medo. Imagine se esse artista então ganhou uma fortuna em cima de uma criação acusada de "cópia descarada". Matt Groening criador dos Simpons pode ter se inspirado em um personagem sueco para criar Homer Simpson? Confira as semelhanças.

Adamson é serie de tiras criada por Oscar Jacobsson ilustrador sueco falecido em 1945. O personagem é fisicamente parecido com Homer e também guarda certas características de personalidade: se o famoso habitante da cidade de Sprinfield é fã de cerveja, Adamson é louco por charutos. 
Embora seja desconhecida no Brasil, a tira teria sido publicada na década de 20 em diversos países(Japão, China, Estados Unidos e em vários lugares na Europa).

Homer Simpson plagio di Adamson di Oscar Jacobsson - 2

Depois da morte de seu criador, as aventuras de Adamson continuaram  pelos traços de outro artista, um cartunista dinamarquês chamado Viggo Ludvigsen que encerrou as histórias do personagem em 1964. A série The Simpsons foi ao ar pela primeira em dezembro de 1989 no canal FOX nos EUA. 
Se é plágio ou apenas coincidência não dá para comprovar. 
Até porque Matt Groening não assumiria isso em público e os possíveis donos dos direitos dos personagem sueco nunca se manifestaram.Mas que qualquer coincidência é mera semelhança...




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...