terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nova edição de Neon Genesis Evangelion chega ao Brasil no mesmo dia do Japão!

Por Judão - 30.10.12
Quando falamos de histórias em quadrinhos, em geral, sempre há um delay entre o lançamento lá fora e aqui no Brasil. A diferença pode ser de alguns meses para vários anos, dependendo do título, do público interessado que existe por aqui e, claro, do processo de tradução e adaptação. De certa forma, isso cria um vácuo (e a desculpa) para muita gente que prefere ler os scans a esperar o material em português.
Porém, uma ação começa a mostrar uma mudança no mercado nacional. A JBC anuncia que irá lançar a 13ª edição do tankobon de Neon Genesis Evangelion no dia 2 de novembro, a mesma data na qual a HQ chega aos leitores do Japão, Estados Unidos, França e outros países, em um total de 14. Claro, as histórias já apareceram individualmente no Japão, mas o lançamento assim, mundial – e incluindo o Brasil – do tankobon é algo realmente inédito.

Vale lembrar que a própria Evangelion demorou vários anos para chegar no Brasil. Baseado no animê de mesmo nome, a HQ de Yoshiyuki Sadamoto teve a primeira edição lançada em 1995, que só foi publicada pela Conrad seis anos depois, em 2001. Por sorte – ou não – o autor demora muito para publicar os capítulos da história na revista japonesa Shōnen Ace (que, depois, são compilados nos tankobons). Assim, as compilações demoraram para sair e, veja só, conseguimos chegar ao mesmo ponto que os japas.
Neon Genesis Evangelion #13 é a continuação da coleção iniciada pela JBC em 2011, que segue o mesmo padrão das edições japonesas e é chamada por aqui de “Edição Especial”. Para quem começou a coleção em 2001 pela Conrad em meio-tankobon, uma boa notícia: a JBC também irá publicar dois encadernados que darão continuidade para essa versão, mantendo o padrão para os colecionadores. A edição 25 dessa série mais antiga sairá no mesmo dia 2 de novembro, enquanto a de número 26 será publicado em dezembro.
O preço da edição de 180 páginas é de R$ 11,90, enquanto cada versão em meio-tankobon, com 100 páginas, sai por R$ 7,90.
Antes que alguém diga, esse não será a última parte de Neon Genesis Evangelion. Quem sabe daqui uns dois anos o Yoshiyuki Sadamoto consegue produzir HQs suficientes para um novo tankobon, não é?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...