segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Google cria um doodle SENSACIONAL para comemorar os 107 anos de Little Nemo in Slumberland!

Por Judão - 15.10.12
Se você não é um ALIEN, já usou o Google hoje, dia 15 de outubro, certo? Reparou também que temos um doodle incrível, não é? Sim, mais um. A diferença é que esse novo é, na realidade, uma história em quadrinhos! Tudo para comemorar os 107 anos de Little Nemo in Slumberland, tira de jornal criada por Winsor McCay, quadrinista e pioneiro dos desenhos animados.
O doodle faz uma referência direta a linguagem de Little Nemo, que foi publicada entre 1905 e 1914. Assim como as tiras levaram o pequeno Nemo, a animação do Google nos leva a Slumberland, reino governado pelo Rei Morpheus e cheio de lugares incríveis. Foi também com Nemo que McCay empreendeu a primeira tentativa de criar uma animação. Foi em 1911, ou seja, há 101 anos. O trecho de “moving comics”, como foi chamado na época, tinha apenas 2 minutos, mas foi um marco de um gênero que estava surgindo. Três anos depois, em 1914, McCay lançou Gertie the Dinousaur, o primeiro curta-metragem na história a ter um personagem (no caso, o dinossauro Gertie) criado especificamente para animação.
Para você ter uma ideia da dificuldade daqueles tempos, a animação foi desenhada a mão quadro por quadro por McCay e assistentes. Técnicas de animação em acetato, como background reutilizáveis e partes fixas dos personagens, ainda não existiam.
Na nossa homenagem aos 107 anos do Nemo e ao próprio Winson McCay, fique com as duas animações (incluindo em cada uma deles toda uma sequência em live action para apresentar a ~nova~ ideia dos moving comics). ;)
A última vez que Little Nemo esteve nas tiras de jornal foi em 1927. Porém, isso não impediu o personagem de aparecer nas últimas décadas em desenhos animados e até em um game da Capcom. Winson McCay faleceu em 1934, com 64 anos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...