terça-feira, 18 de setembro de 2012

Contra a vontade de Guillermo Del Toro, Pacific Rim vai ser convertido para 3D!

San Diego, 15 de Julho de 2012. Um sábado. O grande dia da Comic-Con, com todos os paineis mais esperados. O gênio Guillermo Del Toro começa a destruição do Hall H com um enorme painel 180o de Pacific Rim, o seu filme sobre robôs gigantes. Levando a galera à loucura com as cenas e ideias apresentadas, o Gordon agradeceu lá e na coletiva de imprensa, pouco depois, a oportunidade que teve de fazer as coisas do seu jeito, baseado nas suas ideias, convicções e enfim.
Uma dessas convicções era a de que não seria possível fazer o filme em 3D. As razões ele chegou a explicar numa entrevista ao site Collider. “Eu não queria fazer o filme em 3D porque quando você tem coisas grandes daquele jeito, o que acontece naturalmente é a impressão de que você está olhando a dois prédios de 30 andares. Se você se move (…) você mal nota qualquer coisa não importa o quão rápido o faça. Força efeito 3D em robôs e monstros que devem ser daquele tamanho é deixá-los miniaturizados, transformando-os em escala humana. Eu sei que o efeito 3D parecia uma grande ideia, mas não daria certo”.
Pra quem não entendeu muito bem a explicação do cara: quando você tá num avião, voando a 900km/h e olha pro chão, parece que não tá andando. Parece que aquelas luzes lá embaixo demoram horas pra passar — isso porque é tudo MUITO grande lá embaixo e por mais rápido que você esteja, não parece que tá andando com essa velocidade toda. Fisicamente eu não sei explicar a razão, nem mesmo porque o 3D iria foder com essa ideia… Mas se o Del Toro falou, tá falado.
…ou não.
A Warner anunciou que o filme vai ser convertido para 3D. Queira você ou não… Queira Guillermo Del Toro ou não. Esse será seu primeiro filme lançado assim, e contra sua vontade.
A razão é bem óbvia, embora não seja oficial: dinheiro. Um ingresso de filme 3D, como você deve saber, é mais caro que o comum. 10 pessoas pagando 30 reais é mais do que 10 pessoas pagando 15, certo? Não precisa ser muito mágico pra enxergar isso. Mas… Será que eles não estão confiantes com o trabalho de Del Toro? Medo de falhar miseravelmente?

Hm… Eu não diria isso. Na verdade, o problema pode ser um pouco maior (sem trocadilhos). Não existe povo mais maluco por robôs gigantes do que os japoneses, orientais e essa galera. Rinko Kikuchi não está no elenco sem nenhuma razão. Mas… Você sabia que na China, um dos maiores mercados do mundo — POR QUE SERÁ? :D –, apenas 20 filmes americanos podem estrear, por ano? Pois é. Isso porque os Chineses querem que seu povo assistam mais a seus filmes — que, só de janeiro a junho desse ano, foram 141. (E você reclamando de dublagem, né?)
Além desses 20 filmes, Hollywood conseguiu convencer o pessoal lá a exibir também outros 14 filmes, SE eles forem 3D ou IMAX. Ou seja, meu querido Einstein, faça as matemáticas. Com previsão de lançamento para Julho de 2013 na maior parte do Mundo, a tal conversão em 3D praticamente garantiria a exibição do filme na China, garantindo também uma bela de uma grana pros irmãos que moram lá na caixa d’água em Burbank, California.
Como o Ondei falou outro dia na sua War Room, “cinema é um produto tanto quanto sabonetes, varas de pescar ou calça jeans. O objetivo de qualquer vendedor é vender mais. Se tiver uma característica no meu produto que o faça vender mais, eu vou intensificar essa característica. Quanto mais eu vender, melhor. É a lógica mais básica do mercado. Se houver demanda, haverá quem venda. Seja maconha ou filme dublado”.
No caso, não só há demanda, como há a NECESSIDADE que o filme seja convertido para 3D, o que talvez, como Del Toro avisou, faça dele um enorme monte de cocô pra quem o vir assim. Mas aí é só procurar uma versão 2D já que, como sempre, os filmes são lançados das duas maneiras — especialmente num país como o Brasil, com pouquíssimas salas que aceitam essa tecnologia.
…Né?
Pacific Rim estreia em 12 de Julho de 2013. Em 3D.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...