quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Clubes abrem mostras paralelas do Salão de Humor na próxima semana

Cristóvão Colombo e Clube de Campo participam da 39ª edição do evento abrigando obras do acervo e do artista cubano Angel Boligan
Por Rodrigo Alves - via e-mail 
Duas mostras paralelas do 39° Salão Internacional de Humor de Piracicaba serão abertas na próxima semana. O Clube Recreativo Cristóvão Colombo abriga, a partir de segunda-feira (10), a exposição Famosos em Traços Engraçados, enquanto o Clube de Campo de Piracicaba recebe, na quarta-feira (12), A Arte de Boligan.

Famosos em Traços Engraçados traz caricaturas do acervo do Salão que retratam personalidades do esporte, da política e da cultura no Brasil e no mundo. As técnicas vão do tradicional lápis preto até colagens, aquarelas e tecnologia digital.  Visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 8h ao meio-dia, até o dia 23 de setembro.

“As caricaturas se tornaram o destaque na mostra competitiva do Salão, tanto que é a categoria com maior número de inscrições. É comum os jurados do evento e o público em geral ressaltarem a qualidade dos trabalhos em caricatura. Sem dúvida essa é a parte do Salão que os visitantes mais gostam e acessam rapidamente”, diz  Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico).

A exposição A Arte de Boligan apresenta cartuns de Angel Boligan. Radicado no México, o cubano é um dos artistas gráficos atuais mais premiados em competições de humor do mundo todo. No ano passado, ele integrou o júri de premiação do 38° Salão de Humor. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 8h ao meio-dia, até 30 de setembro.

“Os trabalhos de Boligan são facilmente reconhecidos, pois ele é dono de um traço e soluções gráficas particulares. Podemos dizer que é daqueles artistas que trazem uma marca, um estilo próprio. Foi uma grande honra recebê-lo em 2011”, comenta Grosso.

FINAL DE SEMANA 
– Durante o mês de setembro, crianças entre 7 e 14 anos tem encontro marcado na oficina O Salãozinho É Dez!. Com orientação de Danilo De Angeli, as atividades de desenho e pintura acontecem aos sábados e domingos, das 14h às 17h, no Armazém 9 do Engenho Central.

No sábado (8) é a vez do workshop Criação de Personagens, com direção de Rafael de Latorre. A atividade, das 14h às 17h, no CEDHU, apresenta conceitos básicos de construção do desenho e proporção, possibilidades de estilização e acabamento e sua aplicação em áreas como animação, quadrinhos e publicidade. São 25 vagas para quem tem 12 anos ou mais. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3403-2620.

No domingo (9), o Grupo Off-Sina apresenta o espetáculo Café Pequeno da Silva Psiu, às 16h, no Teatro Erotides de Campos. O palhaço Pequeno, representante do cidadão comum, enfrenta problemas cotidianos e cria situações caóticas ao tentar resolvê-las com persistência e bom humor. A apresentação integra o Projeto Diversão em Cena, patrocinado pela Arcelor Mittal. A entrada é gratuita.
O SALÃO – Realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU Piracicaba, o Salão de Humor promove em 2012 a maior mostra na história do evento. São 436 obras, divididas em 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras/HQs, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países. Os trabalhos estão em cartaz no Armazém 14 do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454), com visitas gratuitas de terça a quinta-feira, das 14h às 18h, e sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.  Outras 26 mostras paralelas estão em cartaz em vários locais de Piracicaba e também em Campinas, no Aeroporto Internacional de Viracopos.
Serviço – Mostra Famosos em Traços Engraçados, aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 8h ao meio-dia, de 10 a 23 de setembro, no C. C. R. Cristóvão Colombo (av. Alberto Vollet Sachs, 2.300). Mostra A Arte de Boligan, aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 8h ao meio-dia, de 12 a 30 de setembro, no Clube de Campo de Piracicaba (av. Torquato da Silva Leitão, 297). Oficinas: O Salãozinho É Dez!, todos os sábados e domingos de setembro, das 14h às 17h, Parque do Engenho Central de Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454). Criação de Personagens, sábado (8), das 14h às 17h, no CEDHU, também no Engenho Central. Espetáculo Café Pequeno da Silva Psiu, domingo (9), às 16h, no Teatro Erotides de Campos (Parque do Engenho Central). Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.
Assessoria de imprensa do
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009
Rodrigo Alves | rasilvad@gmail.com | (19) 9147-5733
Rafael Bitencourt | rbitencourt@piracicaba.sp.gov.br | (19) 3403-2609

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...