segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Troféu P.A.D.A. 2012 foi um sucesso. Veja tudo sobre o evento aqui!

Por P.A.D.A

A P.A.D.A. e Rafael (De vermelho) juntos com o Mestre Watson Portela (de Preto).
Troféu P.A.D.A. de Incentivo aos Quadrinhos Pernambucanos de 2012 foi um sucesso!
O evento que teve palestras, entregou prêmios, sorteou brindes, teve a presença ilustra de Lorde Lobo e de Watson Portela foi uma festa.
Todos sairam satisfeitos do evento e com aquela vontade de participar mais, seja produzindo ou divulgando. E a P.A.D.A. sai do evento realizada com a sensação de dever cumprido. Nossas metas de incentivar aos Pernambucanos de produzirem mais e de evoluírem artisticamente foram alcançadas e, no ano que vem, esperamos uma enxurrada de novos artistas e trabalhos despontando por aí.
Para ver um resumo do que aconteceu no evento e ver várias fotos, clique aqui.
Gostaríamos de agradecer a todos os que foram prestigiar essa festa maravilhosa, aos jurados, artistas que concorreram a premiação e aqueles que realmente apoiaram o evento: Zine Brasil, Banca Globo, FATEC, Ideias Criativas e MAMAM.

No dia 17/08/2012, às 17:00 horas, no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aolísio Magalhçaes), aconteceu a VII edição do Troféu P.A.D.A. de Incentivo aos Quadrinhos Pernambucanos.
O Troféu deste ano homenageou o centenário de Luiz Gonzaga, o grande Pernambucano que levou a cultura Pernambucana por todo o Brasil mostrando que temos muita coisa interessante para mostrar. O evento teve uma excelente programação com palestras, entrega dos troféus, sorteios de brindes, caricatura ao vivo, lançamento de revistas e noite de autógrafo. Além disso, o evento contou com as presenças ilustres de WATSON PORTELA (Recebendo o troféu de GRANDE CONTRIBUIÇÃO AOS QUADRINHOS NACIONAIS), LORDE LOBO(Criador do Penitente que veio direto do Rio Grande do Sul), ROBERTO BELTRÃO (Jornalista,  escritor e criador do Site Recife Assombrado), SANDRO MARCELO (Criador do Campana) , RAFAEL OLIVEIRA (Criador do site Pernambuco Nerd) e MICHELLE RAMOS (Criadora da Iniciativa ZINE BRASIL).
A proposta do Troféu P.A.D.A. de Incentivo Aos Quadrinhos Pernambucanos tem como objetivo incentivar a produção de histórias em quadrinhos e publicação dentro do Estado de Pernambuco premiando os artistas Pernambucanos e os artistas de outros estados que publiquem em edições produzidas aqui.
Abaixo, fotos e vídeos do evento. Para as fotos, clique nas imagens para aumentar.
O evento começou com uma palestra de Rafael Oliveira, do site Pernambuco Nerd,  falando sobre a Aliança de Cultura Pop de Recife e sobre a importância de produzir cultura pop pela via inversa: De Pernambuco para o mundo. A palestra de Rafael Oliveira contou ainda com a presença do Capitão Brasil, um cosplay satírico do capitão américa.
Capitão Brasil e Rafael oliveira
A segunda palestra da noite foi uma exposição muito enriquecedora sobre os quadrinhos gaúchos e quadrinhos nacionais com Lorde Lobo (Editor da revista Areia Hostil e criador do Topman, Penitente e Lipe). Lorbe Lobo falou sobre os principais quadrinhos feitos no Rio Grande do Sul desde a década de 80 e comprovou que o quadrinho gaúcho (Como os quadrinhos Pernambucanos, paulistas, etc) possuem colaboradores de todos os estados Brasileiros, o que os fazem quebrar a barreira do regionalismo e se tornarem, verdadeiramente, quadrinhos nacionais.
José Valcir, ciccerone do evento, e Lorde Lobo pouco antes de sua palestra.
Lorde Lobo Durante sua apresentação.
Veja o vídeo da apresentação do Lorde Lobo no Troféu P.A.D.A.
Dando continuidade ao ciclo de palestras da noite, André Balaio e Roberto Beltrão falaram sobre o projeto Recife Assombrado que começou com um site que reunia contos e relatos fantásticos e assustadores passados em Pernambuco. A ideia surgiu inspirado no livro Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre e cresceu de tal forma que deu origem a livros, peças de teatro e, até mesmo, passeios turísticos por pontos assombrados do Recife. André e Roberto explicaram que o site estava passando por uma reformulação e que deveria voltar em Setembro publicando não só contos mas também histórias em quadrinhos. E a P.A.D.A. iria participar ativamente nessa nova fase do site escrevendo e desenhando histórias exclusivas para o site.
André Balaio e Roberto Beltrão falam sobre o Recife Assombrado e a parceria com a PADA
A última apresentação da noite foi a de Sandro Marcelo e Leonardo Santana falando sobre os lançamentos que a PADA estava fazendo no evento: Campana 5 e Casa do Terror. Sandro Marcelo discorreu sobre a saga de dar continuidade à publicação do campana através dos anos. Leonardo Santana apresentou o mais novo trabalho editorial da PADA, um pocket book organizado por Gian Danton e editado pela PADA que traz contos de terror, artigos sobre livros, filmes e revistas e uma entrevista com Marcelo Milici, o criador do site BocaDoInferno.Com
Sandro Marcelo apresenta o Campana 5
Leonardo Santana apresenta a Casa do Terror
Terminadas as palestras e puco antes da entrega dos troféus, houve uma espontânea homenagem a Michelle Ramos, do Zine Brasil pelo seu trabalho e dedicação em prol dos quadrinhos nacionais unindo talentos, quebrando barreiras e levando os quadrinhos nacionais (E, em especial, os Pernambucanos) para todo o Brasil.
Michelle Ramos agradecendo aos elogios.
Começou-se, então, o momento mais importante da noite: a entrega dos troféus.
MELHOR PERSONAGEM
Alguém disse, certa vez que o leitor compra a revista por causa dos desenhos, gosta da revista por causa dos roteiros e continua comprando por causa dos personagens. Sem eles, não existe nenhuma história. E o vencedor dessa categoria foi ZÉ GATÃO de Eduardo Schloesser (com 15 pontos). Em segundo lugar ficou empatado com Amaro Camarajipe de Marcelo Schimitz e Animália de Arnaldo Luiz (com 14 pontos).
Melhor Personagem: Zé Gatão de Eduardo Schloesser
Eduardo Schloesser recebendo seu prêmio de melhor personagem por Zé Gatão.
MELHOR ILUSTRAÇÃO
žEnquanto uma história em quadrinhos é o domínio da narrativa visual, a ilustração é a habilidade de congelar um único momento de forma mágica para deleite dos olhos de quem vê a ilustração. E o vencedor dessa categoria foi:LUCIANO FÉLIX pela capa da Prismarte 56 (com 17 pontos). O segundo lugar foi Wendell Cavalcanti pela capa da Prismarte 55 (com 15 pontos) e o terceiro lugar ficou com Eduardo Schloesser pela capa da Graphic Pada Zé Gatão (Com 14 pontos).
Melhor Ilustração: Luciano Félix pela capa da Prismarte 56.
Luciano Félix agradecendo pelo prêmio de melhor ilustração.
MELHOR DESENHISTA
žNão há como negar a importância do desenhista numa história em quadrinhos. Ele é quem transforma em realidade todos os sonhos (ou delírios) dos roteiristas. E o vencedor dessa categoria foi: EDUARDO SCHLOESSER (Com 15 pontos). O segundo lugar ficou empatado com Sandro Marcelo e Wendell Cavalcanti (14 pontos).
Melhor Desenhista: Eduardo Schloesser recebendo seu segundo troféu da noite.
MELHOR ROTEIRISTA
žSem roteiro não haveria história. E, mesmo quando o desenhista é roteirista, ele precisa delinear o rumo de sua história através do roteiro, seja ele feito através de layouts ou totalmente escrito. E o vencedor desta categoria foi: MARCELO SCHIMITZ (Com 16 pontos). Em segunda lugar, empatados, ficaram Luciano Oliveira e Marcelo Saravá (Com 14 pontos).
Infelizmente o Marcelo Schimitz não pôde comparecer.
Melhor Roteirista: Marcelo Schimitz, escritor do personagem Amaro Camarajipe.
MELHOR HQ
Chegamos então no prêmio que reúne todos os talentos de forma harmoniosa proporcionando ao leitor a satisfação plena de ler uma excelente história em quadrinhos. E o vencedor dessa categoria foi: LEMBRANÇAS AMARGAS, DE DIORGE THOMAS E WENDELL CAVALCANTI, do Rio Grande do Norte (14 pontos). O segundo lugar ficoou empatado com A Incógnita dos Sicários, de Francinildo Sena e Sandro Marcelo e Papy the Duke fugiu da Prisão, de Marcelo Saravá e Mário César (ambas com 13 pontos).
MELHOR HQ: lembranças amargas de Diorge Thomas e Wendell Cavalcanti
TROFEU PADA DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO AOS QUADRINHOS NACIONAIS
Trata-se de um žPrêmio especial para uma pessoa que tenha contribuído de forma relevante para os quadrinhos Nacionais. žO homenageado desse ano foi um dos responsáveis pelo grande boom dos quadrinhos nacionais no final dos anos 70 e início dos 80. žGraças a ele, muita gente passou a conhecer e gostar de quadrinhos nacionais. žSua imaginação só é comparável com o seu talento:WATSON PORTELA.
Troféu de Grande Contribuição aos Quadrinhos Nacionais: Watson Portela.
Após a chegada de Watson Portela, ele escolheu qual das ilustrações enviadas foi a que ele mais gostou. E o sortudo que levou um original exclusivo de Watson e um autógrafo na reprodução do desenho que enviou foi: Lancellot. Watson informou que este foi o desenho que ele mais gostou por que o Asa Branca foi um dos trabalhos que Watson mais gostou e se orgulha de ter feito. Abaixo o desenho vencedor (Já com o Autógrafo) e o desenho original que Watson fez para ele.
Arte de Lancellot em homenagem a Watson
Desenho original de Watson Portela
Depois das formalidades, todo mundo pôde relaxar e a festa começou. Fiquem agora com algumas fotos do evento.
O troféu deste ano: Simulando uma revista em quadrinhos e comemorando o centenário de Luiz Gonzaga
Uma foto oficial com artistas, convidados e a PADA.
Lorde Lobo Foi muito requisitado distribuindo autógrafos o tempo todo.
Watson Portela e Lorde Lobo. Pernambuco e Rio Grande do Sul juntos mostrando que o quadrinho nacional é um só.
LL & LS: Lorde Lobo e Leonardo Santana
Leonardo Santana em frente a mini-exposição com os trabalhos enviados em homenagem a Watson Portela.
Após o evento, descontração geral.
Eduardo Schloesser também foi bastante requisitado dando autógrafos a uma nova geração de leitores do Zé Gatão.
Luciano Félix, um dos vencedores da noite, ficou fazendo caricaturas.
Algumas caricaturas feitas por Luciano Félix
Uma noite de sucesso com casa cheia
Uma breve história da P.A.D.A. pôde ser vista através de outra mini-exposição com recortes de jornais
Durante o evento também houve sorteio e entrega de diversos brindes como camisas, revistas e DVDs
Lorde Lobo distribuiu autógrafos a noite toda
A P.A.D.A. e Rafael (De vermelho) juntos com o Mestre Watson Portela.
Leonardo Santana com a camisa oficial do evento deste ano

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...