sábado, 18 de agosto de 2012

O Vira Lata ganha coletânea pela Peixe Grande

Por UHQ
O Vira Lata
Uma bela novidade nacional chegou ontem ao estande da Comix Book Shop, na 22ª Bienal Internacional do Livro de São PauloO Vira Lata (formato 17 x 24 cm, 440 páginas, R$ 69,00), escrito por Paulo Garfunkel e desenhado por Libero Malavoglia.
O álbum, publicado pela Peixe Grande, reúne a graphic novel de estreia do personagem, publicada em 1991, na série Grande Aventuras Animal, sete edições produzidas especialmente para os detentos do Carandiru entre 1993 e 2000 (com tiragem de 10 mil exemplares cada uma) e a história inédita Na Amazônia.
Além disso, a edição apresenta o Vira Lata Dossiê, um interessante apanhado da trajetória do personagem, em 16 páginas de matérias. Um belo trabalho do editor Toninho Mendes.
Na capa do livro, abaixo do nome dos autores, há o crédito de "supervisão científica" para Drauzio Varella. Isso porque foi o renomado médico quem, após ler a primeira história do personagem, sugeriu aos autores utilizar o Vira Lata no trabalho de prevenção à Aids que desenvolvia no Carandiru.
Assim, o personagem foi adaptado para os códigos ético, estético e moral dos detentos, sempre mesclando ação e sexo. O trabalho chegou, inclusive, a ser tema de pesquisas acadêmicas, e as edições distribuídas no presídio se tornaram objetos de colecionador.
O Vira Lata será vendido - somente para maiores de 18 anos - nas gibiterias atendidas pela Comix.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...