segunda-feira, 20 de agosto de 2012

6º hqpb: quadrinhos e cultura pop da paraíba

Por Made in PB

O HQPB chega a sua 6ª edição homenageando Luzardo Alves
Com muita charge e humor que na sexta edição do HQPB homenagearemos Luzardo Alves  uma das figuras mais queridas e carismáticas da charge, quadrinhos e cartuns da Paraíba.
Luzardo Alves é gravador de objetos e você poderá encontrá-lo se caminhar pela Avenida Padre Meira, próximo ao Ponto de Cem Réis no centro de nossa cidade. Luzardo trabalhou nas mais importantes revistas brasileiras na década de 1960, desenhando tiras cômicas, charges e cartuns. Participou de importantes jornais também no mesmo segmento e fez capaz para as histórias em quadrinhos infantis nos seis anos em que morou na cidade do Rio de Janeiro, após convite de Assis Chateaubriand para trabalhar na revista O Cruzeiro.
De volta a João PessoaLuzardo continuou a trabalha no seu ofício de gravação e não parou de produzir quadrinhos com seu humor típico e irônico. Criou a Bat-Madame juntamente com Anco Márciopara o jornal Edição Extra. Uma das mais hilárias de suas personagens.
Na década de 1970, criou a charge da semana que era fixada no seu ponto de trabalho toda semana e posteriormente, distribuída gratuitamente com ajuda de patrocínio do comércio local.

Bat-Madame criação de Luzardo Alves (Desenhos) e Anco Márcio (Roteiro)
Na sexta edição do HQPB, teremos também a presença de dois importantes desenhistas de histórias em quadrinhos do Brasil:

O mineiro Will Conrad, que desenha a mais de 10 anos para o mercado internacional e ao longo de sua carreira, dentre os trabalhos que mais o marcaram estão à série Buffy The Vampire Slayer eSerenity, da editora Dark HorseOutsiders e Teen Titans, da DC Comics. Desde 2009Will tinha contrato exclusivo com a editora americana Marvel Comics, e passaram por suas mãos Wolverine OrigensVingadores SecretosVingadoresMulher-HulkPantera Negra e X-Men. O contrato de exclusividade chegou ao final e agora é hora dele deixar sua marca na DC Comics;

Will Conrad  desenha StormWatch para DC Comics e produziu Wolverine Origns para a Marvel 
O paraense Joe Bennett, que trabalha a mais de 20 anos desenhando histórias em quadrinhos para o mercado internacional e pelas suas mãos já passaram Homem-AranhaVingadoresConanNamor,ElektraHulkCapitão AméricaO SupremoBirds of Prey, entre outros, e é atualmente o desenhista titular da história em quadrinhos do Gavião Negro nos Os Novos 52 da DC Comics.
Além dos clássicos sessões de autógrafos e Sketch Sessions, nossos convidados também participarão de atividades educativas ligada ao tema quadrinhos no nosso evento que será aberto para o público em geral.

Página dupla de The Savage Hawkman título que conta com a arte de Joe Bennett
Teremos também oficinas e palestra realizadas pelos professores do Studio Made in PB, em exibição a exposição O Gravador de HQs, resultado do trabalho didático dos professores e alunos do Studio Made in PB de resgate dos quadrinhos paraibanos como forma de valorização e preservação da nossa memória e cultura representada pelas histórias em quadrinhos.
Durante nosso evento haverá Concurso de Cosplays, sempre muito aguardado pelo público. Auditório para vídeos, filmes, documentários e animações. Além dos estandistas com produtos cuja temática é o universo da cultura pop e dos quadrinhos, dos nossos apoios culturais e patrocinadores.
6º HQPB é uma realização do Studio Made in PB em parceria com a  Fundação Espaço Cultural da Paraíba - FUNESC. Esta edição acontecerá nos dias 8 9 de setembro na Praça do Povo no Espaço Cultural José Lins do Rego.
Sábado domingo das 10:00 horas às 22:00 horas.  Entrada é gratuita e para participar das palestras e oficinas, solicitamos para inscrição a doação de 01 kg de alimento não perecível. Esta arrecadação será encaminha para uma instituição de apoio social.
Para saber mais acesse o Blog do HQPB.
Contamos com sua presença!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...