quarta-feira, 27 de junho de 2012

Japoneses escolheram o melhor mangá da HISTÓRIA e, SPOILER: não é Dragon Ball

Por Judão

Japonês adora ler. É algo cultural. Por isso, o mangá é uma característica forte da cultura nipônica. Praticamente toda a garotada lê ou já leu algum, inclusive as meninas – que são um nicho importante no mercado local. Por isso, nada mais justo do que fazer uma pesquisa para identificar qual foi o maior mangá da história, de acordo com a população. E o resultado até que não surpreende.
Naquele esquema de eleições, foram entrevistas 1938 japoneses com idade entre 15 e 44 anos – ou seja, pegando não só a garota que lê o que está saindo na revista Shonen Jump agora, mas as gerações anteriores. Para você ter uma ideia, apenas 6,4% desse pessoal disse que não gosta da HQ nipônica, sendo que 19,1% disse que é “indiferente” ao mangá. Mesmo assim, só 21,8% disse que nunca leu uma HQ.
Talvez se fizessem uma pesquisa dessa no Brasil o número de pessoas que nunca leu uma HQ seria menor, já que o Mauricio de Sousa tem uma penetração muito grande entre as crianças, mas DÚVIDO que só 6,1% iam falar que não gostam de quadrinhos, principalmente na galera de 40 anos pra cima.
Bom, você não está lendo isso para saber o comportamento dos nossos camaradas japas, mas sim para saber QUAL mangá foi o MELHOR da história para eles, certo? Pois, prepare-se para a resposta… Foi ONE PIECE!
Tem sentido, já que é um mangá popular que está sendo publicado no Japão desde 1997 – período que não é muito comum por lá.
Em segundo lugar ficou talvez o mangá preferido da geração anterior, Dragon Ball. Outro sucesso de vendas, Slam Dunk, foi o terceiro mais votado, seguido por Naruto. Isso tudo, claro, entre os homens. Entre as mulheres, depois de One Piece, vem Slam Dunk, Kimi ni Todoke (bem mais recente) e NANA. As respostas mudam até porque os gostos mudam.
Entre os personagens, os cinco mais populares são TODOS de One Piece, não importando qual seja o devido órgão sexual do japa em questão. Em sexto, entre os homens, vem Goku (de Dragon Ball), e, entre as mulheres, Sakuragi Hanamichi (de Slam Dunk).
Sim, Os Cavaleiros do Zodíaco (ou seus personagens) nem aparece entre os mais votados. É que o mangá nunca foi um sucesso tão grande no oriente quanto no ocidente, com o animê sendo até mais famoso.
via Kotaku.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...