quinta-feira, 28 de junho de 2012

EXPLORANDO O COSMO COM O SURFISTA PRATEADO

Por Guy Santos O Santuário

Os super-heróis Marvel já protagonizaram muitas séries animadas, mas a melhor delas teve uma vida curta. “Silver Surfer The Animated series” (“O Surfista Prateado A Série Animada” em português) de 1998, possui-o apenas uma temporada com 13 episódios. O desenho era muito complexo e melancólico, coisas que sempre andaram ao lado do Surfista nos quadrinhos. Secundo especulações que rolam na internet, uma segunda temporada havia sido cancelada pelo fato que a Marvel, na época, estava passado por problemas financeiros, e a série era muito bem finalizada, mesclando as técnicas de animação cel (uma técnica que deixa o 3D mais próximo do 2D), usada para Galactus e nas naves por exemplo, com o convencional e refinado 2D. A  arte é exuberante, percebe-se até mesmo um pouco de Jack Kirby no design dos personagens.

Surfista Prateado, criado por Jack Kirby
Existem várias diferenças entre o gibi e o desenho animado, como por exemplo, a nave de Galactus, que em vez da famosa esfera dos quadrinhos, na série animada tem um formato de disco voador, o Quarteto Fantástico não tem parte na chegada de Galactus no planeta Terra e o Surfista Prateado não fica aprisionado em nosso mundo.

GALACTUS, criado por Stan Lee & Jack Kirby – THANOS, criado por Jim Starlin
Resumindo o início da história, que é narrada pelo Vigia, Norrin Radd, nativo do planeta Zenn-la, se oferece como arauto para Galactus em troca de seu mundo, assim sendo o gigante devorador de mundos transforma Radd no Surfista Prateado, lhe dando o poder cósmico e lhe enviando para o espaço para ele ir em busca de novos mundos para serem devorados por Galactus, que por sua vez cumpre sua parte e poupa Zenn-la. No entanto o gigante nublou a memoria do Surfista, privando-o de se lembrar de seu mundo e de sua amada Shalla-Bal.
Shalla-Bal, o eterno amor do Surfista Prateado
Na série Thanos está quase sempre falando com uma estatua da Senhora Morte, Adam Warlock vive preso em uma dimensão lutando contra os Krees e mesmo tendo a escolha, no final do episódio, de se libertar, escolhe continuar na dimensão, lutado repetidas vezes a mesma batalha, estes e outros diversos personagens do universo Marvel tornam a série ainda mais interessante, entre eles estão até mesmo Eternidade e Infinito. Muitos dos personagens explorados eram complexos, nem mesmo o próprio Surfista foge a regra.
Mesmo tendo uma vida curta “O Surfista Prateado A Série Animada”, merece sua atenção, foi inovadora e trouxe elementos nunca antes experimentados em desenhos de super-heróis. Se a série tivesse continuado, com certeza, traria mais incríveis aventuras cósmicas.
Visite o site:  GUY SANTOS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...