quinta-feira, 21 de junho de 2012

CINQUENTENÁRIO: O HULK DE STAN LEE

Por Radiação Gama

Stan Lee foi abençoado com uma capacidade criativa impressionante. E como sabemos dentre suas inúmeras criações encontra-se o Incrível Hulk. Sua passagem junto ao Hulk pode ser dividida em três momentos. The Incredible Hulk 1-6, Tales To Astonish 59 -101 e The Incredible Hulk 102 – 120.

O primeiro volume escrito por Stan Lee foi composto por seis edições, onde na revista The Incredible Hulk Lee criou o personagem e fez algumas tentativas de abordagem do Golias Esmeralda. No começo a transformação ocorria apenas à noite, posteriormente Banner passaria a utilizar um canhão de raios gama para causar a mudança. Por causa do canhão Bruce chegou a controlar a mente do Hulk .
Para confrontar o Hulk foram criados Tyrannus e General Ross. Personagens que entrariam para galeria de vilões do Gigante Verde. Além disso, o Hulk quase foi exilado no espaço, foi para a União Soviética. E não pode ser esquecido a importância da inserção de Rick Jones e Betty Ross na mitologia do Hulk.
Infelizmente após a sexta edição a revista foi cancelada, mas o personagem não foi esquecido, a partir de Tales To Astonish 59 o Hulk marcaria presença constante numa revista mensal. A partir da edição 60 a publicação passou a ser dividida entre o Gigante e o Hulk, meia revista para cada um.

Com isso Stan Lee escrevia histórias curtas compostas em média com 12 páginas. Tal método tornava as histórias bastante dinâmicas e o escritor fez muita coisa bacana com o Hulk. O Gigante Verde foi enviado para o mundo do Vigia, também andou por Asgard, foi mandado para o futuro. 

Foi baleado e Banner passou a controlar a mente do Hulk por algum tempo. Foi revelado por meio de Rick Jones que Banner era o Hulk. Além disso personagens como Glenn Talbot, Líder e o  Abominável foram criados nesse interim.
A inclusão do Hulk em Tales To Astonish deu tão certo que o Gigante foi substituído pelo Príncipe Submarino e o Hulk permaneceu firme na revista até a edição 101, pois a partir da edição 102 a publicação seria denominada The Incredible Hulk e com isso o Gigante Esmeralda passaria a ter um título seu novamente.
Entre as edições 102 e 120 Stan Lee continuou a desenvolver muito bem o personagem e colocou o Hulk diante de grandes desafios, como o Parasita Espacial, Rino,  o Líder e seu Super humanoide. 
Durante o tempo que escreveu o Hulk Stan Lee pôde trabalhar com grandes nomes da Nona Arte, dos quais podem ser citados: Jack Kirby, Steve Ditko, Marie Severin, John Buscema, Gil Kane e Herbie Trimpe. Ou seja, talento e competência não faltavam nunca para desenvolver o Gigante Verde. A consequência disso é que durante o período citado neste texto foi construída uma base sólida para o Hulk tornando o Gigante Verde um dos grandes medalhões da Casa de ideias.   

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...