sexta-feira, 22 de junho de 2012

Artistas de Piracicaba lançam HQ e constroem carreira internacional

Por VNews - 22.06.12


Marcelo Maiolo tem vários trabalhos publicados pela DC Comics dos EUA. Roteiro da história em quadrinho foi originalmente pensado para o cinema.
A história em quadrinhos "Fade Out – Suicídio sem Dor", lançada na quinta-feira (21), pelo trio Beto Skubs, Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo, no Centro Nacional de Humor Gráfico (CEDHU) de Piracicaba (SP), é apenas uma amostra do trabalho que os artistas piracicabanos já desenvolvem com reconhecimento no exterior. Com ritmo ágil, divertido e com muitas referências à cultura pop, cinema, televisão e música, o roteiro da HQ foi concebido originalmente para cinema.

"Tive um sonho em que aparecia muito nítido para mim, em inglês, essa expressão "suicídio sem dor". Eu anotei a ideia e comecei a desenvolver o roteiro depois", disse Skubs. O roteirista de 32 anos, que ganhou uma bolsa para estudar cinema durante três anos nos Estados Unidos, comentou com o amigo de longa data sobre a história que estava escrevendo.

"Ele me falou sobre o roteiro e eu adorei a ideia. Comecei a desenhar e depois que o projeto cresceu nós chamamos o Maiolo para colorir", contou Latorre, de 29 anos, que trabalha como ilustrador para o mercado editorial desde 2006.

Latorre ilustrou, em 2009, a HQ online "Os últimos dias de Michael Jackson", para o G1. "Foi uma experiência muito legal. Tive que trabalhar duro quando me convidaram para fazer esse lance do Michael Jackson. Eu tinha apenas três dias para desenhar, dormi três horas por noite para que tudo fosse concluído", comentou o ilustrador, que teve HQs publicadas na África do Sul. "Tenho pretensão de expandir o trabalho ainda mais para o exterior e, quem sabe, conseguir publicar algo nas editoras americanas", completou.


Convidado especial 

Colorista profissional desde 2005, Marcelo Maiolo tem trabalhos publicados pelas editoras norte-americanas de histórias em quadrinhos DC Comics, do grupo Warner Bros, Dark Horse, e Dynamite. "O meu trabalho no mercado de histórias em quadrinhos foi o inverso. Eu comecei em 2005 com trabalhos menores e depois, em 2009, consegui colorir HQs como Young Titans, Superman e Wondergirl pela DC Comics", relembrou. "Atualmente, sou colorista das séries da linha Dark Age da DC, a Demons Knights e a I Vampire, além da série True Blood, que é uma extensão da série televisiva", explicou Maiolo.
Roteiro 
Em Fade Out, o personagem principal, Kurt, quer se matar, mas não tem a menor ideia de como fazer isso sem ir para o inferno, ficar mal com os amigos ou chatear a mãe. "É um drama bem forte, com humor negro pesado. Não é uma história muito comum", disse Skubs, que sempre foi roteirista de TV e cinema, mas gostou do resultado da HQ e espera continuar com os trabalhos na área. "Com certeza, tenho ideia de fazer mais nesse ramo. Vou para os EUA em setembro, mas vou tentar afinar com o Rafael pra gente continuar produzindo mesmo à distância", revelou.
Workshop 
Skubs, Latorre e Maiolo farão alguns workshops gratuitos, nos quais irão apresentar todo o processo de criação e produção do trabalho. O primeiro deles será no dia 21 de julho, das 15h às 18h, no Centro Nacional de Humor Gráfico. Mais informações pelo telefone (19) 3403-2600. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...